O que significa cólica sem menstruação?

Compartilhe a Verdade

É normal sentir cólica antes da menstruação descer. No entanto, sentir cólica sem menstruação se aproximando pode ter outras causas. A cólica fora do período menstrual pode ter explicações que vão desde a ovulação até doenças como a endometriose.

O que pode causar cólica sem ser a menstruação? Veja possíveis causas:

  • Ovulação

Sentir cólica sem estar menstruada pode significar que você está no período de ovulação. A cólica na ovulação é comum e, geralmente, passa em poucos dias. Não se sabe ao certo porque essa dor acontece, mas o incômodo pode estar relacionado ao crescimento e/ou ruptura do folículo responsável por liberar o óvulo em direção à tuba uterina.

A melhor maneira de diferenciar a cólica pré-menstrual e a cólica de ovulação é observar o momento do mês em que a dor aparece. A ovulação costuma acontecer entre o 10º e 16º dias do ciclo menstrual e normalmente está associada a outros sintomas do período fértil, como aumento da libido e presença de uma secreção vaginal mais abundante, espessa e elástica (semelhante à clara de ovo). Em alguns casos, pode ocorrer também um leve sangramento vaginal – com ou sem cólica da ovulação.

“15 dias depois da menstruação, estou sangrando sem cólicas… pode ser a ovulação?”. Sim, pode! Mas, observe os sinais do seu corpo e, se o sangramento persistir por muitos dias ou vier em grande quantidade, procure uma avaliação médica.

  • Endometriose

A endometriose pode causar cólicas fortes fora do período menstrual e também durante a menstruação. O distúrbio é caracterizado pelo crescimento do endométrio (camada interna do útero) fora do útero e ainda pode provocar outros sintomas, como aumento do fluxo menstrual, sangramento fora da menstruação, dor durante as relações sexuais e ao evacuar e dificuldade para engravidar.

Ao notar a cólica forte sem menstruação, agende uma consulta com ginecologista. Quando não é devidamente tratada, a endometriose pode levar à infertilidade. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos hormonais (como a pílula anticoncepcional) ou através de procedimentos cirúrgicos, dependendo do estágio da doença e das necessidades individuais da paciente.

  • Mioma uterino

Mulheres que relatam cólicas frequentes também podem estar sofrendo com miomas uterinos. O mioma uterino é um tumor benigno localizado no músculo do útero que pode ser assintomático ou causar sintomas como cólica sem menstruação, sangramentos vaginais intensos e aumento de volume uterino.

Após uma avaliação do quadro clínico, o(a) médico(a) responsável deverá indicar o melhor tratamento, que pode ser feito através de anti-inflamatórios, métodos contraceptivos à base de progesterona (como a minipílula e o DIU hormonal) ou cirurgia.

  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

A DIP é uma doença inflamatória que se desenvolve a partir da entrada e proliferação de bactérias no trato genital da mulher e atinge partes do corpo feminino como o útero, as trompas e os ovários. O transtorno geralmente está associado a outras infecções prévias, como as IST’s gonorreia e clamídia. Em casos menos comuns, o contato com as bactérias também pode acontecer por outros meios, como o parto natural e procedimentos médicos uterinos.

Além da cólica sem menstruação, os sintomas da Doença Inflamatória Pélvica incluem corrimento vaginal anormal e, às vezes, febre, fadiga e vômitos. Dependendo da gravidade do quadro, o tratamento pode ser feito com medicamentos antibióticos orais ou internação hospitalar.

  • Fim da menstruação

Ter cólicas fracas depois da menstruação não precisa ser uma preocupação, desde que a dor não seja muito intensa e não persista por mais dias. A cólica após a menstruação pode significar que ainda exista algum resquício de fluxo menstrual para ser expelido. Por isso, não estranhe se, nos dias seguintes, notar a presença de um leve sangramento na calcinha.

  • Gravidez

Cólica e menstruação atrasada são alguns dos sinais iniciais de gravidez. Portanto, se você não utiliza nenhum método contraceptivo e pratica relações sexuais sem preservativo, notar a menstruação atrasada e cólicas pode representar uma gestação.

Ao identificar o atraso menstrual e cólicas, procure por outros sintomas associados ao início da gravidez, como sono, sensibilidade mamária e maior frequência urinária. Na dúvida, faça um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue para tirar a dúvida e procure um ginecologista.

 

Fonte

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “O que significa cólica sem menstruação?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A importância do exame de Colposcopia na saúde da mulher

Compartilhe a Verdade O exame de colposcopia é uma avaliação ginecológica da região da vulva, vagina e colo do útero. Seu objetivo é monitorar os órgãos do sistema reprodutivo inferior e identificar alterações que possam sinalizar problemas como infecções, inflamações e doenças, como o câncer e HPV. Normalmente, a colposcopia […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!