As musas inspiradoras da mitologia grega

Compartilhe a Verdade

As musas são figuras de enorme importância na mitologia grega. Poetas como Hesíodo não se esqueceram de prestar suas devidas homenagens a elas em suas obras principais. Esses autores acreditavam que somente por meio da inspiração fornecida pelas musas foram capazes de produzir suas obras monumentais, como a Teogonia, a Ilíada e a Odisseia. Esse é um dos motivos pelos quais elas são conhecidas como as musas inspiradoras.

Nas versões mais comuns, as musas eram nove belas moças, filhas de Zeus e Mnemosine, a divindade da memória. Elas habitavam lugares bucólicos, onde recitavam poemas, cantavam e dançavam. Apolo, o deus da música, também apreciava a companhia das belas musas. Inspirado por elas, compôs suas mais belas músicas. As musas frequentavam os banquetes do Olimpo, onde encantavam os deuses com suas graciosas canções e danças.

O local preferido das musas era o Monte Hélicon, onde existia a famosa fonte de inspiração conhecida como Fonte Hipocrene.. Esta fonte foi criada quando o cavalo alado Pégaso, ao visitar as musas no Monte, bateu na rocha com seus cascos. No local do impacto, surgiu a famosa fonte que as musas consagraram em honra ao deus Apolo. Cada musa tinha sua própria atribuição. Calíope, a mais famosa entre as musas, era responsável pela eloquência. Melpômene era a musa das tragédias. Enquanto Talia estava ligada às comédias, Terpsícore era a musa da dança, e Clio, a musa da história. Euterpe estava associada a música, e Polímnia inspirava as artes de poesia lírica. Também havia Urânia, vinculada à astronomia, e Érato, relacionada às poesias amorosas ou eróticas.

Na Grécia antiga, os artistas oravam e ofereciam sacrifícios às musas para que, sob a influência dessas divindades, suas artes pudessem tornar-se verdadeiras obras primas.

Santuários em honra às musas foram espalhados por todo o mundo helênico, onde eram cultuadas e recebiam libações de água e mel. Ao longo do tempo, o culto a essas divindades foi se perdendo. No entanto, mesmo nos dias de hoje, todo artista espera sentir o toque de sua musa inspiradora.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “As musas inspiradoras da mitologia grega

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Dragões e seus atributos - Mitologia Chinesa

Compartilhe a Verdade Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!