Nos primórdios da aviação, havia grupos de aventureiros que realizavam acrobacias incríveis em grandes altitudes. Um dos grupos mais conhecidos foram os 13 Flying Black Cats. Fundada em Los Angeles em meados da década de 1920, essa equipe acrobática profissional se apresentava em shows aéreos em Hollywood e não usava paraquedas regularmente até ser exigido por lei em 1927. Gladys Ingle foi a única integrante feminina do grupo, depois de se tornar a quarta mulher nos Estados Unidos a obter uma licença de piloto.
Temerária de coração, Ingle era conhecida por sua habilidade como andadora de asas e saltava regularmente de um avião para outro. Para nossa sorte, uma de suas acrobacias mais icônicas – onde ela trocou o pneu de um avião no ar – foi filmada. A filmagem data de 1926, quando as habilidades de Ingle foram úteis. Desta vez, a façanha não foi planejada. Art Goebel, também membro do Black Cats, que era um dos maiores dublês de Hollywood, estava no meio de uma apresentação quando o pneu caiu de sua roda. Isso o impediu de pousar o avião com segurança.
Felizmente para ele, Ingle foi capaz de resgatá-lo. Ela simplesmente amarrou um pneu novo nas costas e voou com o membro fundador do Black Cats, Bon MacDougall. A filmagem mostra como ela se move com facilidade ao longo das asas do avião de MacDougall e, assim que Goebel chega perto o suficiente, é transferida para seu avião. Se isso não bastasse, ela se abaixa para colocar o pneu novo, permitindo que Goebel pouse com segurança. O Fresno Morning Republican publicou um artigo sobre o incidente e observou que Ingle foi cercada por quase 500 fãs que assistiam ao show aéreo assim que ela pousou.
Apesar de todos os riscos envolvidos, Ingle saiu surpreendentemente ilesa. Depois de realizar mais de 300 transferências aéreas durante sua carreira, ela finalmente se aposentou e constituiu família no sul da Califórnia. Ela viveu uma vida longa, falecendo em 1981, aos 82 anos. Suas contribuições para a Era de Ouro da Aviação nunca foram esquecidas, e imagens de suas incríveis acrobacias, bem como fotos, estão em exibição no Smithsonian Air & Space Museum.
Tem gente que nem parece
Humana,
Essa é um pássaro…
Impressionante!
hhahaha, verdade, e olha a pose, parece até q estava posando para uma foto/ensaio fotográfico, que elegância diante de tal situação.
Incrível!!
Essa era braba, não é qualquer um q teria coragem.
Luz p’ra nós
Show!👏
Incrível!!!!
Nossa que bacana, achei isso incrível e impressionante. Não conhecia a história da Gladys Ingle. Gratidão!🙏😊
Luz p’ra nós!
Impressionante.