A importância do exame de Colposcopia na saúde da mulher

Compartilhe a Verdade

O exame de colposcopia é uma avaliação ginecológica da região da vulva, vagina e colo do útero. Seu objetivo é monitorar os órgãos do sistema reprodutivo inferior e identificar alterações que possam sinalizar problemas como infecções, inflamações e doenças, como o câncer e HPV. Normalmente, a colposcopia é indicada quando há algum resultado suspeito no exame Papanicolau, também conhecido como preventivo. Durante o procedimento, o médico coleta uma amostra das células da região e encaminha para análise laboratorial.

A colposcopia é um dos exames mais importantes para o acompanhamento da saúde ginecológica. Ele ajuda a detectar precocemente problemas mais sérios, aumentando muito as chances de cura. Por isso, é essencial fazer visitas regulares ao ginecologista e ficar em alerta a qualquer sinal de alterações na região íntima.

Para que serve o exame de colposcopia?

A colposcopia é a análise minuciosa da região do trato reprodutor inferior, que corresponde a vulva, vagina e colo do útero. O exame é realizado em mulheres que apresentaram um resultado anormal no exame preventivo e busca detectar a presença de alterações e lesões cancerígenas ou que possam indicar inflamações e infecções genitais. Alguns ginecologistas também prescrevem a colposcopia em quadros de sangramento vaginal irregular, verrugas na região íntima, coceira vaginal, dor durante a relação sexual e corrimento atípico.

A colposcopia é feita de uma forma parecida com o exame Papanicolau. Durante o procedimento, a mulher precisa estar em posição ginecológica. O médico introduz um instrumento chamado colposcópio na vagina, parecido com um binóculo, que permite uma visão aumentada do canal vaginal, vulva e colo do útero. Após a análise, o médico aplica um líquido no colo uterino com a finalidade de facilitar a visualização de alterações na região íntima.

Por fim, o médico colhe uma amostra das células da região para que seja realizada a biópsia. Durante o exame, a mulher pode sentir um pequeno desconforto e uma sensação de ardor, principalmente quando o médico aplica o produto no colo do útero.

Como é feito o preparo da colposcopia? Exame pode ser feito em mulheres grávidas

O preparo da colposcopia é simples. A principal recomendação é que a mulher evite ter relações sexuais dois dias antes da realização do exame. Outra exigência é que ela não faça uso de nenhum produto de aplicação local na vagina, como cremes, hidratantes ou absorvente interno.

A colposcopia não pode ser feita com a mulher menstruada. Inclusive, a recomendação é que o teste seja feito, de preferência, antes da ovulação. Gestantes podem fazer o exame sem nenhuma restrição, pois o procedimento não traz riscos para o feto.

O que a colposcopia detecta? Exame ajuda no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero

A colposcopia é um exame que auxilia no diagnóstico de alterações e infecções na região genital. Entre elas, podemos citar inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos e verrugas, normalmente provocadas pelo vírus HPV.

Outra função importante da colposcopia é ajudar no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. A biópsia feita após o procedimento consegue detectar se há presença de células cancerígenas malignas no material analisado. Com a confirmação da suspeita, o médico indicará outros exames complementares e dará início ao tratamento adequado. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o início do tratamento, maiores são as chances de cura.

 

Fonte

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “A importância do exame de Colposcopia na saúde da mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Receitas com batata doce para bombar seu cardápio

Compartilhe a Verdade A batata doce tem ganhado espaço na mesa dos brasileiros, devido a disseminação de seus benefícios para a saúde e a prática de exercícios. Ela oferece grande quantidade de vitamina A, fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico e por isso diminui o apetite, fornece energia para o corpo, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!