O sagrado feminino e a cura pela natureza [3]: Ciclo Menstrual

Michelly 24
Compartilhe a Verdade

Olá Tribo, saúdo a todas as guerreiras e todos os guerreiros da Verdade! Vamos para mais um post relacionado ao Sagrado Feminino e a cura pela natureza. Dessa vez escolhi um tema essencialmente do mundo feminino, que, porém, é de essencial entendimento pelos homens também, pois é um ciclo muito importante da vida de toda mulher, e que influencia muito no equilíbrio da mulher em si e de seu lar.

Nesse post irei focar em alguns desequilíbrios que podem ocorrer devido a esse ciclo e nas formas de cura pela natureza, de modo a retomar o equilíbrio em nossas vidas. Portanto, não irei tratar especificamente do ciclo menstrual sagrado, o que certamente será tratado em um post especial e específico produzido pelas meninas do círculo, tratarei aqui de questões mais pontuais relacionadas à cura pela natureza.

Para se manter antenados com essa força e ajudar a fortalecer cada vez mais, sigam o instagram @circuloedl e acompanhem a hashtag #circuloedl!

Superada essa fase introdutória, é importante entender que uma menstruação que reflete um corpo em equilíbrio é uma menstruação clara, sem odores fortes, sem coágulos e em quantidade moderada. Além disso, ela deve ocorrer sem cólicas ou espasmos, de forma regular, obedecendo o ciclo de aproximadamente 28 dias, sem tensão pré-menstrual muito intensa, a famosa (MALDITA! Rs) TPM.

Poxa vida, lendo isso parece um conto de fadas né meninas? (o que de fato é o que deveria ser, mas sabemos que não é tão simples). Todas sabemos (talvez os meninos também) o quanto é difícil manter o equilíbrio desse ciclo sagrado, e o quanto acabamos sofrendo em diferentes estágios desse período, sendo um período grandemente influenciado pelos desequilíbrios causados pela vida no sistema/teatro/matrix.

É comum vermos mulheres próximas (e nós mesmas) com desequilíbrios relacionados ao ciclo menstrual, que podem ser de diversas formas, como por exemplo: sangramentos escuros, muito abundantes ou escassos, adiantados ou atrasados, com cólicas intensas e TPMs monstruosas.

 

 

Mas calma, ninguém precisa odiar a menstruação!!!!!!

PELO CONTRÁRIO, temos que entender que é um ciclo natural, divino e lindo que envolve o sagrado feminino, aprendendo a amar tudo o que envolve esse período, e entendendo que quando sofremos por conta desse ciclo, não é por que ele é ruim, mas é ele nos mostrando todo o mal que estamos em contato e deixando abalar nosso ciclo sagrado.

O ciclo menstrual quer nos mostrar tudo o que não vemos ou que estamos deixando passar, é o momento crucial que te mostrará muito sobre ti mesma, demonstra se as pessoas que você convive, os lugares que frequenta e os alimentos que consome estão em equilíbrio com seu ser essencial. Além disso, problemas no ciclo menstrual podem ser alertas de algum problema físico como desequilíbrios hormonais, tumores, cistos, uso excessivo de medicamentos, etc.

A menstruação não se trata apenas da eliminação do óvulo, mas sim de um perfeito sistema cíclico de desintoxicação. De acordo com a medicina oriental, a menstruação ocorre devido a função feminina de gerar a vida, que exige uma limpeza periódica do sangue para se obter um organismo limpo e preparado para essa experiência divina.

Portanto, caso vocês possuam algum desconforto devido ao ciclo, não se desesperem, não achem de pronto que se trata de alguma doença terrível e necessária de se combater com remédios. Talvez é isso que os médicos lhes digam.

Mas não, minhas amadas irmãs, vocês não precisam se preocupar tanto nessas soluções convencionais e de choque. Tudo pode (e muito provavelmente é) se tratar apenas de uma alimentação rica em toxinas ou proteínas, ou desequilíbrios hormonais, energéticos, emocionais causados devido a fatores externos e internos que você pode curar e prevenir muito bem com a adoção de hábitos mais naturais e harmônicos, com o uso de determinadas plantas medicinais e tratamentos que proporcionem um ciclo menstrual saudável.

Relacionando brevemente com a cromoterapia, sabedorias populares e estudos na área contraindicam o uso do vermelho durante tensão pré-menstrual. Portanto, naquele dia que você tá com “sangue no zóio”, não use vermelho! Rs.

 

 

Tensão pré-menstrual

Falando nela, na temida TPM, ela se manifesta alguns dias antes do período menstrual, pois o corpo está se preparando para eliminar líquidos, o ventre e os seios incham, psiquicamente a mulher fica sensível, com um poder de concentração menor, que pode acompanhar crises de choro de depressão. Porém, é importante destacar que nesse momento o corpo está se preparando para uma grande desintoxicação geral, e chorar elimina toxinas e líquidos através das lágrimas. Poxa somos puro equilíbrio cíclico e ás vezes nem nos damos conta do quanto!

Para diminuir a retenção de líquidos nesse período os exercícios são de grande ajuda, aí vai muito do que cada uma curte fazer para que o corpo elimine os líquidos através do suor, nadar, caminhar, trilhas, andar de bike, academia, sauna (isso nem é exercício, mas tudo bem, faz suar), etc (cada uma fazendo o que ama atinge o resultado desejado).

Outras soluções legais e naturais para a retenção de líquidos é através de massagens ou banhos com óleos eliminadores de líquidos como o óleo de alecrim ou o de gerânio. Estes tratamentos devem ser feitos a partir do primeiro sintoma da TPM.

Algumas plantas que combatem a retenção de líquidos: lima, alcachofra, porangaba, cordão-de-frade, marmelo, alecrim.

Outro companheiro para esses momentos de tensão é o chá de funcho.

Se você sente dor de cabeça ou tontura nesse período, o que também é comum, sua medicina será a utilização de melissa e hortelã na forma de compressa, inalação ou banho. Podem também utilizar a inalação do cheirinho do óleo feito com essas duas plantas, caso precise estar fora de casa e esteja sentindo dores de cabeça ou tontura.

Caso vocês sejam daquelas moças que viram no bicho quando estão de TPM (quem nunca, rs) a melhor indicação que pode ser dada é a utilização da bergamota. Brincadeiras a parte, a bergamota é utilizada para evitar qualquer mudança temperamental forte, seja raiva, tristeza, depressão, agressividade… Além da bergamota, para tratamento dessas mudanças de temperamento também podem ser utilizados óleos de rosa, jasmin e Sálvia officinalis.

 

Bergamota:

 

Outras plantas que são boas para o tratamento da tensão: amoreira, hipérico, Artemísia, laranjeira, cavalinha e morango (hmmmmmm, dá pra entender, morango cura tudo *_*, rs).

Deixem-se envolver por esses aromas divinos e pela essência calma e equilibrada dessas plantas, tudo vai ficar mais fácil.

Todas as plantas que tratam os desequilíbrios menstruais no geral podem ser utilizados nessa fase, ou como prevenção.

 

 

Cólicas

Quando tiver fortes dores, utilize a compressa quente ou bolsa de água quente. Também pode ser feita a imersão dos pés em água de mostarda quente, que ajuda a expulsar o fluxo sanguíneo e acalma as dores. (hidroterapias).

As cólicas menstruais também podem ser tratadas através da geoterapia, utilizando de uma “massa” de argila que deve ser colocada sobre a região pélvica no formato de um triângulo, inicialmente deve-se tentar o tratamento através dessa compressa de argila fria mesmo. Caso a compressa geoterápica fria não traga alívio, pode-se partir para a compressa de argila quente, realizada no mesmo formato da compressa fria, a temperatura deve estar um pouco abaixo da que você consegue suportar sentir na pele, deve-se aplicar e permanecer com a compressa de argila quente na região pélvica por no máximo 10 minutos. Geralmente uma aplicação é suficiente, mas pode ser aplicada por no máximo 3 dias.

Outra aplicação interessante da geoterapia para a cura da cólica é através do consumo interno, consumindo um pouco de argila diluída em água se tem um efeito anestésico que cura cólicas. (mas, por favor, não tomem a argila de qualquer lugar, deve ser uma terra despoluída e sem outros corpos estranhos rsrs).

Plantas que auxiliam nesse desequilíbrio: Bergamota, benjoim, gengibre, jasmin, hortelã, rosa, açafrão, Artemísia, amora branca, cannabis.

 

 

Dores menstruais no geral

Geralmente as dores manifestadas antes ou durante o período menstrual derivam de uma alimentação desequilibrada.

Aqui também existe o tratamento preventivo, realizado entre um período menstrual e outro. Se tiver a possibilidade, fique no sol 2 vezes ao dia. Aqui também é eficaz o tratamento de dois banhos frios diários de cerca de 15 minutos. Outra dica legal é beber a água de ameixas e figos secos.

Ervas que ajudam nessa hora: Erva-doce, camomila, cenoura, lavanda, melissa, manjerona, Salvia sclarea, hortelã, rosa, açafrão.

 

Salvia sclarea:

 

Além disso, também existem alguns alimentos que são ótimos na prevenção contra a menstruação dolorosa: laranja, uva, maçã, ameixa, salada de alface, tomate, cenoura, escarola e purê de batatas.

 

 

Menstruação intensa e longa (fluxo sanguíneo forte), menorragia, menstruação abundante

Caso você sofra desse desequilíbrio menstrual, é muito importante que no momento em que estiver menstruada repouse o máximo que puder e conseguir.

Além disso, entre um período menstrual e outro, como forma de prevenir o sangramento excessivo, faça o tratamento diário com dois banhos gelados de cerca de 15 minutos, também faça fricções frias com toalha molhada pela manhã e pela noite (isso entre um período e outro, não durante a menstruação, aqui é a prevenção), isso elimina a febre interna que causa o sangramento intenso. Banho de sol diário (sem se torrar) também pode ser eficaz.

Alguns chás que são bons tanto no tratamento quanto na prevenção do sangramento em excesso: folhas de goiaba ou araçá, carvalho, cavalinha, poejo, rosa, incenso, cipreste, canela.

 

 

Menstruação irregular

Poxa, é uma porcaria não saber que dia vai descer a menstruação, mas existem plantas que ajudam a regular o ciclo: Rosa, melissa, Salvia sclarea.

 

 

Menstruação fraca ou atrasada

Meninas, sempre lembrando que em caso de suspeita de gravidez, sempre pesquisem 500 mil vezes antes de utilizar qualquer medicina, a saúde do bebê e a sua em primeiro lugar!

Esse desequilíbrio pode ser causado por falta de ferro ou vitaminas na alimentação.

Bolsas de água quente e pés quentinhos são fundamentais aqui também. Também podem ser realizados os 2 banhos frios diários e o banho de sol no ventre como prevenção.

Ervas que auxiliam nesse desequilíbrio: Basilicão, funcho, camomila, manjerona, orégano, melissa, cominho, erva-cidreira, noz moscada, mirra, alecrim, Salvia sclareaSalvia officinalis, tomilho, cipreste, calêndula, língua de vaca (a planta), louro, endro, arruda, bucha, melão-de-são-caetano.

 

Língua de vaca:

 

 

Desequilíbrios menstruais no geral – prevenção e tratamento

Aqui, trago alguns exemplos de plantas que são recomendadas para o tratamento de praticamente todos os desequilíbrios relacionados à menstruação, e não apenas um específico: Salvia sclarea (fazer um óleo essencial utilizando essa planta e aplicar da maneira que desejar irá te trazer muito alívio durante todo o ciclo. O óleo dessa planta elimina qualquer indisposição, as cólicas menstruais e também é indicada para menstruação irregular); Feijão-Guandu (este é outro santo remédio que trata todo o ciclo, deve ser feito na forma de infusão, derramar água quente sobre as folhas e tomar o líquido, não se deve ferver o Guandu. Consumir essa infusão 3 vezes por dia, o tratamento citado com o Guandu pode ser substituído por folhas de avenca); gerânio; manjerona; rosa.

 

Feijão-Guandu:

 

Para diversos sintomas menstruais em desequilíbrio, os banhos quentes de assento e as compressas quentes são de grande eficácia.

Outro tratamento imprescindível e preventivo para evitar os problemas que podem ocorrer devido ao desequilíbrio no ciclo menstrual é através de exercícios respiratórios. Estão sendo realizados posts sobre a respiração realizados especialmente pelo nosso círculo, a irmã Vitória já postou um sobre Pranayama que está muito bom, se ainda não leram, leiam e fiquem de olho no que vem por aí!

 

 

Menopausa

Esse também é um período muito importante do ciclo feminino e que merece um post inteiramente sobre isso, pois também é um momento intenso e complexo. Portanto, não irei me aprofundar, agora, tanto no tema.

Apesar disso, deixo uma dica bem legal que aprendi, que diz respeito a um tratamento dos efeitos da menopausa através da monodieta. Fazendo uma breve introdução do que é a monodieta, se trata de se alimentar durante um dia todo, ou um período de dias, de apenas um alimento, de modo a forçar o seu corpo a entrar em equilíbrio. Claro que esses alimentos utilizados em conjunto com outros alimentos também têm os efeitos benéficos, porém, a monodieta é mais radical e causa efeitos mais visíveis. Mas calma, não é nada tão radical.

No caso da menopausa, a monodieta que vai auxiliar deve ser realizada no período de apenas um dia e se trata da dieta do melão. A quantidade de melão consumida nesse dia é livre, desde que só se alimente do melão, que deve estar madurinho. É indicada para diversos distúrbios da menopausa.

Outra monodieta que pode auxiliar dos desequilíbrios relacionados com a menopausa é a alimentação de 10 dias apenas com arroz integral, seguida de uma alimentação natural e do consumo do chá de hortelã-silvestre. A alimentação orgânica é fundamental para equilibrar o organismo nesse momento do ciclo.

Também pode-se tomar 3 vezes por dia 1 colher de sobremesa de extrato de flor de são joão.

Outras plantas que auxiliam na menopausa com desequilíbrios hormonais: hipérico, quebra-pedra, amoreira, Artemísia, alfazema, ipê roxo.

Evite cafeína e o álcool.

Nessa fase, é muito importante a ingestão de cálcio para manter os ossos fortes, portanto consuma alimentos ricos em cálcio, como: amêndoas, levedura de cerveja (poxa a menina me manda evitar álcool e agora me manda tomar cerveja… rs… no caso a levedura pura, sem incorporação na cerveja, ou se quiser muito mesmo, toma uma cerva uai!), folhas de dente de leão, cavalinha, folhas de mostarda, couve, brócolis, etc.

 

 

Caramba, quanta informação, e tem muito mais, nosso planeta é vasto e as soluções estão sempre na nossa amada Natureza!

Eu espero que consiga ao menos ter dado uma pincelada suficiente no tema para ajudar nossas amadas irmãs a passar com harmonia, alegria, equilíbrio e satisfação por esse ciclo maravilhoso relacionado com o Sagrado Feminino, tomara que todas e todos gostem!

Agora, pra finalizar o post, deixo algumas sugestões para as meninas eliminarem os poluentes e desconfortáveis absorventes descartáveis, tratando a menstruação em equilíbrio com nossa Grande Mãe Terra.

Como bem sabemos, é muito desconfortável utilizar esses absorventes de farmácia, além disso, é poluente pra caramba, já imaginou quanto lixo cada mulher produz em seu período menstrual, até mesmo desonrando no lixo nosso sangue sagrado?

Devido a isso, já existem diversas alternativas para o absorvente comum, entre elas: coletor menstrual (aqui, o material pode causar certa sensibilidade em algumas meninas), o absorvente de pano, o absorvente de fibra de bambu, a calcinha absorvente, etc. Se vocês pesquisarem por aí, vão achar diversos sites vendendo opções sustentáveis.

Meninas, amem o seu ciclo, jamais sintam ódio por serem mulheres e passarem por esse período, nunca sintam nojo de seu próprio sangue, tudo isso é fruto de muita gratidão, pois faz parte de nosso papel fundamental dentro da dualidade, é um presente ser mulher!

 

 

Espero do fundo do coração ajudar, e sempre, caso tenham algo a complementar, deixem nos comentários, pois tudo é válido para ajudar uma irmã ou um irmão.

Sejamos amigos!

Pessoal, ajudem o máximo que puderem, não sejam meros visitantes, nem meros expectadores, vamos fazer parte dessa luta, seja comprando as coisas, ajudando no merch e no site. Todos sabemos de nossas possibilidades.

Com muito Amor e Honra.

Fonte: escola-edl

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer


 

Luz p’ra nós!

 
 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

24 thoughts on “O sagrado feminino e a cura pela natureza [3]: Ciclo Menstrual

  1. Otimo texto, tive um teratoma no ovario e luto tbm com ovarios policisticos, acabo sendo escrava dos anteconcepcionais, pesquisei muito sobre como tratar naturalmente, mas confesso que sou pessima em tomar chas, e fazer atividades fisicas. como saudavel mas a dieta pra tratar é muito restrita, sem carboidratos e açucar.

      1. Eu acho que essa é uma caracteristica bem ka, eu sou meia assim tbm, mas agora já sabemos que a doença já é a nossa cura, é o peso que carregamos por Deus, quando for de ser tudo vai se alinhar, Logicamente se a gente dá uma força pro natural que é o nosso ponto de equilibrio, mas eu vou bem no fluxo, já não me cobro mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A Porta é Estreita

Compartilhe a Verdade “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13,14 […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!