No dia 4 de dezembro é comemorado o dia da orixá rainha dos raios e tempestades, senhora que controla os espíritos dos mortos e guerreira destemida Iansã.
Iansã, ou Oyá, é uma orixá sincretizada com Santa Bárbara, pela igreja católica.
Iansã tem domínio sobre os ventos e todos os fenômenos naturais como furacão, chuva e raios. Além disso, Iansã é responsável por conduzir os espíritos desencarnados que lhe foram entregues por Obaluaiê. Oyá, a deusa do Rio Niger, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura.
Na mitologia iorubá, Xangô casou-se com três de suas irmãs, deusas de rios: Oyá, Oxum, deusa do rio Osun e Obá, deusa do rio Obá.
Ela usa uma adaga, sendo considerada uma orixá guerreira. Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá, irmã de Oxum, com quem rivaliza o romance com Xangô. Também é irmã de Obá e Oxóssi e foi esposa de Ogum, o “Senhor da Guerra”. Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum.
O nome “Iansã” faz referência ao entardecer, no dialeto de origem. Pode ser traduzido como “mãe do céu rosado”, ou “mãe do entardecer”; portanto, a cor do orixá é o rosa, mas ela se manifesta através do amarelo, marrom e vermelho.
História
O culto à Iansã chegou ao Brasil juntamente com os negros escravos. Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha e Iansã, antes de se casar, se pôs a ajudar na fabricação das armas para Oxalá soprando o fogo que as forjavam. “Vemos que Iansã tem sua força ligada à participação nas guerras e no domínio dos ventos. Por ser também a senhora de batalhas, esse orixá feminino se destaca ao se mostrar detentora de habilidades e comportamentos tradicionalmente masculinos”, completou Alberto Jorge.
Ao mesmo tempo em que é ligada ao fogo, por sua capacidade de despertar paixões, Oyá também está associada ao poder dos trovões e da eletricidade. Esse último poder foi adquirido junto ao marido Xangô, que lhe ensinou a habilidade em sinal do arrebatador sentimento que lhe tomou ao conhecer a bela divindade.
Hinário – Mamãe Dos Ventos:
Luz p’ra nós
Portais
cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Salve o poder sobre as ventanias, trovões e relâmpagos!
Salve essa força magnífica que nos purifica e limpa!
Salve Santa Barbara! Eparrei Yansã!!
Luz, pra nós!
Luz pra nós!!!
Não conhecia, achei Iansã uma orixá muito interessante e poderosa. Gratidão! 🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!🍎
música linda