Lagarto Basilisco Verde corre na superfície da Água

Michelly 21
Compartilhe a Verdade

 

A imagem pode conter: planta

 

O Largato basilisco é um animal com um aparência tão impressionante que gerou inúmeras histórias e fábulas. No entanto, ele é muito mais do que um mito ou um enigma da floresta tropical. Os penetrantes olhos amarelos que se destacam em sua maravilhosa pele verde tornam o basilisco uma criatura temida e reverenciada. Ele é, sem dúvida, um dos enigmas naturais da floresta tropical.

A morfologia do basilisco lembra um dragão. A beleza deste animal alimenta a lenda do reptiliano fictício com base no qual foi nomeado, incluindo a crença de que apenas um olhar seu pode transformar quem o observa em pedra.

Respeitado ao longo dos séculos, até hoje alguns índios nativos acreditam que o basilisco moderno possui poderes fantásticos.

 

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Beleza brilhante

O basilisco verde ou de crista dupla (Basiliscus plumifrons) deve seu nome à palavra grega basiliskos, que significa “pequeno rei”. Este nome se refere ao ornamento em sua cabeça, semelhante a uma coroa. Esta espécie a mais bonita das quatro reconhecidas no gênero.

Suas cores são intensas tonalidades de verde elétrico, tipicamente estampadas com manchas brancas, amarelas ou azuis espalhadas.

O macho do Basiliscus plumifrons, vestido com um par de altas cristas cranianas e velas vertebrais que percorrem o comprimento do corpo e da cauda, ​​certamente impressiona. Sua aparência única foi o que lhe deu tanto destaque na cultura popular.

A fêmea tem uma forma muito menos impressionante e possui uma crista craniana menor – às vezes ausente – e uma crista vertebral modesta. De tamanho moderado, o basilisco atinge entre 60 e 77 centímetros de comprimento, dois terços dos quais correspondem à cauda.

Os adultos são verdes brilhantes, com olhos amarelos brilhantes e pequenas manchas azuladas ao longo da crista dorsal. Os machos têm três cristas: uma na cabeça, uma nas costas e uma na cauda, ​​enquanto as fêmeas só têm a crista da cabeça. Os juvenis são menos visivelmente coloridos e não possuem as cristas características.
 

 

Agilidade

Os basiliscos são ágeis e são “equipados” com dedos longos que terminam em unhas afiadas, o que lhes permite subir rapidamente em árvores. 

Os dedos traseiros estão alinhados com pequenas escamas voltadas para baixo. Esse recurso aumenta a área da superfície do dedo do pé contra a superfície da água, e é o “truque” que permite que o basilisco corra na água, uma de suas características mais notáveis.

Esse lagarto é um excelente nadador, pode permanecer embaixo d’água por até meia hora.

No entanto, ela também foi observada em espécies convergentes, como é o caso dos lagartos de barbatana do Velho Mundo, do gênero Hydrosaurus. Devido a essa habilidade, eles também são conhecidos como lagartos Jesus Cristo.

 

 

Basilisco verde

Habitat natural e reprodução

Os membros do gênero Basiliscus são encontrados na América Central, do sul do México ao norte da América do Sul. Especificamente, o basilisco de crista dupla é encontrado da Guatemala à Costa Rica.

Ele costuma ser visto ao longo de grandes cursos de água e enseadas, cercados por florestas exuberantes e densas. Embora possa ser encontrado em uma copa de árvore a uma altura de 15 metros, o basilisco normalmente fica exposto perto da água para caçar ou escapar do perigo que se aproxima.

As fêmeas grávidas preparam uma vala rasa onde depositam até 20 ovos. A mãe deixa os ovos sem vigilância e os filhotes nascem com a capacidade de correr, escalar e nadar. Os ovos eclodem após oito a dez semanas, quando os jovens emergem como lagartos totalmente independentes.

 

 

Galeria:Lagarto Basilisco | Batalhas Animais Wiki | Fandom   

São onívoros e se alimentam de insetos, peque_nos vertebrados, frutas e flores. Seus predadores naturais incluem aves de rapina, gambás e serpentes.  e possui.

 

 

 

 

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

21 thoughts on “Lagarto Basilisco Verde corre na superfície da Água

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Livros 'pop-up' na história

Compartilhe a VerdadeOs fascinantes livros tridimensionais que encantam pela engenharia de papel, nasceram como “máquina filosófica”, evoluíram a manuais científicos e sobrevivem nos nossos dias muito populares entre as crianças.     Os mais antigos livros pop-up  não tinham deslumbrantes ilustrações de castelos e florestas, reis e rainhas, dragões e fadas. […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!