Doula do parto: qual a sua função na hora do parto?

Compartilhe a Verdade

Em primeiro lugar, vamos entender o significado a palavra de origem grega. “Doula” significa “mulher que serve”. Portanto, ela é uma companheira, que auxilia as mães na hora do parto e também durante as etapas anteriores e no pós-parto.

São acompanhantes que trazem suporte afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as mulheres. Esse suporte pode ser dado antes, durante e depois do parto. Interessante, né? Antigamente, os partos eram realizados em casa pelas parteiras que cuidavam da mulher em todos os aspectos.

Hoje em dia, a grande maioria dos partos são feitos em hospitais com uma equipe médica especializada, composta pelo médico obstetra, além da pediatra, enfermeira e auxiliares.Os obstetras possuem a função de fazer o parto. Já os pediatras estão ali para avaliar a saúde do bebê. Por sua vez, a enfermeira e auxiliares devem cuidar para que não falte nada aos médicos e atenda as outras mulheres também.

E quem oferece assistência à mulher que está dando à luz? É aí que entram as Doulas, que possuem como função atender exclusivamente as necessidades da mulher. Esse é um papel muito importante, já que o ambiente hospitalar e as pessoas desconhecidas podem gerar medo, dor e ansiedade na mulher na hora do parto. A Doula estará ali para oferecer todo o apoio afetivo e emocional à mulher, fazendo com que ela se sinta mais segura e tranquila neste que é um dos maiores momentos de sua vida: o nascimento do seu filho.

Não somente na hora do parto em si que a Doula pode ajudar, mas também antes e depois. Como?

Antes do parto, essa figura pode ajuda a mulher e o seu companheiro a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explicando os diferentes tipos – que vão muito além do hospitalar -, bem como as vantagens e desvantagens de cada um. Além disso, ela pode explicar quais são as intervenções que podem ser realizadas no parto, e também preparar a mulher para quando chegar o momento. Durante o trabalho de parto, a Doula serve como uma ponte entre os complicados termos médicos e a mulher, além de oferece massagens, ajudar a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostrar formas eficientes de respiração e propor medidas naturais para aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.

A Doula não substitui o acompanhante. A avó ou o parceiro, por exemplo, podem estar lá também! É importante ressaltar que a profissional também dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil nesse momento e não ficar perdido na assistência a mulher, o que normalmente ocorre.

No parto cesárea, a Doula também é importante, pois continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar durante a cirurgia. Depois do parto, a Doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, como na amamentação e demais cuidados com o bebê (banho, troca de fraldas, etc).

Saiba porém que não é função da Doula realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. Ela oferece segurança, tranquilidade e conhecimento para um parto seguro, mas não deve substituir nenhum profissional envolvido na assistência ao parto. Geralmente, partos com a presença de Doulas tendem a ser mais rápidos e necessitar de menos intervenções médicas.

Conheça as vantagens de se ter uma Doula

  • Diminui o uso do fórceps em 40%;
  • Reduz a incidência de infecção;
  • Atenua a insegurança da mamãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor;
  • Reduz do risco da depressão pós-parto;
  • Maior sucesso na amamentação;
  • Diminui a duração do trabalho de parto em 20%;
  • Maior auto estima da mamãe;
  • Maior satisfação com relação ao parto;
  • Alta mais rápida do bebê;
  • Poucas admissões nos berçários de cuidados especiais (UTI neonatal);
  • Diminui as taxas de cesárea em 50%;
  • Reduz o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%;
  • Diminui os pedidos de anestesia em 60%;
  • Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos;
  • Economia quanto ao uso de medicamentos (ocitocina, anestésicos, etc).

Portanto, apesar de não ser profissional de saúde, a sua atuação facilita a existência de um parto mais humanizado, já que é comum que a mulher se sinta desamparada neste momento. Além disso, é comum que as doulas defendam o parto mais natural possível, como mínimo de intervenções médicas. É ela quem irá acompanhar a mamãe durante todo o período gestacional, apoiando, encorajando e confortando a mulher nesse momento.

Todavia, é importante ressaltar que, mesmo com sua capacidade e preparo para realização de partos, a Doula não possui conhecimentos médicos suficientes para intervir caso surja complicações ou situações que ponham em risco a saúde da mãe ou do bebê. Por isso, é recomendado que nenhum parto aconteça sem a presença do profissional de saúde, como obstetra, pediatra e enfermeiro.

Confira as funções da Doula  

A importância da doula no trabalho de parto - Prefeitura do Paulista -  Cuidando da cidade, trabalhando pra você.

Vale ressaltar as funções dessa profissional, que são:

  • Dar orientações e facilitar a preparação para o parto;
  • Encorajar o parto normal;
  • Tirar dúvidas e diminuir anseios relacionados ao parto e a vida do casal com o novo bebê;
  • Sugerir formas de aliviar a dor, através de posições ou massagens;
  • Oferecer apoio emocional antes, durante e após o parto;
  • Apoio e assistência em relação aos primeiros cuidados do bebê.

Seja em casa ou no hospital, ter uma Doula pode favorecer a diminuição da dor e ansiedade da gestante, além de facilitar um ambiente calmo e acolhedor.

Cuidados que devem ser tomados

Apesar dos benefícios, é importante lembrar que os profissionais de saúde são os únicos capazes de atuar em caso de complicações ou urgência durante o parto. Mesmo não sendo comuns, podem surgir durante qualquer parto. Além disto, algumas Doulas podem desaconselhar procedimentos que são considerados importantes pelos médicos, como a monitorização dos sinais vitais do bebê e a não utilização do nitrato de prata ou vitamina K, por exemplo. A realização destes procedimentos é necessário e recomendado pelos médicos, já que são feitos como forma de diminuir o risco à saúde da mãe ou bebê.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Doula do parto: qual a sua função na hora do parto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pudim de cajá

Compartilhe a VerdadeSaudações irmãs, essa sobremesa foge daquela receita tradicional que conhecemos. Sabiam que existem diversos sabores de pudim? É muito curioso a fruta cajá para pudim! A receita rende 8 porções e fica pronta em apenas 2 horas. Antes de conferir a receita exótica, vamos conhecer os benefícios da […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!