A estudante Sharon Haerdrich, de 19 anos, junto com o namorado Thiago Kleber, de 25, removeram cerca de 240 quilos de lixo de uma faixa de areia de pelo menos 500 metros em uma praia do Rio Iaco, no ramal Santa Rosa, em Sena Madureira, interior do Acre.
“Quando eu era criança morava perto do rio e sempre na época do verão tinha o hábito de ir pra lazer e diversão. Na segunda, a gente resolveu ir lá porque pelo dia, pensei que não ia ter muita gente por causa da pandemia e evitar aglomeração”, contou Sharon.
Mas além de encontrarem a praia lotada, os jovens ainda se depararam com muito lixo às margens do rio.
“Tinha muita garrafa de cerveja, pontas de cigarros, embalagens plásticas, fraldas, garrafas e até roupas. Fiquei muito triste, porque é um local que eu gosto muito e eu já tinha envolvimento com o ativismo ambiental e quando chegamos em casa o Thiago falou, você está tão triste então vamos fazer alguma coisa, colocar a mão na massa mesmo”, completou a adolescente.
Sharon explicou que a primeira coisa que sentiu foi impotência por ver um local tão comum de sua infância sujo daquele jeito.
“O primeiro sentimento que a gente tem é de impotência porque além de ser público, o rio Iaco é vital e tem uma importância, tanto no aspecto econômico quanto social da cidade. Me senti muito impotente quando vi a situação porque estamos degradando uma coisa que é nossa, nosso patrimônio”, lamentou.
Casal realizou a limpeza sozinho
Sharon e Thiago voltaram para casa, compraram alguns sacos de lixo e voltaram na terça-feira pra fazer a limpeza.
O total recolhido foi de oito sacos de 30 quilos cada um. Eles recolheram apenas os lixos maiores que estavam jogados na areia, na mata da região e nas barracas da praia.
“A gente ficou de 8h às 11h da manhã e conseguimos remover todo lixo que tinha visível na praia. Só não conseguimos remover 100% porque nossos sacos acabaram”, explicou Sharon.
Após a limpeza, Sharon fez uma publicação mostrando a sua ação, onde deixou o alerta: “parem de poluir o rio Iaco.”
Depois de muitos compartilhamentos nas redes sociais, Sharon alguns profissionais entraram em contato com ela para ver a possibilidade de iniciar um projeto para cuidar mais do rio.
“Espero que se converta em algo prático e não fique apenas nas redes sociais porque muita gente foi lá, comentou, curtiu, então que na prática tenhamos atitudes positivas e que as pessoas passem a se conscientizar”, pediu.
O lixo recolhido por Sharon e Thiago foi deixado em um ponto específico próximo ao rio, onde passa o carro de coleta. Dessa forma fica mais prático a retirada dos resíduos.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz P’ra Nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós !
Belo trampo, luz p’ra nós
Que atitude nobre, gratidão 🙏🍎
Luz para nós!
Luz para nós!!!
Luz p’ra nós!