Thamires estudou as algas vermelhas do tipo Rhodophyta e descobriu ser possível, a partir do ágar-ágar, desenvolver a fibra ecológica. A alga em questão é fartamente encontrada no Nordeste brasileiro.
“O interesse por algas surgiu depois do desenvolvimento das fibras de ágar-ágar em meu mestrado e a partir de então, com alguns parceiros, foram desenvolvidas pesquisas para bioplásticos, proteínas análogas às proteínas de origem animal, biofertilizantes e hidrocoloides – todos à base de algas”, diz Thamires, que é estilista e Mestra em Têxtil e Moda, além de CEO da startup de biotecnologia, Phycolabs.
De acordo com a startup, entre as vantagens do cultivo de algas marinhas podem ser citados o não uso de terras agricultáveis ou pesticidas, o sequestro de carbono e a redução da poluição das águas costeiras. “As algas marinhas capturam de 5 à 20 vezes mais carbono do que as florestas terrestres por unidade de área, incluindo o armazenamento em profundidade oceânica”, destaca a Phycolabs. A estimativa é que 0,03% de algas no mar é capaz de absorver até 6% de gases do efeito estufa por dia.
Em 2022, a fibra têxtil orgânica ganhou incentivo para a realização de testes de uso, em escala industrial, apresentando bons resultados em resistência e tingimento. Entre as iniciativas, a Phycolabs firmou parcerias com o Sebrae e o Senai. Além disso, o geneticista molecular, inventor e empresário, Dr. Scott Fahrenkrug tornou- se investidor da startup.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.👍☑
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Interessante! Gratidão!🙏🌹
Incrível. #luzpranos
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
#circuloedl #luzpranos
Luz p’ra nós! 👏🏽🍃
Luz pra nós!