Bailarina cria projeto que leva aulas de balé e violão para surdos e cegos

Compartilhe a Verdade

A bailarina Wilmára Marliére de Paula, de 55 anos, se inspirou na própria história para criar um projeto que oferece dança e música para pessoas surdas e cegas.

Ela possui a síndrome de Arnold Chiari, uma malformação congênita que provoca perda de audição e de equilíbrio. Há 25 anos, ela criou o projeto Céu na Terra.

“Eu estudei muito a parte de acústica. Desenvolvi diversos materiais rústicos. Trabalho como se fosse uma fisioterapia interna. A criança que chega no projeto é estimulada e tem um resultado incrível. Ela se desenvolve. É uma prioridade para mim desenvolver e estimular a pessoa”, diz.

Bailarina passou pelos mesmos desafios

O objetivo do projeto Céu na Terra é incentivar e incluir pessoas com deficiência que passam por vários desafios, como os enfrentados por Wilmára.

As aulas acontecem no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte (MG), e contam com o apoio da família da bailarina. Seu marido, Wéberty Marliére, é responsável pelas aulas de violão para pessoas cegas, enquanto Wilmára e a irmã Meiry de Paula ensinam balé.

A dança sempre este presente na vida da bailarina. Aos 12 anos, ela percebeu que estava perdendo a audição. Apesar dos obstáculos, Wilmára continuou com sua paixão pela arte de dançar. Passou a estudar balé por meio de revistas e jornais, tornando-se autodidata. Com 22 anos, tirou seu registro de bailarina profissional.

Nesse meio-tempo, Wilmára fez quatro cirurgias e correu o risco de parar de andar ou não sobreviver. Ela ainda sonha em dançar “A Morte do Cisne”, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Bailarina cria projeto que leva aulas de balé e violão para surdos e cegos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A heroica saga da companheira do Zumbi dos Palmares

Compartilhe a Verdade Zumbi dos Palmares é certamente a liderança negra mais citada nos livros tradicionais de história. Mas tão relevante quanto ele na defesa do Quilombo dos Palmares foi sua companheira, Dandara, que além de dominar técnicas de capoeira, participava ativamente na elaboração de estratégias de resistência do quilombo. As […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!