Panetone caseiro com gotas de chocolate

Compartilhe a Verdade

Quem não ama um panetone com gotas de chocolate bem feito ?

Ingredientes

Esponja
150 ml de água
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo (6 g)
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo (200 g)
Massa
4 gemas
3 colheres (sopa) de água
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (300 g)
3 e meia colheres (sopa) de NINHO® Forti+ Instantâneo
meia colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de açúcar (80 g)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
meia xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (80 g)
raspas de 1 limão
raspas de 1 laranja
1 pacote de Gotas de Chocolate Meio Amargo NESTLÉ® DOIS FRADES®
1 colher (chá) de manteiga

Modo de Preparo
Esponja

1. Em um recipiente grande, misture a água com o fermento. Acrescente a farinha e mexa com uma colher, raspando bem o recipiente, até não haver farinha solta (não precisa sovar).

2. Cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora, até a mistura crescer e ficar bem aerada.
Massa

3. Em um recipiente, bata as gemas levemente com um garfo e misture a água. Acrescente a mistura de gemas e água no recipiente onde está a Esponja.

4. Adicione a farinha, reservando cerca de 3 colheres (sopa) para usar na hora da sova. Junte o NINHO, o sal e mexa bem com uma colher para que os líquidos sejam absorvidos.

5. Em outro recipiente pequeno, misture o açúcar e o extrato de baunilha. Junte a manteiga e misture bem para formar uma pasta.

6. Acrescente a pasta de manteiga com açúcar à massa em três etapas, sempre misturando bem com a cada adição, para incorporar bem (se preferir, já comece a usar as mãos). À medida que for apertando e esticando a massa começa a ficar pegajosa.

7. Transfira a massa para uma batedeira. Usando o batedor de gancho, bata a massa na velocidade 2. Deixe bater por cerca de 15 minutos – durante a sova acrescente a farinha reservada aos poucos e, a cada 5 minutos, desligue a batedeira e “vire a massa” com a espátula, para que seja sovada por igual. Pare de bater quando massa estiver bem lisa e mais firme – a massa vai descolar da parede da tigela quando estiver no ponto. Assim que a massa descolar da parede da tigela, desligue a batedeira.

8. Em um recipiente, misture as raspas de limão e de 1 laranja com as Gotas de Chocolate NESTLÉ DOIS FRADES.

9. Acrescente as Gotas de Chocolate com as raspas e misture bem, até que os ingredientes estejam bem distribuídos.

10. Modele a massa numa bola (se preferir, use as mãos, untadas com um pouco de óleo). Cubra com plástico filme e reserve num local sem calor nem vento por 2 a 3 horas até crescer, mas sem chegar a dobrar de tamanho.

11. Em uma superfície limpa e levemente untada com óleo, coloque a massa já crescida e divida em duas porções iguais. Modele cada porção em formato de bola.

12. Unte levemente com óleo 2 formas descartáveis para panetone (15 cm de diâmetro (para 500 g)) e coloque cada bola de massa, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora e meia. Elas devem crescer, mas sem chegar até o topo da forma.

13. Dez minutos antes de colocar para assar, descubra os panetones, para que a massa forme uma fina película – isso facilitará o corte. Completado o tempo de crescimento da massa, use uma faca bem afiada para fazer um corte em cruz, pequeno e superficial, no topo das duas massas. Coloque um pedacinho de manteiga, cerca de meia colher (chá), no centro de cada corte.

14. Coloque as duas formas de panetone em uma forma retangular e leve ao forno médio-alto (200 °C) preaquecido, por cerca de 40 minutos, ou até que a crosta fique dourada.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

kaLuz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “Panetone caseiro com gotas de chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

O Bambu nas Mitologias e Culturas do Mundo

Compartilhe a Verdade   O bambu é uma planta versátil e resistente, que tem sido usada por diversas culturas e povos ao longo da história. Além de suas aplicações práticas, o bambu também tem um significado simbólico e mitológico em várias tradições. Neste artigo, vamos explorar algumas das formas como […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!