A mulher que aprendeu iaidô na internet e agora é da seleção

Compartilhe a Verdade

A advogada Irailde Carvalho Souza, de 59 anos, se tornou a única mulher na seleção brasileira de iaidô, uma arte marcial japonesa. Ela conquistou a medalha de bronze em sua categoria no primeiro campeonato latino-americano da modalidade, realizado em Lima, no Peru, no mês passado.

Mulher aprendeu iaidô na internet e agora é da seleção - 16/12/2023 -  Esporte - FolhaIrailde não possui ascendência japonesa nem parentesco com orientais, mas sempre nutriu admiração pela arte marcial desde a infância. Ela recorda que, quando criança, gostava de ler revistas de kung fu e assistia a filmes de artes marciais, especialmente os de Bruce Lee.

Nascida em Catolândia, na Bahia, Irailde foi criada em Rondonópolis, Mato Grosso, onde vive até hoje. Quando surgiu a oportunidade, ela começou a treinar karatê e chegou à faixa marrom. Logo em seguida, conheceu o kendô, o iaidô e o jodô.

O kendô é uma arte marcial que envolve a luta com espadas.

O jodô consiste em utilizar um bastão para se defender de um adversário com espada.

Irailde aprendeu e treinou as duas modalidades, mas sua paixão era o iaidô.

Ela passava horas assistindo a vídeos antigos na internet e ficava cada vez mais interessada na prática. No entanto, como morava longe dos grandes centros onde o iaidô era ensinado, era difícil fazer viagens para ter aulas presenciais com um professor. Por isso, ela tentava repetir os movimentos assistindo aos vídeos, mesmo que de forma incorreta.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, as atividades virtuais se tornaram mais comuns e Irailde encontrou um grupo de praticantes de iaidô. Ela deixou de ser uma praticante solitária na frente do computador e passou a interagir com outros entusiastas da arte marcial.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “A mulher que aprendeu iaidô na internet e agora é da seleção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Faxineira da Unesp passa em vestibular e comemora vaga em curso de biologia: 'Consegui meu espaço'

Compartilhe a Verdade Filha de lavrador e de dona de casa, Maria Helena Rosa é a 1ª de seus irmãos a finalizar os estudos básicos e ingressar na universidade. Maria Helena passou quatro anos estudando para ser aprovada em Biologia, na Unesp. Realizando o sonho de voltar a estudar, ela […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!