Ritos de passagem – Menarca

Compartilhe a Verdade

A menstruação é o ponto sagrado da mulher, o mistério mais profundo da sacralidade feminina, representando o elixir sagrado da vida.

O que é menarca?

Toda vez que uma menina recebia em seu ventre o poder de menstruar, todas as mulheres das tribos se uniam para realizar o rito de passagem. A transformação da menina para a mulher, é uma forma de celebração que introduzia a energia circular ao entendimento do que é ser consciente, ensinando valores e mistérios do feminino, da força criativa e o poder de gerar. O Rito do Menarca é considerado o Rito mais importante que uma mulher passa e por isto tinha como função auxiliar e entender sua condição física e sua relação com a função procriadora da natureza, o poder de dar vida. Também trazendo liberdade e responsabilidade, de forma honrosa, a jovem deve assumir o comando de suas ações, o domínio da consciência.. Além da menstruação servir como fonte de criação, ela serve como uma limpeza do órgão reprodutivo feminino e reforça as defesas do organismo graças ao estrogênio natural.

Esses ritos foram celebrados entre povos tão distantes quanto os africanos, andinos, celtas e nativos americanos entre muitas tradições.

No Egito os Faraós faziam elixires mágicos com o sangue menstrual para aumentar os seus poderes espirituais e magnetismo. Os gregos e também povos indígenas misturavam o sangue menstrual de uma mulher nas sementes que seriam plantadas, pois acreditavam que aumentava a fertilidade do solo e a possibilidade de conseguir uma colheita farta. Os povos celtas faziam símbolos como forma de proteção e força divina.

Nos ritos andinos as mulheres ficavam de cócoras, deixava o sangue menstrual escorrer livremente, penetrando e nutrindo a terra como reverencia a mãe Terra. Graças a presença de três nutrientes importantíssimos para as plantas – o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Elas devolviam para as plantas os nutrientes necessários que fertilizavam os solos.

Quando a mulher não encontra solo fértil onde possa aprender e honrar este processo natural de transformação que ocorre em seu corpo, ela pode desenvolver danos emocionais, que acabam por transformar esta transição em uma fase brutal de crises, contestações, dores e desencontros internos, e isso reflete na energia masculina desequilibrada, aonde a mulher se sintoniza com reflexos da mesma frequências atraindo energias destrutivas e mal posicionadas, usando da energia Kundalini de forma inconsciente. Por isso a grande importância da consciência feminina que tudo cria. Devemos confiar nas manifestações de DEUS, confiar na simetria perfeita. Honrar a sacralidade do seu corpo, passar pelo momento da morte e amar a vida.

(Acesse conteúdo sobre a Kundalini):

A Kundalini e os Chakras

Sabemos que hoje em dia existe muitos tabus em relação ao sangue menstrual. Tabus negativos nos condicionam a entender a função menstrual como algo que deve ser rejeitado, algo vergonhoso. Essa perspectiva nos faz entender alguns padrões e até posicioná-los. Os eufemismos e tabus menstruais são antigos, mas nem todas as sociedades veem a menstruação de forma negativa. Não é preciso ter medo ou nojo de lidar com o sangue menstrual. Ele é muito limpo e rico! Trata-se de uma manifestação do seu ciclo, é parte de você, é parte de Deus e agora pode ser também parte do ciclo da terra, ciclo de morte-vida.

Veja também:

Matriarca – O papel da mulher [#1]

O surgimento da Bruxa – O papel da mulher [#2]

(É assim que a chuva volta para o mar, o dia para a noite, e a árvore para a Terra. Camadas após camada, lembramos de onde viemos e para onde vamos, sendo para sempre, o que sempre fomos; Movimento – algo no nada; Vida. – Bob Navarro).

                                                                                              Portais

     Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Ritos de passagem – Menarca

  1. Bela materia. So recentemente consegui enxergar o quanto e lindo e sagrado menstruar. Nao vejo a hora de comemorar com minha filha quando a dela comecar a vir. Gratidao pelo texto. Luz p’ra nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulher transforma toco de árvore em pequena biblioteca gratuita

Compartilhe a Verdade A bibliotecária Sharalee Armitage Howard teve uma ideia única enquanto estava de férias do trabalho: transformou o interior de uma árvore morta de 110 anos em uma pequena biblioteca comunitária e gratuita próxima à sua casa, em Coeur d’Alene, Idaho (EUA). O resultado final ficou incrível, especialmente para os […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!