Os lagartos são animais antigos da época dos dinossauros, o que nos fala sobre a ancestralidade. Em algumas nações nativas acredita-se que o lagarto tem a capacidade de nos colocar em contato com nossos ancestrais. São animais de natureza escorregadia que permite escapar com certa facilidade de seus predadores, o que nos aponta a ideia de que são seres adaptáveis e que também nos fala sobre a rapidez.
Por outro lado, eles possuem a característica de ficar longos períodos de tempo expostos e imóveis ao sol, símbolo do êxtase contemplativo. Muitas culturas nativas consideravam esses seres superiores. Na bíblia ele é citado como sábio entre os sábios. Mas curiosamente, esse símbolo representa a humildade e a procura da luz.
São criaturas de sangue frio o que podemos inferir como atributos simbólicos mais duros como a astucia e a introversão. Os lagartos possuem um sofisticado mecanismo de defesa, se movem de maneira que dificulta sua captura e sua pele possui características de camuflagem que confundem seus predadores.
Mas quando são capturados pelos predadores eles possuem a capacidade de perder a cauda para poder escapar deixando o predador confuso e lhe dando tempo para fugir. A cauda se regenera com o tempo, o que nos fala de um enorme sacrifício feito para a sobrevivência. Este ato é símbolo máximo da capacidade de se regenerar e que, simbolicamente, nos faz refletir que nós somos capazes de fazer o mesmo. A nova cauda simboliza crescimento e renascimento.
Ainda sobre esse aspecto, a cauda em regeneração, simboliza algo que foi perdido e que está se regenerando. Se esses seres podem regenerar um membro perdido, metaforicamente podemos pensar que temos a capacidade de regenerar nossa alma. Sabedoria se traduz na capacidade em saber observar, apreciar e venerar esses pequenos detalhes que muito nos ensinam. Como eu costumo dizer, “a força ensina nos detalhes”.
Nós também podemos fazer isso, ainda que não na natureza literal. É nossa responsabilidade desenvolver a tenacidade de utilizar os momentos adequados para cuidar de si e viver em harmonia como os lagartos. Ainda que não tenhamos os mesmos predadores que esse singular animal, certamente existem ‘forças’ nessa vida que nos perseguem e impedem de termos êxitos em tudo que queremos.
As pessoas que encontram esse símbolo podem possuir características de repetição e se encontrar vivendo os mesmos ciclos. A dificuldade de sair desses ciclos, pode estar relacionada ao medo de rompimentos.
Em contrapartida, o símbolo desse animal que cruzou nosso caminho nos diz também que somos seres muito sensatos ao enfrentar os medos e que também nossa energia pessoal se nutre na capacidade de (re)criação. Que possamos refletir se estamos entrando no mesmo ciclo mais uma vez.
Se esse animal apareceu, é chegada a hora de um profundo exame de consciência. Ele nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e meditar sobre e o que está nos conduzindo ao longo do caminho?
O lagarto tem a característica de trocar de pele anualmente, o que vai tornando sua couraça cada vez mais grossa ao longo da vida, que funciona como mecanismo de autoproteção, mas podemos refletir que embaixo dessa grossa camada esta sua essência que não muda. Assim, também somos nós. Esse sendo símbolo de proteção e renovação.
Lagarto nos comunica também sobre dons ocultos e nos lembra de nossa responsabilidade em usá-los para o bem maior, que é servir a Deus. Nos fala também sobre a capacidade e dom de se mover entre a realidade e os ‘outros mundos’.
Ele nos convida a sair da rotina e começar a imaginar uma nova realidade, como alternativa para conseguir romper com o lugar que nos encontramos. Ele nos traz a mensagem que todas as novas coisas nascem dos nossos sonhos. Falando, portanto, do otimismo, do sonhar, refletindo sobre o passado, sobre a sobrevivência, trazendo questões de transformações, coragem em caminhar para frente em tempos difíceis, deixando coisas velhas e criando coisas novas, em acreditar na renovação e na adaptação ao novo.
Em um aspecto mais profundo sobre esse símbolo podemos dizer que ele nos fala sobre lidar com os lados sombrios da realidade, nos quais os sonhos são reelaborados antes de se manifestarem no plano físico. Assim, se o lagarto apareceu ele está oferecendo ajuda a ver na escuridão, entre medos, anseios e coisas que mais nos faz nos debater.
Em nossa busca pela verdade é possível que tenhamos que desapegar de coisas superficiais e abordar questões e feitos que nos fazem sentir incomodados.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Gratidão.
Luz P’ra Nós!
Quando era criança morria de medo daqueles calangos, porque só conhecia tipo as lagartixas que eram menores rsrs
Hoje já aprecio muito estes répteis simpáticos!! 🦎💚
À princípio causa medo mas observando melhor é um animal Incrível mesmo….
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Cruzei com um ontem, me deu um susto enquanto ia abracar uma arvore. Vejo muito essa necessidade de encarar aquilo do que fujo e tambem me lembrar da capacidade de me regenerar. Gratidao pela materia. Luz p’ra nos!
Muito bom o post. Luz p’ra nós
Gratidão! Luz p’ra nós!!!!!
Me sinto nesse arquétipo dos répteis rsrs. Gratidão. pela mensagem. #luzpranos.
Tem dois lagartos morando aqui em casa, mas confesso que tenho medo deles! Muito interessante o post! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!