Diferentes tipos de açúcar

Compartilhe a Verdade

 

 

Atualmente, os mercados brasileiros oferecem uma variedade de açúcar, como o orgânico, o mascavo e o demerara, entre outros. No entanto, o tradicional refinado proveniente da cana-de-açúcar ainda é o mais consumido no Brasil, basicamente ele é ultra processado e contém aditivos químicos que alteram a sua cor e sabor. Isto gera preocupação, pois este vicia e, de maneira geral, traz malefícios ao organismo.

 

 

Os males do açúcar

 

O açúcar pode dar uma acalmada nas emoções. Algumas mulheres, inclusive, ficam mais propensas aos doces durante a TPM. Porém, além de viciante, o açúcar auxilia no aumento da gordura corporal, além de provocar e agravar problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, cáries nos dentes e gordura no fígado, entre outros.

Por estes motivos, os profissionais da saúde orientam que é importante diminuir ou mesmo zerar o consumo de açúcar branco refinado. Você pode substituir por outros tipos de açúcares mais saudáveis e nutritivos.

 

 

Mascavo

Obtido a partir da cana-de-açúcar, diferencia-se do açúcar refinado por não passar pelo processo químico de branqueamento, refinamento e adição de conservantes. Com isso, conserva todos os nutrientes, sais minerais, vitaminas, fibras e proteínas. É rico em cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Por ser um alimento integral, possui alto valor calórico: 90 calorias em cada 100 gramas.

 

 

 

 

Orgânico

 

O grande diferencial é que cana-de-açúcar usada na fabricação do açúcar orgânico é cultivada sem adubos, fertilizantes químicos e agrotóxicos. Todas as etapas do processo – desde o preparo do solo até a fabricação do produto – seguem o conceito de sustentabilidade ambiental. Inclusive a embalagem é biodegradável. As propriedades nutricionais são semelhantes às do açúcar mascavo: 20 calorias em uma colher de chá de açúcar.

 

 

 

 

Demerara

O demerara e o mascavo passam por um processo de produção bem semelhante. O diferencial é que o demerara é levemente refinado, no entanto, não recebe nenhum aditivo químico. Também conserva todas as propriedades nutricionais, similares às do mascavo. E ainda tem uma vantagem sobre este: não altera o sabor dos alimentos. É um dos açúcares mais caros existentes no mercado.

 

 

 

 

Açúcar de coco

 

Com um sabor similar ao do açúcar mascavo, o açúcar de coco é produzido a partir do fluído das flores da palma do coco. Não passa por processo de refinamento e adição de conservantes químicos, tem alto valor nutricional e é fonte de ferro e potássio, além das vitaminas B1, B2, B3 e B6. Seu índice glicêmico é baixo, portanto, libera energia lentamente sem produzir altos picos de insulina, que são prejudiciais à saúde. Além disso, controla os níveis de açúcar no sangue. É um açúcar que pode ser consumido até por diabéticos, inclusive os do tipo II, pelo baixo índice glicêmico.

 

 

 

Stévia

 

A stévia, também conhecida como estévia, é um adoçante natural, utilizado principalmente por diabéticos. Proveniente da uma planta nativa da América do Sul, a Stevia Rebaudiana, tem sabor altamente doce, muito superior ao açúcar branco refinado. Ajuda a regular os índices glicêmicos, assim como controlar a hipertensão. Pode ser utilizada “in natura” ou em adoçantes industrializados.

 

 

adaptado de: lemanjue.com.br

 

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

22 thoughts on “Diferentes tipos de açúcar

    1. Na minha opinião só esqueceu de mencionar a Frutose, o açúcar mais perigoso mas que tem na fruta.
      Só que Deus fez a fruta juntando o antídoto com o veneno, a fibra.
      Logo frutas continuam saudáveis.
      Luz P’ra Nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

O conto budista que traz uma reflexão sobre o medo

Compartilhe a Verdade Quantas vezes pensamos que precisamos mudar algo em nossas vidas que não vai bem, e procrastinamos, por medo do novo? Ficamos só teorizando, sonhando e nada de colocar mudanças em prática! Ficamos justificando nosso comodismo e medo de mudar com argumentos como: agora não dá, deixa para amanhã, ainda […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!