Mulher que vendia picolés na feira hoje é dona da maior fábrica de sorvete do CE

Compartilhe a Verdade

Quem via a Joselma Oliveira passando com um isopor de picolés na feira, nos anos 90, não imaginava que ela se tornaria dona da maior fábrica de sorvetes do Ceará, a Pardal.

A Pardal agora produz 40 mil picolés e 8 mil litros de sorvete por dia. A marca tem lojas em todo o estado e faz parte da memória afetiva dos cearenses.

“É uma emoção. Quando eu chego nos lugares que as pessoas elogiam eu fico feliz”, disse a empreendedora, ao lembrar que todo esse sucesso nasceu de uma receita de sorvete da tia dela, quando morava em Picuí, na Paraíba.

“Ela [a madrinha] me ensinou quatro sabores – ameixa, chocolate, morango e coco – e eu comecei com esses. Com o tempo meus clientes foram pedindo outros sabores e eu fui aprendendo”, lembrou Joselma.

A história de sucesso

Joselma conta que foi da necessidade que nasceu a empresa. Casada com um vendedor de pipoca, ela resolveu vender picolés para complementar a renda da família.

A primeira receita gerou 30 sorvetes que ela foi vender na feira livre em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Aos poucos, a empreendedora conta que foi aprendendo com os próprios clientes.

“Eu fazia e quando chegava lá eles diziam ‘está muito bom, mas está faltando isso’. Então a venda de picolé para mim na rua foi um aprendizado muito grande […]. O meu cliente me ensinou a melhorar cada vez mais”, afirma.

Só que a paixão pelas vendas continuou mesmo após as coisas melhorarem dentro de casa. Com os filhos já criados e sustentados com venda dos picolés, Joselma quis ir mais longe.

Primeira loja

Dos 30 picolés que vendia na feira, ela chegou aos 500 e já recebia encomendas de outras cidades. Foi quando resolveu dar mais um passo para aumentar as entregas.

“Fui para uma bicicleta, depois a gente já tinha moto para levar para o Interior e quando eu me dei conta já tinha uma D10 para transportar os meus produtos para as cidades vizinhas de Currais Novos”, lembra a empreendedora.

Saindo do Rio Grande do Norte, Joselma chegou até Fortaleza. Ela vendeu o carro para comprar uma casa e o sucesso veio antes do que imaginava.

“Quando eu comecei a produzir lá foi uma loucura. Foi um estouro de vendas. Faltava produto. Tive que comprar a casa vizinha para aumentar e expandir”, diz.

“Construí a empresa lá. Com dois anos ficou pequena e foi assim… Tudo muito rápido, tudo era em dois anos”.

Maior fábrica do Ceará

Joselma decidiu investir tudo na empresa e começou a profissionalizar o negócio. Ela conta que foi buscar conhecimentos mais técnicos, sobre como administrar uma empresa, contratar pessoas e ter um financeiro saudável.

Quando se sentiu mais segura, ela pediu um financiamento pelo Banco do Nordeste e, a partir daí, montou a primeira fábrica, comprou os primeiros caminhões e, oficialmente, registrou a Pardal Sorvetes.

Hoje, os filhos ajudam Joselma na administração e nas vendas, mas ela garante que não quer largar ainda a empresa.

“Vender é uma arte. Ter contato direto com o cliente é um aprendizado. Eu aprendi muito com o meu cliente”, diz.

“Eu cuido muito do meu produto, da minha marca, porque para mim é uma alegria quando eu encontro com jovens que dizem que lembram do meu produto, da infância, e que ainda continua bom. Para mim fazer esse produto é uma questão de felicidade”, finalizou.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Mulher que vendia picolés na feira hoje é dona da maior fábrica de sorvete do CE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Copa do Mundo: 45% das mulheres no Brasil têm interesse por futebol

Compartilhe a Verdade Uma nova pesquisa feita pela multinacional YouGov traz que boa parte das mulheres brasileiras se interessam por futebol. Algo que mostra uma participação importante delas nos estádios, nas compras de camisas de time e também nas opiniões e atenção às escalações dos times. De acordo com o levantamento, 45% […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!