Gato frajola: conheça as características desse gato

Compartilhe a Verdade

 

O gato preto e branco – também conhecido como gato frajola, graças ao personagem de desenho animado de mesmo nome – é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

Mas afinal, o que será que define o gato bicolor? Será que todos os gatinhos têm o mesmo padrão de pelagem, com as mesmas manchinhas espalhadas pelo corpo? Como é o comportamento do gato e a convivência com felinos de cores preto e branco? Para conhecer tudo sobre o gato frajola (personalidade, raças, nomes e outras curiosidades), é só ficar de olho na matéria!

Gato frajola é uma raça?

Quem se apaixona por um gato branco e preto logo quer saber qual é a raça dele. Afinal, será que existe um único grupo de bichanos com esse tipo de pelo? Ou quando se trata de um gato frajola, raça pode ser qualquer uma? Pois acredite, o gato bicolor não pertence a uma única raça. Esse padrão de cor de pelagem é comum a vários bichanos, como:

  • Angorá Turco
  • Cornish Rex
  • Gato de Pelo Curto Americano
  • Munchkin
  • Persa

O que define a cor do gato preto e branco?

A genética dos gatos é muito curiosa. Para entender um pouco da anatomia felina, é importante ter em mente que uma das proteínas mais importantes na pigmentação da pele e dos pelos é a melanina. Ela é dividida em eumelanina e feomelanina: a eumelanina produz cores escuras, como o preto e o castanho; enquanto a feomelanina produz tons avermelhados e alaranjados. No caso de um gato frajola, quem predomina é a eumelanina, que fica armazenada no cromossomo sexual X.

E o branco, como surge na pelagem do pet? Bom, nesse caso o gene da cor branca pode se apresentar de três formas distintas: gene de cor branca, gene do albinismo ou gene de mancha branca. Então quando o peludo tem o gene da cor branca, qual é o gene X, ele será totalmente branco (e o mesmo vale para o albinismo). Já se o pet tiver o gene das manchas brancas e o cromossomo X com a cor preta, ele será um gato frajola.

Qual o significado do gato bicolor preto e branco?

Para quem gosta de explorar o lado místico das cores e entender seus significados, uma pergunta que sempre é levantada é o que o gato preto e branco representa. Antes de entrar nessa questão, é importante desconstruir a ideia de que “gato preto dá azar” e se afastar das crenças populares, que não têm nenhuma ligação com a realidade dos fatos.

Sendo assim, vamos por partes: o gato preto normalmente é associado à ideia de proteção e purificação; enquanto o gato branco costuma estar relacionado ao poder de equilíbrio e cura, transmitindo maior paz e aliviando o estresse. Então quando se tem um gato preto e branco, é o melhor dos dois mundos! Além disso, o gato bicolor também representa amizade e sabedoria.

Gatos frajolas e a personalidade

Basta alguns dias de convivência com um gato frajola para ter certeza de que personalidade é o que não falta nesses bichanos! Animais com essa cor de pelagem tendem a ser super independentes e até mesmo um pouco autossuficientes. Não espere que o gato preto e branco seja carente e indefeso, porque ele sabe se virar muito bem sozinho e não tem nenhum problema em passar algumas horas do dia sem a presença da família. Ele até vai gostar desse tempinho só para ele.

Ainda assim, é importante investir no enriquecimento ambiental para gatos preto e brancos. Esses felinos são super agitados e precisam de distrações no dia a dia, que os estimulem física e mentalmente. Brinquedos de gato e a gatificação da casa com nichos e prateleiras é uma ótima dica para entretê-los nas horas livres, evitando que eles tenham impulsos de fugir.

Os gatos frajolas não gostam de colo, mas costumam ser carinhosos. Eles são brincalhões, inteligentes e interativos na medida certa. Trazem muita alegria para qualquer família, e são super observadores.

6 curiosidades sobre o gato bicolor

  1. O gato preto e branco já esteve nas telinhas. Além do personagem Frajola da série de desenhos Looney Toones, o bichano também aparece no filme “O Diário da Princesa” como Fat Louie, animal de estimação da protagonista Mia (Anne Hathaway).
  2. No Antigo Egito, os faraós eram simplesmente apaixonados pelo gato branco e preto. Não é à toa que eles já foram muito representados nas tumbas e paredes das pirâmides.
  3. O gato frajola também é conhecido mundialmente como “gato de smoking” ou “tuxedo cat” (em especial aqueles que têm a cor preta como predominante, e apenas algumas manchas brancas no peito).
  4. Um gato preto e branco chamado Tuxedo Stan ficou mundialmente conhecido após concorrer às eleições para prefeito na cidade de Halifax, no Canadá, em 2012. Mesmo sem ter ganhado (por motivos óbvios), a ação chamou a atenção para os gatos de rua.
  5. Na Segunda Guerra Mundial, um gato frajola com o nome de Simon ajudou a salvar a vida de vários soldados e também protegeu suprimentos britânicos de ratos e pragas. O felino foi o único a ser agraciado com uma medalha militar.
  6. Ainda no período da Segunda Guerra, outro gato preto e branco ganhou certo destaque após ter sobrevivido a três naufrágios. Ele ficou conhecido como “Sam Inafundável”.

Veja também:

Gatos: os monges silenciosos

18 raças de gato preto e sua história no mundo

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Gato frajola: conheça as características desse gato

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

As flores de cera

Compartilhe a Verdade A Flor de cera é uma planta nativa asiática. Os jardineiros hoje a consideram uma flor tropical perfumada e de baixa manutenção. Elas têm desenvolvimento de lento a moderado e devem ser plantados ao ar livre na primavera ou no início do verão. Elas fazem parte da […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!