Exemplos de atividades físicas para amenizar sintomas menstruais

Compartilhe a Verdade

Aliviar os sintomas da menstruação e da TPM é um desejo de toda mulher. Uma ótima dica para sobreviver a este período do mês é a prática de atividades físicas. Exercícios liberam endorfina, hormônio responsável pela sensação de felicidade, e ainda estimulam a circulação do sangue no corpo. Portanto, mesmo que a vontade seja de passar o dia inteiro descansando, lave o rosto, dê uns pulinhos para acordar e comece a movimentar o corpinho! Confira!

Dança alivia a cólica: escolha o seu ritmo favorito e movimente o quadril!

A dança é capaz de melhorar o nosso humor mesmo nos piores dias e, durante a TPM, não poderia ser diferente. Seja em casa, na academia ou em qualquer outro lugar, dançar alivia o estresse, ajuda na circulação sanguínea e libera diversos hormônios de felicidade. Entre eles, podemos citar: endorfina, dopamina e serotonina.

Sintomas como irritabilidade e má disposição serão os primeiros a desaparecer após a sua performance de dança em algum ritmo bem animado. Além de provocar um grande gasto calórico, o exercício também pode combater a sensação de tristeza e dar um up na autoestima. Tá esperando o que pra mexer esse quadril?

Yoga e a TPM: a prática milenar ajuda a equilibrar as emoções

A prática do yoga (ou ioga) tem o poder de harmonizar o corpo e conectar nossa mente com a nossa respiração. O conjunto de exercícios existe há mais de 5 mil anos e reúne conceitos como meditação, postura e técnicas de inspiração e aspiração. Durante o período pré-menstrual, prefira posições gentis e evite posturas que exijam muito do seu corpo.

Exercícios rigorosos demais podem acabar obstruindo o fluxo menstrual em vez de aliviar o desconforto. A ideia é relaxar e encontrar um equilíbrio emocional neste período de tanta sensibilidade. Asanas de flexão para trás, torções e inversões podem ser bastante eficientes para acalmar o sistema nervoso.

Pilates alivia os sintomas da TPM ao melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço

Uma das principais vantagens do pilates para a TPM é a melhora do fluxo sanguíneo. Além disso, a atividade também pode diminuir o inchaço, reduzir o estresse e ansiedade típicos deste período, diminuir as dores no corpo e melhorar as alterações de humor. Outra vantagem do exercício, que trabalha bastante o sistema respiratório, é a liberação da endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer e felicidade).

Natação ajuda a combater os sintomas da TPM e diminuir o estresse

Durante a TPM, é natural sentir a necessidade de passar um tempo sozinha com os próprios pensamentos, né? Quando isso acontecer, lembre-se da natação. A prática pode ser uma verdadeira aliada contra os sintomas da tensão pré-menstrual, reduzindo o inchaço que ocorre no corpo feminino nessa época e amenizando a ansiedade. Mesmo com a presença de um instrutor, você pode nadar no seu ritmo e aproveitar o silêncio dentro d’água. Como se não bastasse, a natação ainda ajuda a circulação sanguínea e diminui a sensação de pernas pesadas por conta da retenção de líquidos.

Caminhadas ao ar livre: exercícios aeróbicos ajudam a aliviar os sintomas da TPM

O contato com a natureza ajuda a relaxar e a esquecer os problemas, mesmo que por poucos minutinhos. Por isso, caminhar ou correr ao ar livre é uma ótima pedida para aliviar os sintomas da TPM que estão relacionados à mudanças de humor, sentimentos confusos e estresse. Atividades aeróbicas são as principais indicadas para este propósito e, para quem não gosta de academia, apostar em ambientes como praias ou parques pode ser a solução ideal. Uma caminhada ao ar livre estimula a liberação da dopamina e da endorfina, além de reduzir certas substâncias responsáveis pelo estresse, como o cortisol. Não se esqueça do protetor solar e seja feliz!

Hidroginástica na TPM: nadar em uma piscina quentinha pode amenizar a cólica

A hidroginástica não está entre as atividades físicas mais populares entre as mulheres mais jovens, porém, a prática é um ótimo exercício físico. Além de não provocar nenhum impacto nos joelhos, esse tipo de ginástica trabalha o corpo por inteiro. Sem contar que a água é pra lá de relaxante, né? A hidroginástica ajuda a melhorar a circulação das pernas e, normalmente, acontece em uma piscina aquecida, o que ajuda e muito a diminuir aquela cólica chatinha dos primeiros dias.

Ciclismo e a TPM: andar de bicicleta diminui o inchaço e pode ser bastante relaxante!

Sentir o vento batendo no rosto é uma sensação bastante citada pelos ciclistas para descrever o prazer que a atividade proporciona. Pedalar ao ar livre ou na academia acompanhada pela sua música preferida pode ajudar a relaxar a mente, melhorar a circulação sanguínea e diminuir aquele “peso” desagradável nas pernas. Mas, atenção! Ande sempre pela ciclovia e respeite a sinalização.

Não importa qual seja a sua escolha: a atividade física traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Deixe a preguiça de lado e encontra um exercício que te traga prazer!

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Exemplos de atividades físicas para amenizar sintomas menstruais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Doula do parto: qual a sua função na hora do parto?

Compartilhe a Verdade Em primeiro lugar, vamos entender o significado a palavra de origem grega. “Doula” significa “mulher que serve”. Portanto, ela é uma companheira, que auxilia as mães na hora do parto e também durante as etapas anteriores e no pós-parto. São acompanhantes que trazem suporte afetivo, físico, emocional […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!