A Alfafa é uma planta medicinal, também conhecida como Alfafa-verdadeira, Alfafa-de-flor-roxa ou Melga-dos-prados que é bastante nutritiva, pode ser encontrada na sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, ou na sua forma preparada para saladas em alguns mercados e supermercados.
Para que serve a Alfafa
A alfafa é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de possuir propriedade diurética, digestiva, calmante, depurativa, antianêmica, antioxidante e hipolipemiante. Assim, a alfafa pode ser utilizada para:
- Auxiliar no tratamento de ansiedade e estresse, já que também possui ação calmante;
- Combater a má digestão e a prisão de ventre;
- Diminuir a retenção de líquidos, devido à sua ação diurética. Além disso, por aumentar o volume de urina, pode favorecer a eliminação de microrganismos que possam estar no trato urinário, sendo, portanto, eficaz na prevenção de infeções urinárias;
- Combater a anemia, pois possui em sua composição sais de ferro que são muito bem absorvidos pelo organismo, evitando a anemia;
- Regulação dos níveis de colesterol no sangue, já que possui hipolipemiante, sendo capaz de diminuir o nível de colesterol total;
- Promove um detox do organismo, eliminando as toxinas do organismo.
Além disso, a alfafa é rica em fitoestrogênios, que são substâncias com atividade semelhante ao estrogênio, sendo, portanto, eficaz para aliviar os sintomas da menopausa, por exemplo.
Como usar a Alfafa
A alfafa é um broto muito nutritivo, com baixa quantidade de calorias, que possui um sabor delicado e oideal seria ser consumido cru, aproveitando, assim, todos os seus nutrientes e benefícios. Dessa forma, as folhas e raízes de alfafa podem ser consumidos em saladas, sopas, como recheio de sanduíches naturais e na forma de suco ou chás, por exemplo. Esbanje na criatividade e divirta-se!
Chá de Alfafa
Uma das forma de consumo da alfafa é por meio do chá, devendo utilizar cerca de 20 mg de folhas secas e raiz da planta em 500 ml de água fervente. Deixar cerca de 5 minutos e em seguida, coar e beber até 3 vezes por dia.
Contraindicações do consumo da Alfafa
O consumo da Alfafa não é recomendado para pessoas com doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e pessoas que estão em tratamento com anticoagulantes, como Aspirina ou Varfarina, por exemplo. Além disso, mulheres grávidas ou que estão em fase de lactação também não devem consumir a Alfafa, uma vez que pode alterar o ciclo menstrual e a produção de leite.
Apesar de não terem sido descritos efeitos colaterais relacionados com a Alfafa, é importante que o seu consumo seja feito de modo equilibrado sempre.
Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Nunca comi alfalfa, mais agora deu até vontade rs
luz p’ra nós!
Fiquei com vontade também! Muito bom! Luz p’ra nós
Não sabia desses benefícios todos, os brotos me fizeram salivar!
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós !
Comi algumas vezes, só não conhecia os beneficios…vou procurar comer mais novamente! Luz p’ra nós…
Luz para nós!
Gratidão.
Luz P’ra Nós!
Deve ser gostoso, nunca experimentei. Porém ja fumei em uma seda feita de alfafa totalmente orgânica, foi a melhor que encontrei ate hoje. Luz p’ra nos!
Luz p’ra nós
luz pra nós !
Gratidão pelo post!