Hoje famosa, muita gente não sabe que a tapioca foi inspirada a partir do preparo do bejú, esse alimento milenar de origem indígena. A tapioca na verdade é um bejú.
O bejú, também conhecido como beiju ou biju, nada mais é do que um derivado da mandioca, feito através da fécula, amido extraído da raiz, também chamado de polvilho doce ou goma, dependendo da região do Brasil. A partir da fécula, também se obtém a farinha de tapioca, cujo a consistência é mais granulada.
Com esse polvilho, um pó branco, fino, inodoro, insípido e que produz ligeira crepitação quando friccionado entre os dedos, é possível fazer diversas preparações, como mingaus doces ou salgados, bejús, tapiocas, pão do índio, chibé.
Quando a mandioca é nova, são ótimas assadas ou cozidas, mas depois de 06 meses, quando ficam bem duras, são bem aproveitadas para fazer farinha e fécula.
Segundo o pesquisador da USP, Alessandro Alves-Pereira, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, (Esalq), a mandioca foi domesticada há mais de 9 mil anos no Brasil a partir do sudoeste da Amazônia, disseminando-se entre as etnias indígenas que viviam por aqui.
O verdadeiro popular
Entre os brasileiros, mais popular e antigo é o biju, famoso biscoito doce em forma de canudo, geralmente vendido em mercados de cereais ou nos faróis de grandes cidades ou nas praias, principalmente no Nordeste.
Esse tipo de biju é uma delícia, lembra muito o bejú indígena na aparência e principalmente se for feito com polvilho doce, porque alguns são feitos de farinha de trigo, mas no sabor, parece mesmo é um biscoito crocante com bastante açúcar e manteiga.
De qualquer maneira, fazendo jus ao nome, a origem desse doce tão comum está no preparo indígena, que foi incorporado à vida cotidiana do brasileiro, tão incorporado, que por vezes nem lembramos qual sua raiz ou identidade.
Como fazer bejú
Para fazer o bejú, você pode comprar o polvilho no mercado ou processar manualmente a mandioca e fazer a fécula ou a goma.
Para isso, um dos processos, consiste em ralar a mandioca, que vai soltar muito líquido, espremê-la até retirar todo o caldo e após seca, passar pela peneira. Está pronta.
Em processos mais elaborados, tritura-se a raiz, desintegra, purifica, peneira, centrifuga, concentra, seca e embala.
Depois, é só usar como a imaginação mandar.
No vídeo abaixo é possível assistir a uma das formas de preparo, observando o trabalho de um casal simples, ensinando o passo a passo de como fazer a goma de mandioca.
É trabalhoso, começa descascando a mandioca, se ela estiver mole, é possível deixar de molho por muitas horas e depois peneirar de forma que ela se desmanche, mas se já for uma mandioca bem dura, será necessário ralar. Depois de ralada ou desmanchada na peneira, precisa retirar toda a água da mandioca, eles utilizam um pano para torcer e espremer bem a mandioca, depois é peneirada. Pronto, a goma já pode ser utilizada.
Ainda no Youtube, também é possível ver alguns vídeos mostrando a preparação do bejú de forma artesanal e em alguns, até mesmo por indígenas, que basicamente consiste em tostar uma massa fina de fécula de mandioca.
Para fazer a tapioca, basta hidratar a fécula da mandioca e depois tostar em superfície aquecida.
Viva a nossa tradição indígena. Viva o bejú!
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Eu gosto muito e como quase toda semana, com ovo, com frios, com calabreza e queijo, com frango desfiado e catupiry 😛
Luz p´ra nós!
Interessante, eu gosto de tapioca com ovo e queijo.
Hummm.
Vlw.Luz P’ra Nós!
É muito gostoso e nutritivo, principalmente a tapioca com queijo! Vou guardar a receita. Obrigada pelas dicas.!
Viva a mandioca!
Luz pra nós!
Beijú é muito bom!!
Luz pra nós!
Não sabe sobre o nome Beiju, muito legal. Luz p’ra nós!
Gosto de tapioca, mas faz tempo que não como, to precisando sintonizar denovo kkk
Luz pra nós!
Quando eu era pequena minha mãe fazia muito, é tradição nossa e muito nutritivo, mas hoje em dia prefiro tapioca é mais fácil rs
Luz pra nós!
Deus me concedeu a oportunidade de passar um dia contribuindo em uma “casa de farinha” no interior da Bahia, foi uma experiência transbordante!!
Amo mandioca, e tudo que deriva dela!
Feliz em ver o vídeo do casal no feitio. Luz p’ra nós!
Amo <3 Mais ainda quando é minha vó que faz! Luz p'ra nós!
Tapioca foi meu café da manhã preferido por um bom tempo, e com o polvilho dá pra fazer pão de queijo também que eu amo muito <3
Luz p'ra nós
Q legal, não sabia dessas informações
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós 🙏
Gosto de mais …
Gratidão …
Luz p’ra nós ✨
Faz tempo que não degusto uma tapioca… Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós!
Top demais! De vez enquanto devoro uma ‘pizza de tapioca’ que é show! É fácil de fazer. Aliás, hoje mesmo comi! Sabia sobre a ligação com indígenas, mas não sobre o nome. Luz p’ra nós!
Sem contar a farinha, que sempre cai bem no feijão rs
Luz p’ra nos!
Luz p´ra nós!
Luz pra nós!
Muito bom. Caso todos os dias eu como no café da manhã.
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!!
Luz para nós!!!