Usando 200 mil tampas de garrafas recicladas, artista criou um dos maiores murais ecológicos da américa latina

Michelly 12
Compartilhe a Verdade

Muitos artistas ao redor do mundo começaram a mudar para a arte que chama a atenção de todos para o respeito e cuidado com a natureza. O artista, Oscar Olivares, 23 anos, da Venezuela, que vem ganhando manchetes recentemente com seu gigantesco mural feito de tampas de garrafas.

 

 

“Além das técnicas, sempre usei minha arte para ser feliz e expressar o que sinto e penso”, explicou a inspiração por trás de sua arte. “Estou profundamente feliz quando estou desenhando ou pintando e quero que as pessoas que olham para o meu trabalho sintam a mesma felicidade que sinto durante o processo criativo. Para ser sincero, no final, não tomei a decisão de me tornar um artista visual – é exatamente o que sou e se não tivesse me tornado um artista, teria sido uma pessoa totalmente diferente. ”

Oscar Olivares, em colaboração com a organização ambiental local OkoSpiri e Movimiento en la Arquitectura para el Futuro (eng. Movimento em Arquitetura para o Futuro), criou um mural gigantesco usando reciclados tampas de garrafas de plástico e tampas de recipiente.

Demorou 2,5 meses para colocar mais de 200.000 tampas plásticas em uma parede de uma pequena praça, a Plaza Escalona, no município de El Hatillo, Caracas. O mural tem 45 metros de comprimento, medindo 3,5 metros no ponto mais curto e 7,25 metros no ponto mais alto.

“A iniciativa veio da ONG OkoSpiri – eles me convidaram para participar como artista do projeto de criação do primeiro eco-mural da Venezuela usando apenas uma tampa de garrafa”, elaborou o jovem artista. “No começo, parece impossível, mas fiz algumas pesquisas e mergulhei profundamente no pontilhismo e na cor. Isso me ajudou a entender que não era apenas possível fazer um bom mural usando bonés, mas também algo difícil, mas impressionante e, portanto, vale a pena. ”

 

 

O mural consiste em 200.000 tampas de plástico reciclado para fazer uma extensa ilustração de 45 metros

 

 

Ao longo de quase três meses, a equipe passou por várias etapas para tornar o mural uma realidade: eles aplicaram uma camada de tinta branca (doada pela Pinturas Pineco CA e OkoSpiri AC), colocou uma grade para o design, coletou as tampas plásticas (com a ajuda da Multirecicla CA) e as limpou, preparou a mistura, colocou as tampas e adicionou os retoques finais (suavização, etc.).

O resultado final é uma composição maravilhosamente colorida de araras em seu habitat natural. Além dos pássaros majestosos, o mural inclui girassóis, montanhas do Parque Nacional El Ávila e dois prédios afundando nos prados verdes sob um céu estrelado, além de outros pequenos elementos.

 

 

“O mural começa com a cidade de Caracas (onde está o mural) à noite com uma lua arepa. O arepa é a comida mais típica da Venezuela e algo que conecta todas as pessoas do país – os ricos e os pobres. No céu inspirado por Van Gogh, você pode ver dois Ovnis (OVNIs) que representam nossa conexão com o espaço sideral. Então, temos alguns girassóis e, na parte mais importante do mural, as quatro araras de diferentes tamanhos e perspectivas voando por aí. Você pode testemunhar esses pássaros voando por Caracas o tempo todo, eles estão sempre em um casal ou em grupos. No final do mural, você verá um Araguaney – essa é a árvore nacional da Venezuela com o nome do mural “Oko-mural”, inspirado na ONG OkoSpiri. ”

 

 

O impressionante mural visa conscientizar as questões ecológicas presentes em caracas e além

O mural de boné de plástico é declaradamente um dos maiores murais ecológicos da América do Sul e o primeiro desse tipo na Venezuela. A ideia por trás da obra de arte é conscientizar os moradores de Caracas e além sobre os problemas ecológicos que o país enfrenta.

Além disso, o mural também visa revitalizar essa área específica de El Hatillo, que até agora foi abandonada e se tornou um aterro sanitário. Isso, por sua vez, traz um sopro de ar fresco para as comunidades que vivem na área.

“Para ser sincero, a parte mais desafiadora era algo que você realmente não vê no mural – a preparação. Especificamente, era coletar as tampas das cores necessárias, principalmente as amarelas. Como eu disse, isso não é arte feita por um artista, mas arte feita por pessoas simples completamente por pura consciência ”, explicou Oscar.

 

O mural levou 2,5 meses para ser produzido e pode ser visto na plaza escalona, no município de el hatillo, caracas

 

 

Em uma de suas postagens no Instagram , Oscar compartilhou alguns de seus pensamentos sobre o que é arte e deve ser: “Um artista feliz é aquele que, quando amadurece, continua pintando como fazia quando criança, usando a pintura de sua alma e coração. A arte é a união de uma técnica magistral com um sentimento puro … ”

Por fim, perguntamos a Oscar sobre projetos futuros e as pessoas do mural se alegram! Há mais por vir: “Tenho mais projetos para mais murais em Caracas. O próximo deste ano será feito com tintas da maneira regular, mas esperamos fazer murais mais ecológicos na Venezuela e em outros países também. Também queremos fazer uma exposição de arte com apenas eco-arte. Pessoalmente, estou trabalhando em novas pinturas porque em breve tenho mais exposições de arte na Europa, então temos muito o que fazer! ”

 
 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Usando 200 mil tampas de garrafas recicladas, artista criou um dos maiores murais ecológicos da américa latina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cristais do Reino Mineral [#10]

Compartilhe a Verdade   Seguimos com a lista de cristais que já vem se estendendo por vários posts, tamanha é a diversidade de espécie dessas pedras criadas pela natureza. Na foto acima, temos mais exemplares de pedras lindíssimas e diversificadas do acervo de cristais de um irmão da EDL. Não […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!