A exclusividade do Nüshu

Compartilhe a Verdade

Na Província de Hunan, no sudeste da China, nasceu, provavelmente no século 19, uma forma de escrita um tanto quanto peculiar por uma razão específica: apenas as mulheres a entendem e escrevem.

O Nüshu, como é denominado, é diferente do mandarim tradicional. Além de ser escrito na vertical, parecendo bem mais esguio e organizado, cada ideograma representa uma sílaba, tornando a escrita mais fonética. É conhecido, também, como escrita de mosquito, pois as letras e linhas finas fazem parecer que foi feito por algum tipo de inseto.

Não se sabe ao certo quando o Nüshu apareceu, mas pesquisadores estimam que tenha sido no início do século 19. As mulheres sempre escreveram na China, ainda que de maneira limitada, mas o sistema de escrita é uma das poucas modalidades feitas por elas para elas e, inclusive, por camponesas, enquanto a escrita tradicional ficava mais reservada àquelas que pertenciam à alta sociedade.

Feito originalmente com uma espécie de caneta de bambu mergulhada em tinta sobre papel, tecido, leques ou qualquer superfície onde se pudesse escrever, o Nüshu era utilizado, majoritariamente, para a autoria de poemas, autobiografias, orações, votos de felicidade para mulheres recém-casadas, entre outros.

Variava de acordo com a fase da vida da autora, e aquelas que compartilhavam diferentes escritos entre si adquiriam uma relação de irmandade propriamente dita, mesmo sem laços de sangue.

Sobre o sexo oposto, o Nüshu não foi fruto de uma resistência, uma escrita codificada e secreta por onde as mulheres podiam falar livremente sem medo dos homens como queriam dizer os ocidentais que o descobriram na década de 1980.

Eles sempre souberam, só não tinham interesse.

Apesar da dedicação de muitas para que ele siga existindo, o Nüshu está desaparecendo. Segundo o China Daily, jornal oficial do país feito em inglês, a última mulher que de fato conhecia a escrita morreu em 2004. Por meio de museus e aulas (inclusive na Universidade Tsinghua, em Pequim, tanto para homens quanto para mulheres), há um esforço para mantê-lo vivo mas, em breve, pode virar apenas história.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “A exclusividade do Nüshu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Chocolate com aroma da Mata Atlântica

Compartilhe a Verdade Para Sálvio Santos, professor técnico em agroecologia e cacauicultor no assentamento Terra Vista, o trabalho de recuperação das lavouras da região trouxe uma nova visão, mais ampla de recuperação da sustentabilidade produtiva do cacau para as(os) assentadas(os). Atualmente há 400 mil hectares de cacau, com a implantação […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!