O rebozo é uma tradicional peça de roupa símbolo da cultura do México há mais de 400 anos. Esse xale super versátil faz parte da identidade da mulher mexicana. Quem se lembra dos xales de Frida Kahlo?
As técnicas de massagem com rebozo nos processos de gestação, parto e pós-parto têm sido difundidas ao redor do mundo pela parteira mexicana Naolí Vinaver. Sua utilização em um dos períodos mais transformadores da vida da mulher tem ganhado atenção de doulas, parteiras, enfermeiras e obstetrizes no Brasil. E não para por ai. O uso do rebozo na assistência obstétrica tem sido tema de pesquisas científicas, evidenciando sues benefícios para as mulheres.
Quando e por que o rebozo é utilizado?
“Quando engravidam, as mulheres expandem seu corpo, seu coração e sua alma.” Naolí Vinaver
Durante a gestação as mulheres estão em processo de plena abertura física, emocional, psicológica e espiritual, atingindo seu pico máximo de expansão durante o parto.
O tecido envolvendo o corpo feminino é como um abraço curativo. A massagem com o rebozo proporciona sensações quase sempre imediatas de bem-estar, alívio, segurança e aninhamento.
Olha só os benefícios das massagens nos diferentes processos:
Gestação: soltura de tensões, relaxamento, maior conexão com o bebê, alongamento, alívio de dores (em especial, aquele famoso incômodo na lombar) e equilíbrio das emoções.
Trabalho de parto: os estudos apontam o uso do rebozo como um método natural muito eficaz de alívio da dor durante o trabalho de parto. Usado para relaxar a musculatura e ligamentos do útero, desbloquear tensões do assoalho pélvico, aliviar as sensações das contrações, proporcionar movimento para o quadril e auxiliar a descida do bebê.
Pós-parto: para fechar o corpo da mulher, um ritual com objetivo de renovar a energia e encerrar o movimento de abertura que teve início na gestação. Além disso, a massagem proporciona um tempo de descanso tão necessário neste período. Algumas mulheres relatam a sensação de voltarem para o próprio corpo.
Como o rebozo é utilizado?
Para utilizar o rebozo é preciso entrega, carinho e sensibilidade. Sentir as necessidades da mulher e do bebê. Esse cuidado tão amoroso é uma excelente oportunidade para estabelecer relações de confiança e segurança entre a gestante e a doula.
Antes de começar a massagem, o ideal é criar um ambiente calmo, com luz baixa, tom de voz suave, podendo também colocar uma música de fundo para auxiliar no relaxamento da gestante.
A massagem pode ser feita em diferentes partes do corpo e em várias posições: em pé, inclinada para frente, sentada na cadeira ou bola suíça, de quatro apoios (apoiada ou não na bola suíça), deitada de lado sobre a cama, etc. Os movimentos podem ser curtos e ritmados ou amplos e lentos, dependendo da necessidade de cada mulher. Muito importante é que ela se sinta confortável e que fale quando estiver sentindo qualquer tipo de desconforto.
A frequência da massagem, bem como sua duração em um atendimento, varia bastante. O que sabemos é que em todos os casos os efeitos positivos do uso do rebozo não passam despercebidos pela mulher.
Outras funções do rebozo
Suas funções não se limitam a massagem. O rebozo pode ser muito útil para aquecer o corpo e espantar o frio, como apoio para o baixo ventre durante a gestação, para a mulher se pendurar durante o trabalho de parto e como ponto de força para o momento dos puxos. Ele pode também ser utilizado como sling para carregar o bebê. Resumindo: só amor por essa peça (e pela Naolí).
Rebozo na Ginecologia Natural
Este acessório é conhecido principalmente no mundo do parto humanizado, tendo incríveis funções na Ginecologia Natural. Os movimentos realizados através dessa técnica levam a mulher a se conscientizar mais do seu corpo. A região do ventre não representa absolutamente nada para algumas mulheres, no entanto, é esta uma das regiões mais poderosas do nosso corpo. Ela é a morada do nosso útero sagrado e localização do chakra umbilical, onde nossa criatividade e energia sexual se concentram.
Essa técnica é muito utilizada para ativar a energia do útero, acordando memórias e despertando a sexualidade. Através dos movimentos, o chakra umbilical é estimulado, aumentando o fluxo de energia da região. Esta energia traz benefícios como, por exemplo:
- Alivio das cólicas menstruais
- Aumento da libido
- Alivio nos sintomas da menopausa
- Alivio nas dores das costas
- Relaxamento
- Alivio de dores de cabeça
Na técnica do rebozo é possível acrescentar ervas, aromas e música, aprofundando ainda mais no processo de cura.
Luz p’ra nós!!!!
Ajudem no Merch:
https://escoladelucifer.com.br/
https://unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
http://unebrasil.org/
https://unebrasil.com.br/
Além de maravilhoso, um grande instrumento de poder! Aho.
Luz p’ra nós.
Além de maravilhoso, um grande instrumento! Aho.
Luz p’ra nós.
Muito bom, gratidão por compartilhar
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Parece um carinhoso amigo reconfortante!
Que incrível!! Gratidão!
Luz p’ra nós!
Oia que bacana!
Não imaginava tantas utilizações para essa peça.
Luz p’ra nós!
Parece muito acolhedor essa técnica, tirando um tempo para ter umas conexão entre a mãe e o filho de forma natural nesse longo processo. Luz p’ra nós
Gostei de saber, muito incrível uma peça auxiliar tanto ,e ter significado tão bacana! LPN
Luz para nós!!!
Luz para nós!!!
Tecnica interessante. Parabéns pela publicação #luzpranos
Tecnica interessante. Parabéns pela publicação #luzpranos #unebrasil #circuloedl
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom! Luz p’ra nós!
Muito bom!