Faxineira da Unesp passa em vestibular e comemora vaga em curso de biologia: ‘Consegui meu espaço’

Compartilhe a Verdade

Filha de lavrador e de dona de casa, Maria Helena Rosa é a 1ª de seus irmãos a finalizar os estudos básicos e ingressar na universidade. Maria Helena passou quatro anos estudando para ser aprovada em Biologia, na Unesp.

Realizando o sonho de voltar a estudar, ela entrou na faculdade aos 54 anos, no mesmo local onde antes trabalhava como profissional de limpeza.

Não existe idade para estudar. Ao contrário do que se imagina, o aprendizado é uma das únicas coisas para as quais não existe faixa etária limite. Querer aprender, ter o sonho de se formar, de terminar o ensino médio ou o ensino fundamental, aprender a ler, não importa onde o indivíduo esteja nesta cadeia, o que importa é querer sempre melhorar.

Lembra quando nossas mães diziam que a única coisa que vamos conseguir levar deste mundo é tudo aquilo que aprendemos? Pois é, no fim das contas, elas sempre estão certas, não há como discutir com a voz da razão. Não importa quanto dinheiro ganhamos, quantos objetos compramos ou o tamanho do império que construímos, no fim da jornada, nada disso vamos conseguir carregar.

Faxineira da Unesp que sonha em ser bióloga se prepara para a 2ª fase do  Enem: 'É a parte que eu mais gosto' | Bauru e Marília | G1

Aos 54 anos, Maria Helena Rosa se dedicou por quatro anos até conseguir realizar o sonho de ser aprovada em Biologia na Unesp, em Bauru, interior de São Paulo.

“A notícia de que havia conquistado sua vaga veio recentemente, em 27 de maio, deixando a faxineira em completo estado de emoção ao perceber que finalmente conseguiu conquistar seu espaço.”

Em reportagem do G1, ela conta que foi trabalhando no setor de limpeza da Unesp, a mesma instituição onde foi aprovada, que teve a ideia de retomar seus estudos. Maria Helena explica que sentiu muito medo e uma sensação de tristeza a inundou, um pouco antes de abrir a lista para saber se tinha conseguido. Ela ficou se perguntando se conseguiria orgulhar seus filhos, mas, se não conseguisse, tentaria novamente.

 

Faxineira passa em vestibular na faculdade em que trabalha e fará curso de  Biologia

Passar no vestibular simboliza o resultado de seu esforço e dedicação ao longo dos últimos quatro anos, em um momento que julgou ser um dos melhores, depois de passar a vida se dedicando à família e aos filhos. Maria Helena acredita que deveria ter feito faculdade há muito tempo, mas como acabou se dedicando a outros projetos, fica feliz de conseguir agora.

Em 2017, o Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja) fez campanha para incentivar a equipe que trabalhava na limpeza da universidade a retomar os estudos no cursinho, e isso incentivou Maria Helena.

Ela conta que, naquele momento, só queria voltar a estudar, adquirir o saber, principalmente porque não estava mais comprometida com nenhuma outra atividade além do trabalho. Inscrita no cursinho, a faxineira passou a ter uma rotina muito mais pesada, pois ficava o dia inteiro na universidade.

“Ela trabalhava no setor da limpeza das 6h30 às 15h30, para depois fazer o reforço no Peja, das 16h às 17h. Ela fazia uma pausa de cerca de uma hora e, às 19h, ela ia para o cursinho Primeiro de Maio, que seguia até 22h40, quando finalmente encerrava seu dia e voltava para casa.”

No ano passado, com a pandemia, tudo mudou, e Maria Helena passou a ter aulas virtuais, mas as dificuldades que encontrou não a abalaram, e ela passou a se dedicar ainda mais, estudando tudo o que conseguia, com o material que tinha, em busca da tão sonhada vaga no curso de Biologia. Todo o seu esforço foi recompensado quando conseguiu, com apoio das cotas sociais, a vaga que tanto merecia.

As aulas de Maria Helena, nesta mais nova fase de sua vida, começam em meados de junho e, mesmo que ainda não possa frequentar todas as disciplinas presencialmente, não existem palavras capazes de traduzir este momento único.

Antes da pandemia, Maria Helena aproveitava o tempo entre o fim do trabalho e as aulas, que ainda eram presenciais, estudar pro Enem  — Foto: TV TEM/Reprodução/Arquivo

 

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Faxineira da Unesp passa em vestibular e comemora vaga em curso de biologia: ‘Consegui meu espaço’

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cresce a busca por Cannabis para tratar sintomas da menopausa

Compartilhe a Verdade Um estudo realizado no Canadá sugere que mulheres estão adotando a Cannabis como uma alternativa para aliviar os sintomas da menopausa. Publicada na revista científica BMJ Open, a pesquisa tinha o objetivo de analisar os padrões de uso de canabinoides em mulheres com 35 anos ou mais. Mais de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!