Para a maior parte dos seres humanos, o imenso conjunto de espécies conhecido genericamente pelo nome de “barata” é sinônimo sempre de falta de higiene. Não poderia haver estigma mais injusto. Afinal, isso é uma ilusão, as baratas que ganham a vida no esgoto se alimentando dos nossos restos são apenas 0,65% das 4300 baratas que existem. É hora de ter uma conversa séria sobre preconceito e generalização. A revista do Smithsonian e o livro Cockroaches, da Johns Hopkins University Press, revelam tipos baratas que te farão repensar tudo que você acha que sabe sobre o inseto. Saiba quais são elas abaixo:
Prosoplecta
Se joaninhas são símbolo de sorte, porque uma barata com pintura de joaninha não traria os mesmos auspícios? As baratas do gênero Prosoplecta desenvolveram a coloração vermelha e preta para fazer com que pássaros predadores as confundam com animais venenosos e não ataquem.
Lucihormetica fenestrata
A Lucihormetica fenestrata é um baratão 100% latino com duas “lanternas” que mais se parecem com olhos que brilham no escuro. Ela mora nas bromélias da Floresta Amazônica. Sua bioluminescência é uma tática de atração de fêmeas. Uma barata Don Juan com um olhar literalmente brilhante. Todo o gênero Lucihormetica compartilha essas características.
Therea petiveriana
Therea petiveriana, diversamente chamado de barata deserto, barata sete manchado, ou barata dominó indiana, encontrada no sul da Índia.
Acredita-se que o padrão preto e branco dessas baratas evoluíram para imitar o padrão do agressivo besouro Sexguttata Anthia que tem defesas fortes, incluindo a capacidade para pulverizar irritantes químicos.
Panchlora
As baratas do gênero Panchlora, comumente chamadas de baratas verdes, baratas cubanas ou baratas da banana são conhecidas por sua cor esverdeada, o que se torna único entre todas as baratas. Os indivíduos jovens, porém podem assumir cores pardas. São baratas com ampla distribuição nas Américas inclusive aqui no Brasil.
Macropanesthia rhinoceros
Algumas espécies de baratas ostentam chifres e crenulações no pronoto (aquela placa da região dorsal da barata que encobre parcialmente ou totalmente a cabeça). A mais conhecida é a barata rinoceronte Macropanesthia rhinoceros. Os machos destas baratas usam as crenulações para brigarem nas disputas por fêmeas. Somente os machos a tem.
Blaberus
Algumas baratas são realmente grandes. Um exemplo são as baratas do gênero Blaberus, chamadas de baratas cascudas que costumam ser utilizadas como bichinhos de estimações e ás vezes alimento para outros animais! São conhecidas pelo seu tamanho extremo podendo chegar até 10 cm! Outra grandona é a barata do gênero Hedaia que possui esse nome devido a sua textura semelhante a uma madeira. Esta barata pode chegar a 6cm.
Calolampra
Algumas baratas se assemelham com os antigos arthropodas já extintos denominados de trilobitas. Estas baratas conhecidas como “baratas trilobitas” são espécies que se enterram na areia. Algumas ficam tanto na areia que os sedimentos chegam a ficar incrustados em seu exoesqueleto. Um exemplo é o gênero Calolampra e Polyzosteria.
Austral Ellipsidion
Barata-bonita ou Austral Ellipsidion é comum da Austrália. É ativa durante o dia andando sempre entre folhas e flores. Normalmente as baratas se alimentam de tudo são onívoras, mas a Ellipsidion australe ainda tem o hábito alimentar incerto, como elas são encontradas em plantas, raramente no chão, acredita-se que se alimentam de pólen, seiva e fungos.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Ahm! Deus que me perdoe, mas ôh bicho que me dá uma agonia, esse, obrigada pelo post, assim a gente consegue vê-las por outras perspectivas, Também são vida e fazem parte dela neste universo lindo,
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz pra nós…
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz para nós!!!
Gratidão.
Luz P’ra Nós!
Luz para nós!!!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!