Primeira mulher a conquistar cadeira na Academia de Letras dos Militares do Brasil

Compartilhe a Verdade

 

 

Lucelita Maria Alves, tenente-coronel da reserva, conquistou cadeira inédita na Academia de Letras Militares Estaduais do Brasil.

Usa assinatura Lita Maria, tem 55 anos, é natural de Turvânia – GO. Destaca-se, com diversas competências e habilidades, sobretudo artística, escritora e autora de obras literárias. 

 

Entre as obras já publicadas, tem o livro de poemas Carretel de Rosas (março/2012) e o romance O amor de Gato Tigre por Charlote Cachecol (setembro/2013), os dois lançados pela Editora Kelps.

Lita ainda escreveu e lançou o romance O Canto da Carpideira (2015), pela EDUFT. Nesta obra, a morte é orquestrada e marca o protagonismo de mulheres carpideiras, benzedeiras, doceiras, lavandeiras, entre outras. O livro é parte da Coleção Literatura Tocantinense, publicado pela Editora-UFT, que foi tema pesquisado em defesa de mestrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em setembro de 2021, Lita Maria publicou pela Editora Veloso, Sobre Dora e Dores, por meio de um projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Aldir Blanc). O romance ainda rendeu um longa-metragem, com assinatura de contrato com a Produtora Cena Filmes, que está fazendo a adaptação da obra.

Esta é a primeira vez, no Brasil, que uma mulher conquista vaga junto à Academia, vai ocupar a cadeira de número 25, que tem como Patrono o Dr. Manoel Edir Rocha.

“É uma grande conquista para mim, haja vista ser a primeira mulher a ocupar uma Cadeira nessa Casa de Letras”, relatou a tenente-coronel.

 

Outras matérias com tema relacionado:

Escritora de 5 anos entra para o Guinness

Mãe e filha criam editora para lançar livros de autoras brasileiras

Antonia Brico, a primeira musicista de sucesso a reger uma orquestra sinfônica

 

 

 

Fortaleça no merch!
Compartilhe!


Portais: 

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org 

 

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Primeira mulher a conquistar cadeira na Academia de Letras dos Militares do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Foodtech vende orgânicos “fora do padrão” mais baratos

Compartilhe a Verdade Com o objetivo de facilitar o acesso à alimentação saudável e alavancar o combate ao desperdício de vegetais, a Diferente é uma foodtech de assinatura de alimentos orgânicos que resgata frutas, verduras, legumes e temperos que seriam jogados fora por serem considerados “fora do padrão”, mesmo em […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!