Sentir dor no umbigo durante a gestação é um sintoma muito comum. Pode ocorrer em qualquer fase da gestação mas é mais comum quando o útero está um pouco maior. Ocorre principalmente devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.
O umbigo (como é conhecido popularmente) é tecnicamente uma cicatriz. Após o parto o cordão umbilical “perde a utilidade”, então ele é cortado e ligado. Com o tempo o coto do cordão fica ressecado e cai, deixando uma pequena cicatriz que chamamos de umbigo.
Imagem mostrando o coto do cordão umbilical de um recém nascido. Note que por transparência é possível ver os vasos sanguíneos que existem no cordão.
Assim como existem vasos sanguíneos no cordão na parte externa ao corpo, existem vasos sanguíneos que percorrem a parte interna do nosso corpo durante a nossa vida fetal. Quando nascemos e o cordão é cortado, esses vasos não “desaparecem”. Como eles não terão mais fluxo eles obliteram e se tornam ligamentos. A veia umbilical vira o ligamento falciforme enquanto as artérias umbilicais passam a ser os ligamentos umbilicais mediais. Existe ainda no cordão uma outra estrutura chamada alantóide que irá formar o ligamento umbilical mediano, ligando o topo da bexiga a cicatriz umbilical.
Ultrassom mostrando os vasos do cordão umbilical na parte externa do feto e continuando na parte interna do feto.
Por quê ocorre a dor no umbigo?
Durante a gestação o útero aumenta de tamanho (por isso seu obstetra mede o tamanho da barriga em cada consulta). Com o crescimento do útero durante a gestação estes ligamentos serão progressivamente estirados (alongados) e isso poderá causar dor em volta do umbigo. No entanto, essa dor não é constante, e aparece principalmente quando a mulher curva o corpo, faz esforço ou pressiona o local. Algumas pacientes poderão também se queixar de inchaço ou de sentirem “puxões” quando o bebê se movimenta.
Entretanto, se a dor surgir no final da gravidez, se espalhar pelo abdômen e for acompanhada de contrações uterinas, pode ser sinal de trabalho de parto, por isso é importante saber identificar quais os sinais do trabalho de parto e as contrações de treinamento.
Contrações de Treinamento (ou Braxton Hicks)
Conforme progride ao longo de sua gravidez, você poderá começar a sentir contrações estranhas em seu abdômen, como uma faixa apertada em toda a sua barriga. Estas contrações não são realmente dores do parto, mas sim as famosas contrações de Braxton Hicks, um dos sintomas mais comuns da gravidez.
Acesse:
Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil
Unebrasil.net
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital
Assista: IMPORTANTE!
Quero Entender Alquimia da Bicicleta Como entender a Torus? O nada de fora é o nada de dentro Geometria Sagrada Cubo de Metatron Aula 1: O que é a vida pela alquimia? Curso: Proibido no sistema
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Luz p’ra nós.
Luz pra nós!!
Na 1a gestação parecia q ia explodir pelo umbigo. Já na segunda não senti nada na região
Luz pra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Não tive essa dor, sou grata por isso! 🙏Mais sempre há outros incomodos que fazem parte tb… Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz para nós!
Luz p’ra nós 🙏🏻🕊
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!🕯️✨
Luz p’ra nos!