Para muitas pessoas, a oportunidade de fazer trilhas e descobrir recantos escondidos na natureza é uma experiência que exerce um enorme fascínio. No entanto, essa atividade pode ser concomitante a possíveis perigos inerentes à exploração.
Mas o contato com a natureza, o autoconhecimento e o espírito de aventura superam qualiquer percalços. Conheça as histórias das Calangas do Cerrado, de Ju Trekker e de Fernanda Pacini Valls, aproveite suas dicas de locais para serem exploradores com segurança e se inspire para também embarcar nessa aventura.
Seis mulheres, um amor comum
Em Brasília, um grupo de seis mulheres se destacou em 2018 como entusiastas de viagens e trilhas. Bárbara Carrara Gerth, Hanna Beatriz de Moura, Taís Taurisano Tajes, Beatriz Macedo, Giovanna Paglia e Gabriela Canova são amigas há 13 anos e compartilham a paixão por desbravar os mistérios do cerrado e vivenciar novas experiências. Com formações diversas, que vão desde cientistas ambientais até gestoras de políticas públicas, essas mulheres têm o prazer de compartilhar suas aventuras com o mundo.
História
Bárbara, Hanna, Taís, Beatriz, Giovanna e Gabriela se conheceram ainda na escola, com apenas 12 anos de idade. Cresceram juntas e descobriram que compartilhavam a paixão por viagens e aventuras. Em 2017, decidiu criar o blog Calangas Trip para registrar e compartilhar suas experiências com outros viajantes e aventureiros.
Uma das principais temáticas do blog é a trilha, que envolve desafios de dificuldade e acesso, além da necessidade de acampamento seguro e respeito ao meio ambiente. As meninas fornecem instruções sobre como planejar e preparar uma trilha, incluindo a escolha de equipamentos de camping e trekking adequados. A equipe da Calangas Trip também realiza estimativas de equipamentos, considerando o custo-benefício para os leitores.
Além disso, o respeito ao meio ambiente é um tema fundamental para os Calangas. As meninas incentivam a praticar o consumo nas viagens, incluindo a limpeza dos locais visitados e a minimização do impacto ambiental. Através do blog, elas aprenderam dicas sobre como ser um viajante responsável e cuidado com a natureza.
Com o Calangas Trip, as seis amigas esperam inspirar outras pessoas a explorar o mundo e a natureza, sempre com responsabilidade e consciência ambiental. Afinal, viajar e se aventurar é ótimo, mas também é importante cuidar do nosso planeta!
“Foi uma experiência transcendental subir toda a montanha. Era só eu, minha superação, minha fé no que estava por vir e a natureza”- Bárbara Carrara Gerth, cientista ambiental
Segurança é tudo
- Sempre avise aos amigos e familiares sobre sua localização e com quem você estará.
- Deixe avisado o dia provável do retorno.
- Pesquise sobre o local e se é seguro o suficiente para que mulheres façam o trajeto desacompanhadas.
- Se optar por fazer uma trilha sozinha, escolha as que já conhece.
- Use GPS ou mapas.
- Informe-se sobre o nível de dificuldade da trilha e quantos quilômetros serão percorridos.
- Saiba o destino final e planeje o caminho a ser percorrido.
- Se houver boatos de assaltos no local, evite levar bens de valor, como celular, carteira e chave do carro.
- Se o local tiver a presença de cobras, escolha sempre sapatos que protejam os pés e os tornozelos.
- Leve repelentes.
- Leve roupas e equipamentos adequados para o tipo de trilha.
- Tenha sempre um minikit de primeiros socorros, sobretudo se estiver sozinha.
- Leve lanterna e boné.
- Leve sempre água e alimentos que forneçam energia.
- Use e leve sempre protetor solar.
- Tenha o maior cuidado possível com seu lixo.
- Se não tiver experiência, comece com trilhas curtas e fáceis. Vá se aprimorando, aprendendo aos poucos e elevando o grau de dificuldade, devagar e sempre.
Para elas, os grandes diferenciais em trilhar sozinha estão no silêncio, na atenção e meditação.
“Às vezes, gosto de me afastar um pouco. Paro e escuto a natureza”
Taís Taurisano Tajes, cientista ambiental
Luz p’ra Nós
Portais
cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito legal! Luz p’ra nós!
Dahora. #luzpranos
Nossa que legal, com certeza é uma experiência incrível!
Daora!
Luz pra nós ir
Luz p’ra nós!
Gatinhas xD
Luz pra nós.
Legaa!
Legaal!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️