Absorventes menstruais

Compartilhe a Verdade

Sim, o inverno pode estar a afetar a sua menstruação. Saiba como

Falar sobre menstruação ainda é tabu na nossa sociedade. O sangue feminino ainda é considerado sujo e impuro, inclusive por muitas mulheres. Desde a nossa primeira menstruação não nos foi ensinado que o sangue que sai de nós é o sangue da vida, da criação divina.

Quando menstruamos automaticamente nos é ensinado a usar os absorventes descartáveis, pela “praticidade”e porque através das propagandas passa a impressão de que ao usar esses absorventes a menstruação será mais leve, fresca e com o menor contato com o sangue possível. Os estudos para a criação de absorventes descartáveis começaram na Alemanha, ainda no fim do século 19. O primeiro desses produtos, uma espécie de bandagem que as mulheres colocavam sobre a calcinha, apareceu nas lojas em 1890. Outros avanços significativos aconteceram na década de 1930. Nessa época, chegou ao Brasil o Modess, o primeiro absorvente descartável vendido no país.

Com a premissa de praticidade, higiene e liberdade os absorventes menstruais ganharam o público feminino. Cada mulher descarta em torno de 10.000 absorventes ao longo da vida. Este número pode aumentar dependendo da mulher e eles demoram em torno de 100 anos para se decompor. Muito impacto no meio ambiente, não?!

Para além do impacto ambiental o que não nos contam são os ingredientes que compõe esse produto e o que eles causam ao nosso organismo. A tecnologia do absorvente íntimo descartável se assemelha à das fraldas, com o uso de árvores e petróleo como matérias-primas para sua fabricação. O absorvente externo é composto basicamente por celulose, polietileno, propileno, adesivos termoplásticos, papel siliconado, polímero super absorvente e agente controlador de odor.

Componentes químicos

Dioxina

Descolorante. É uma substância cancerígena e tóxica para o sistema imunológico e reprodutivo, que causa alterações na mucosa do útero e no endométrio, podendo levar à endometriose. Não há nível saudável de exposição à dioxina e até uma quantidade pequena pode ser perigosa, exatamente porque ela se acumula no organismo. A Bélgica, país que tem uma das maiores taxas de endometriose do mundo, mediram os níveis de dioxina no ambiente e encontraram uma relação importante.

BPA- Bisfenol A

Cada absorvente contém o equivalente a quatro sacolas plásticas. A concentração de bisfenol A é quatro vezes maior no absorvente feminino que em uma sacola de supermercado plástica. Capacidade de desregular o sistema endócrino. Na saúde humana, pode induzir a diversos distúrbios como ginecomastia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, infertilidade, síndrome do ovário policístico, diabetes, puberdade precoce, câncer de mama, endometriose e neoplasias.

Bisfenol S e Bisfenol F

Surgiram como substituição do BPA- Bisfenol A, mas apresenta riscos semelhantes. Por serem disruptores endócrinos, o BPA, o BPS e o BPF têm a capacidade de interferir no equilíbrio hormonal dos organismos. Os disruptores endócrinos estão associados a diabetes, síndrome dos ovários policísticos e outras.

Poliéster, Polipropileno e Polietileno

São feitos a partir de petróleo, e liberam um tipo de gás irritante da mucosa vaginal. Tornam os absorventes ultra absorventes, não permitido a passagem do ar deixando a área vaginal quente e úmida, promovendo fungos e bactérias.

Agrotóxicos

A matéria-prima básica para a confecção dos absorventes é o algodão, uma cultura cujo plantio atrai muitas pragas. Como se sabe, o uso de agrotóxico nesse tipo de plantação é muito frequente e todo produto feito com algodão não orgânico apresenta rastros dessa substância nociva à saúde.

Dia Internacional da Mulher: Menstruação: interromper ou não ...

Menstruar é saúde

A saúde menstrual é um fator muito importante para a saúde em geral. Faz parte do funcionamento natural do corpo feminino. E mais que isso, menstruar em um ambiente saudável. Atualmente temos opções bio agradáveis como o coletor menstrual, calcinhas menstruais, disco menstrual. Antigamente nossas ancestrais usavam panos durante a menstruação e agora retornamos a esse lugar. Só que com mais opções, e sempre vai se inovando. Através dessas alternativas nos reconectamos com o nosso sangue sagrado, nos despindo dos tabus com o nosso próprio corpo.

Benefícios da menstruação

  1. A menstruação é uma forma de eliminarmos hormônios, toxinas, ferro e outras substâncias que se encontram em excesso no nosso organismo.
  2. Ajuda a eliminar os líquidos em excesso no corpo.
  3. Através do equilíbrio hormonal natural a nossa saúde óssea se mantém segura.
  4. A menstruação além de provocar uma limpeza física, provoca também uma limpeza emocional profunda.

Para além das questões físicas menstruar é conexão com o subjetivo é um momento de morte e renascimento, de voltarmos a ser sementes, nos nutrir e renovar as energias. É um momento de recolhimento e de reconexão com o sagrado.

Muitas doenças no trato ginecológico vem surgindo com a modernidade, alimentação industrializada demais, uso dos absorventes, falta de contato com a natureza e pouca exposição a luz solar.

Trocar os absorventes menstruais plásticos pelos ecológicos é um passo gigante não só para a nossa saúde íntima como também para a saúde da Mãe Terra.

 

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós! 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “Absorventes menstruais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Coentro: Propriedades e para que serve

Compartilhe a Verdade O coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora o seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!