Como reduzir as toxinas e os efeitos maléficos do café

Compartilhe a Verdade

 

Muitos já ouviram falar tanto dos benefícios que o café pode trazer para a nossa saúde (prevenção do câncer de mama, de pele, diabetes tipo 2, mal de parkinson, obesidade, asma, etc), quantos dos malefícios que o mesmo traz (insônia, arritmias cardíacas, interações com nutrientes, aumento do colesterol, dor de cabeça, irritação da mucosa gástrica, etc). Mas poucos sabem que para evitarmos estes efeitos indesejáveis e só nos beneficiarmos desta bebida tão rica em substâncias benéficas, vai depender do tipo do preparo do café, da quantidade e dos horários de consumo.

Primeiro ponto importante é a quantidade recomendada: em média 300ml de café diariamente, o equivalente a aproximadamente 6 xícaras de cafezinho. Esta quantidade varia conforme a tolerância de cada um.

Segundo ponto é o horário para beber. A cafeína presente em grande quantidade no café prejudica a absorção de cálcio e ferro. No caso do ferro, tomar um cafezinho após o almoço não é interessante para quem tem anemia ferropriva ou predisposição para ter deficiência deste nutriente. Isto porque os alimentos ricos em ferro (ex: carnes e feijão) geralmente são consumidos na hora do almoço e do jantar. Pior ainda é tomar este cafezinho nos restaurantes, que geralmente servem na forma de café expresso. Este tipo de café tem maiores concentrações de cafestol e o kahweol, substâncias presentes nesta bebida que podem aumentar o colesterol total. Quando preparado na forma “filtrada”, este risco diminui porque boa parte destas substâncias ficam retidas no filtro. Quem tem dislipidemia (colesterol aumentado, por exemplo) deve evitar beber o café expresso.

Como a cafeína é um estimulante, algumas pessoas são sensíveis a esta substância e acabam apresentando insônia. Neste caso, o ideal é tomar o café até no máximo 6 horas antes de dormir, para não prejudicar o sono.

Pessoas com doenças gástricas como gastrite e úlceras, devem preferir o consumo de café descafeinado, ou seja, sem cafeína, já que a mesma é extremamente irritante para a parede gástrica. Entra neste grupo aquelas pessoas muito ansiosas, pois a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e por isso, pode aumentar a ansiedade.

Estas dicas servem para obtermos somente os benefícios do café, já que a prevenção de diversas doenças supera os malefícios que podem causar.

Dicas Ayurvédicas de como reduzir as toxinas causadas pelo café:

 

  • Cardamomo

 

Uma das especiarias mais queridinha da índia. Por conta das suas propriedades, o Cardamomo é utilizado principalmente no combate de incômodos no estômago e no intestino, como gases e abdômen inchado, ele traz pro café uma sensação de aterramento, e faz com que equilibre a energia que o café rouba. Basta colocar algumas sementes quando for coar o café, ou até mesmo na xícara com o café quente.

 

  • Noz Moscada

 

Outra especiaria muito utilizada no ayurveda, a Noz Moscada é antioxidante, anti-inflamatória, pode aumentar a libido e ajuda a controlar o açúcar no sangue. Ela tem um sabor bem leve que é um pouco adocicado. Ela reduz os efeitos estimulantes da mente, que o café traz. Basta coloca-la moída no café.

 

  • Óleo de Coco

 

O óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina – um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.  Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico. Basta adicionar uma colher de sopa à uma xícara de café.

 

  • Outros substitutos são os leites vegetais e a manteiga ghee.

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz P’ra Nós.

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

32 thoughts on “Como reduzir as toxinas e os efeitos maléficos do café

  1. ótimas dicas! Normalmente tomo um pouco em jejum depois que acordo, já ouvi falar que faz bem rsrs Luz p’ra nós!

  2. Café indispensável pro dia a dia do brasileiro, porém deve ser bebido com uma certa moderação como diz a matéria, excelentes benefícios, mas tudo que é demais pode fazer mal, grato pelas informações, luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Amaranto: ajuda a ganhar massa muscular e substitui o arroz com feijão

Compartilhe a Verdade  Muitos produtos considerados funcionais atualmente já faziam parte da rotina alimentar de civilizações antigas. Esse é o caso do amaranto, uma semente originária do Peru, usado em cerimônias religiosas e na alimentação do povo inca, e que ganha espaço no mercado brasileiro graças ao seu alto valor nutricional.   […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!