Lustre vivo: além de lindo, contém algas que purificam o ar e absorve CO2

Michelly 14
Compartilhe a Verdade

Imagine uma lustre feito com algas vivas que absorvem CO2, purificando o ar. Esse lustre biológico existe e foi inventado por Julian Melchiorri, um designer e engenheiro de Londres.

 

 

A iluminação é um componente fundamental em qualquer espaço, por isso, quando bem projetada cria um clima diferenciado e especial. Imagine se além disso fosse possível criar uma iluminação capaz de purificar o ambiente?

A partir desse pressuposto Julian Melchiorri, com larga experiência em tecnologia bioquímica,  criou Exhale, a marca desse lustre revolucionário.

Sua invenção é composta de folhas de vidro “povoadas” por algas verdes que absorvem dióxido de carbono do ar, liberando simultaneamente oxigênio para o ambiente.

 

Imagem relacionada

O “Exhale” é composto de 70 pétalas de vidro em vários tamanhos que contêm algas verdes envolvidas em módulos foliares e mantidas vivas pela luz do dia e através da relação de simbiose no ambiente, uma espécie de “gotejamento” de nutrientes, além de conter LEDs (emissores de luz).

Em síntese, este é o primeiro lustre vivo que realiza continuamente fotossíntese melhorando o ar que se respira.

 

 

 

“No último século, nossa população em contínuo crescimento está queimando combustíveis fósseis e destruindo a vida das plantas, substancialmente forçando uma mudança na atmosfera e no clima, transformando nosso planeta. Tendo esse problema constantemente em mente, experimentei maneiras diferentes de produzir novos materiais e influenciar positivamente o mundo, ao nosso redor. Essas tecnologias podem revolucionar nosso ambiente urbano, tanto em termos de produto, quanto de arquitetura, purificando o ar que respiramos, aprisionando dióxido de carbono e produzindo preciosos produtos biológicos, usando apenas água e luz” – explica Julian Melchiorri.

 

 

Outro diferencial desse lustre é que por ser modular, suas folhas podem ser orientadas em vários modelos e formatos de acordo com a necessidade e espaço do ambiente.Cada estrutura possui um módulo de folha única de 3 tamanhos diferentes que se repete 70 vezes em uma matriz radial, similar a como a natureza molda as plantas.

O lustre Exhale, foi exposto no Museu V&A para a London Design Week 2017 e tornou-se parte integrante da prestigiada coleção permanente de V&A. A criação rendeu à Julian Melchiorri o prêmio Emerging Talent Award.

Atualmente, o lustre ainda se encontra na fase de protótipo, mas o jovem criador tem o objetivo de viabilizá-lo para produção e comercialização e ainda testar seu invento em edifícios maiores.

 
 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Lustre vivo: além de lindo, contém algas que purificam o ar e absorve CO2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

As 30 Fotografias da Vida Selvagem vencedoras do concurso #Wild2020

Compartilhe a VerdadeSegue as fotografias vencedoras do mais recente concurso de fotos da Agora, apresentando a melhor fotografia de natureza do mundo, com mais de 9219 fotos enviadas. O concurso #Wild2020 foi lançado em 21 de fevereiro no Agora, o aplicativo móvel onde fotógrafos, amadores ou profissionais, podem participar de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!