Bambu: matéria-prima sustentável do futuro

Michelly 18
Compartilhe a Verdade

 

O bambu é uma alternativa sustentável e viável para servir como matéria-prima na bioconstrução e para outras finalidades também.

Em tempos que se faz urgente alternativas sustentáveis e ecológicas para serem empregadas nas diversas áreas da nossa existência, procurando evitar o desmatamento, o desperdício e o excesso de lixo. Assim surge a ideia de se utilizar o bambu na construção civil.

 

 

Prédio em alvenaria estrutural

Uma das grandes causadoras da devastação da Natureza e dos danos ao meio-ambiente é a área da construção civil. As matérias-primas utilizadas na construção não são nada ecológicas: o cimento é um dos maiores emissores de CO2, a madeira derruba florestas, o aço, o ferro e outros minerais produtos da mineração, estão estritamente ligados à uma atividade de alto impacto ambiental.

Para evitar que esses prejuízos aumentem, a escolha dos materiais utilizados na construção civil, bem como tecnologias alternativas de baixo impacto, serão de fundamental importância e farão toda a diferença para a preservação ambiental.

 

 

Materioteca Sustentável

Bambu não é só uma matéria prima do futuro, mas presente também, pois, é um material “tradicionalmente inovador”, usar esse recurso que além de versátil confere estética e beleza ao ambiente, além de ter diversas utilidades e empregos criativos

Veja abaixo o que a Brianna Bussinger e Rafael Alves, criadores da Encaixe Soluções Alternativas,  tem a dizer sobre as vantagens e os motivos de se utilizar o bambu como matéria-prima.

 

 

Imagem relacionada

As vantagens do uso do Bambu

O bambu é um material que oferece múltiplas vantagens, pois o seu emprego na construção civil e em outras áreas traz vários benefícios:

✅ Melhor alternativa do que a madeira e de fácil cultivo, essa planta se dá bem bem diversos climas e solos
Absorve bastante o CO2 da atmosfera
✅ É resistente, flexível e leve, sendo um material de fácil transporte.
✅ Por ser um material com várias vantagens, a sua disponibilização no mercado vem sendo crescente e cada vez mais fornecedores, arquitetos, bioconstrutores, designers e mão-de-obra especializada vêm optando por essa matéria-prima.
✅ O bambu tem um crescimento muito mais rápido do que as outras madeiras de corte, essa é a sua principal característica sustentável, porque facilmente renovável.
 

cupula-de-bambu-vo-trong-nghia-8 - Muda Tudo

Motivos para se utilizar o Bambu

Além das vantagens que já foram descritas, existem várias razões que mostram que o bambu é uma ótima opção para ser utilizada em projetos de construção e arquitetura:

✅ O bambu além de ser um recurso renovável, substitui a madeira evitando a devastação das florestas.
✅ É um vegetal que se adapta em diversas regiões, desde a áridas até as úmidas, em áreas de baixas ou altas altitudes, por isso é de fácil cultivo.
✅ A planta do bambu é um dos vegetais que mais libera oxigênio.
✅ É uma planta que cresce rápido e bastante (renovável).
✅ Como matéria-prima, o bambu é altamente aproveitável, pois, suas partes são utilizadas para diversos fins.
✅ O bambu é um material que tem diversas aplicações, tais como: móveis, artesanato, piso, papel, construção, paisagismo, carvão, decoração, tapeçaria, etc.
✅ Seu cultivo dispensa o uso de fertilizantes químicos, herbicidas e pesticidas.
✅ As raízes e rizomas do bambu nutrem o solo, mesmo após a colheita dessa planta.

 

O bambu nos ensina 7 segredos

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

18 thoughts on “Bambu: matéria-prima sustentável do futuro

  1. Com certeza seria muito benefico usar o bambu na construção( e outros usos também) alem da diversas vantagens que traz, a aparência ficaria bem diferente das florestas de concreto( no caso se tornaria uma floresta verde).Luz p’ra nós!

  2. Ótimo post. Esse vegetal é sem dúvidas um dos melhores para ser usado como matéria prima na área da construção civil. Só pelo impacto ambiental reduzido já vale a pena empregá-lo nesse setor q tanto pesa pra nosso meio ambiente.
    Luz pra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Projeto de inclusão leva e incentiva o uso de absorventes ecológicos, feitos por mulheres do sistema prisional brasileiro

Compartilhe a VerdadeCom apenas 17 anos, ela desenvolveu um projeto inovador e útil: iniciar a produção de bioabsorventes para a população feminina do sistema prisional brasileiro. Vamos falar sobre Giullia Jaques Caldeira, uma menina nascida e criada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, ativista de movimentos sociais […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!