Comida portuguesa: 5 pratos para se apaixonar por essa culinária

Compartilhe a Verdade

A influência portuguesa na culinária brasileira é inegável. Mas quando se trata dos pratos típicos desse país europeu, nem todo mundo conhece as referências! Sob influências atlânticas e mediterrâneas, a culinária portuguesa tem como característica principal a fartura de vinhos, peixes e azeites. E para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre ela, nós separamos 4 pratos típicos do país que são de dar água na boca! Confira a matéria:

1. Bacalhau à portuguesa

Conhecido como um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, o bacalhau de Portugal (ou bacalhau à portuguesa) é um prato muito apreciado de norte a sul do país. Relacionado, geralmente, à cidade do Porto e ao sucesso das viagens marítimas do país, esse peixe de água fria é servido sem pele e espinhas e com bastante tempero, além de acompanhar batatas, cebolas e azeitonas assadas e uma quantidade generosa de azeite.

2. Caldo verde

Você sabia que o tão conhecido caldo verde é um prato típico da região Norte desse país? Pois é! Feito com couve-galega, linguiça, batatas e especiarias, essa comida portuguesa é uma deliciosa receita de inverno. Ela passou a ser conhecida no Brasil durante o período colonial e, desde então, costuma ser preparada nos dias mais frios.

3. Sardinha assada

Quase tão conhecida quanto o bacalhau, a sardinha assada à moda portuguesa é mais uma comida típica de dar água na boca. Ela é assada com ingredientes aromáticos como alho, suco de limão, azeite e pimenta-do-reino e costuma ser muito comum nas festividades de São João e Santo Antônio.

4. Pastel de Belém (ou pastel de nata)

Criada no século XIX, a receita de pastel de Belém (ou pastel de nata) é um dos símbolos da doçaria portuguesa. Por ser popular em diversos cafés e pastelarias (principalmente na região de Belém, em Lisboa), o pastel é visto quase como uma atração turística do país. E para prepará-lo, o segredo é fazer uma massa folhada supercrocante e rechear com uma mistura cremosa de gemas de ovos, açúcar e leite.

5. Broa de milho (ou broa portuguesa)

Popular no Brasil e nas padarias portuguesas, a broa de milho (ou broa portuguesa) é um tipo de pão de milho e trigo tradicionalmente conhecido por ter o miolo denso e a crosta crocante. No Brasil, ela geralmente é temperada com sementes de erva-doce. Já no país europeu, ela é feita com fermento biológico, não costuma levar sementes e é um pouco maior que a broa de fubá brasileira.

Veja também:

Como é a culinária da região Norte? 9 pratos típicos bem saborosos 

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Comida portuguesa: 5 pratos para se apaixonar por essa culinária

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Desempregada que devolveu bolsa com mais de R$ 1,7 mil ganha emprego

Compartilhe a Verdade O bem sempre volta! Uma mulher que estava desempregada devolveu uma bolsa com R$ 1,7 mil para sua dona. A boa ação chegou até o administrador de um lar de idosos, que decidiu recompensar o gesto lhe dando uma vaga de emprego. A história aconteceu em Jaboticabal (SP). […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!