Pranayama – Expansão da energia vital #circuloedl

User 22
Compartilhe a Verdade

Pranayama  é um dos elementos do yoga. “Prana” é uma palavra de origem sânscrita que significa “energia vital” (também conhecido como Chi), a energia que sustenta nossa vida ou força vital. Já o sufixo “Ayama” significa expansão. Logo Pranayama é a expansão da energia vital.

     É uma pratica antiga envolvendo o controle da respiração, que pode aliviar alguns sintomas respiratórios como asma. É também benéfico no tratamento de perturbações relacionadas com stress, tais como ansiedade e a depressão.

     Acontece que a maioria das pessoas respira de forma superficial e insuficiente, sem sequer observar que isso acontece, utilizando apenas uma ínfima parte da capacidade pulmonar e vital. É uma forma bastante precária e limitada de respirar e viver, se considerarmos o potencial que temos para desenvolver de saúde, vitalidade e resistência, mas todos já passamos por experiências onde nossa respiração teve um papel decisivo, provando que ela tem total relação com o nosso estado emocional e físico.

    Quando nossa respiração está agitada, frenética, superficial, nosso organismo inteiro está sofrendo de ansiedade. Já quando respiramos profundamente e de forma cadenciada, assumimos um estado de tranquilidade e conforto. Uma boa noite de sono faz com que acordemos assim, com a respiração longa e profunda, e o corpo naturalmente relaxado.

 

Separei três exercícios de Pranayamas fáceis de aprofundar: 

 

Udgeeth Pranayama: Respiração de Entoação

 

Inspire profundamente pelo nariz. Primeiro, sinta o diafragma se movendo para baixo, permitindo que os pulmões se expandam e forçando o abdome para fora. Em seguida, sinta o seu peito se expandir, com as suas clavículas subindo.

Expire muito lentamente enquanto entoa o Om. Permita que a sílaba saia o mais lentamente possível. Certifique-se de manter o “O” longo e o “M” curto. (“OOOOOOM)

 

 

 Pranayama: Sitali

Inalar pela língua e encher lentamente o peito, exalar pelas duas narinas. Esta descrição reforça a posição da língua, que deve estar “enrolada” em forma de U.

É uma técnica que produz uma sensação de frescor, sendo indicada para combater o calor.

 

 

Nadi Shodhana (narinas alteradas)

(A respiração que mais acalma)

 

Primeiro feche os olhos e concentre-se na respiração. Feche a narina direita com o polegar direito. Basta pressionar o polegar contra a narina para bloqueá-la.

Inspire lentamente pela narina esquerda. Encha os pulmões com o ar primeiro sinta o diafragma se mover para baixo, permitindo que pulmões se expandam e forçando o abdome para fora. Em seguida, sinta o seu peito se expandir, com suas clavículas subindo.

Retire o seu polegar de sua narina direita. Mantenha a sua mão direita próxima ao seu nariz e os pulmões cheios de ar.
Use seus dedos anelar e dedo médio para fechar a narina esquerda. A maioria das pessoas acha que é mais fácil continuar com a mesma mão para bloquear a narina, mas você pode trocar de mãos dependendo de qual narina você estiver bloqueando.

Expire lentamente com a narina direita perceba as clavículas baixando, se esvaziando completamente, o tórax e o abdome encolhendo. Termine de expirar, mantenha a narina esquerda fechada.

Inspire pela narina direita. Encha os pulmões

Feche a narina direita e abra a esquerda.

Expire lentamente pela narina esquerda.

Com o dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade, obstruindo a narina esquerda direita.

Inspire novamente pela mesma narina direita. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade e expire pela narina esquerda.

Uma dica é realizar os exercícios antes de dormir, pois pode proporcionar uma boa noite de sono.

 

Boa pratica! 

Luz p’ra nós! 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

22 thoughts on “Pranayama – Expansão da energia vital #circuloedl

  1. Observando minha respiração de um tempo pra cá, respiramos de forma errada! Li um dia desses que conseguimos até a sensação de expansores ,com um técnica de respiração! Grata pelo post…🙏 Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Receitas de Protetores Solares Naturais

Compartilhe a VerdadeOlá, Mestres, Alunos e Visitantes do Portal: Continuando as nossas postagens de receitas naturais, separei também duas receitas de filtros solares para uso cotidiano, uma forma simples e caseira.  Natural e Caseiro Ingredientes da receita: 1/2 xícara de chá de óleo de amêndoa ou abacate 1/4 xícara de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!