A prática da Sustentabilidade ganha espaço na Educação infantil

Compartilhe a Verdade

 

Sabemos que o papel da escola vai muito além de ensinar as matérias tradicionais como Língua Portuguesa, Matemática, História ou Geografia. Além disso, é responsabilidade também da escola viabilizar outros saberes que permitam aos pequenos a prática desde cedo da cidadania e dos valores da sociedade.

E, claro, isso inclui a sustentabilidade em seu sentido amplo, vai desde o uso consciente de água e do descarte correto de resíduos, até os conceitos sobre reciclagem, preservação das florestas, agricultura responsável e mais. Por isso, cada vez mais escolas paulistanas vêm se esforçando para se alinharem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), a chamada Agenda 2030.

Práticas em andamento

Incluir atividades sustentáveis no currículo escolar é um trabalho gradual e crescente. O Colégio Santa Cruz, por exemplo, iniciou em 2012 seu primeiro comitê de sustentabilidade, e hoje conta com telhados verdes, placas solares, pisos drenantes (que substituíram o asfalto), coleta seletiva e minhocário.

 

 

O Colégio Franciscano Pio XII também abraçou o tema e o aborda diariamente com seus alunos. A escola tem uma trilha ecológica, área de 179 mil m² com trechos de Mata Atlântica preservados. Lá, os estudantes realizam atividades relacionadas à vegetação, ao solo e à preservação do meio ambiente, como parte de Biologia e Ciências. Além disso, a instituição também conta com painéis solares cuja energia é suficiente para abastecer 120 casas com um consumo médio de 165 kWh por mês.

 

 

No Colégio Oshiman, localizado na Vila Mariana, na capital paulista, o planejamento das aulas inclui temas ligados a grandes causas ecológicas do nosso tempo, como aquecimento global, desmatamento e geração excessiva de resíduos sólidos.

 

 

“É preciso criar em parceria com as crianças, espaços de reflexão e ação relativos à sustentabilidade. A ação sem reflexão proporciona um ato vazio, sem sentido. A reflexão sem ação pode trazer a sua estagnação sem ser alimentada pela prática”, exemplifica Bruno de Souza, coordenador pedagógico do Colégio Oshiman.

Como trabalhar o tema

O primeiro passo para implementar uma gestão sustentável na escola é entender que esse princípio deve fazer parte de todos os aspectos da instituição, desde a sala de aula até a atuação de gestores e equipe pedagógica.

Para isso, professores e alunos têm um papel fundamental e a gestão deve fazer com que todos se engajem para colocar as atitudes sustentáveis em prática.

Pela formação de indivíduos ambientalmente conscientes

É na execução de projetos que envolvem professores, alunos, familiares, gestores, funcionários e a comunidade escolar, que a escola pode começar a desenvolver práticas sustentáveis e ensinar a importância dessas atitudes para os alunos. Afinal, sustentabilidade é um conceito que não está dissociado da educação.

 

 

Uma escola que se torna referência neste tema também amplia seu alcance e influência a sociedade de uma maneira geral. E essa é a forma mais sólida de criar um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Luz p’ra Nós

Portais

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “A prática da Sustentabilidade ganha espaço na Educação infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Como potencializar a hidratação no rosto?

Compartilhe a Verdade Cuidar da pele é muito importante não só por questões estéticas, mas também devido à saúde. Por isso, tente sempre tirar um momento do dia para proporcionar o que ela precisa, assim você pode ter um tempo de autocuidado e ainda preservar a saúde. Porém, apenas uma […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!