Como educar sem punições ou recompensas, seguindo o método de Maria Montessori

Compartilhe a Verdade

crianças castigo idade: Castigo funciona? | Super

É muito comum que os pais recorram a castigos ou apelem para os prêmios para conseguir fazer os filhos cumprirem o que foi solicitado. No entanto, esse sistema não é o ideal, nem educativo, muito pelo contrário.

A punição, embora consiga estimular a criança a obedecer, acaba provocando um sentimento de raiva, de desejo de vingança e não chega ao cerne da questão. A criança acaba obedecendo por imposição, sem entender por que precisa fazer tal coisa.

Já a recompensa, embora também efetiva, pode fazer o pequeno entender que precisa sempre esperar algo em troca.

Nesse sentido, a famosa educadora Maria Montessori pode ser uma grande aliada, pois seu método é conhecido por favorecer uma educação respeitosa, que estimula a autonomia, a independência e a autoestima das crianças, tudo isso sem recorrer a punições ou recompensas.

Mas como fazer isso?

Primeiramente, é importante que os pais entendam que precisam criar um ambiente familiar propício para que a criança consiga aprender com experiências reais, de modo também a desenvolver a curiosidade que é inata na primeira infância.

Dar autonomia para que ela cometa erros e aprenda com eles e adotar o sistema de causa e consequência. Por exemplo: se a criança demorar a ir tomar banho antes de dormir, os pais podem avisá-la de que se ela optar por fazer isso não vai ter tempo para ler aquela historinha que tanto gostam ou mesmo assistir algum desenho, e terão que ir direto para a cama.

Com esse método, a criança entende que toda ação tem uma consequência e passa a fazer as coisas de modo mais natural, não sentindo que são impostas.

Entre os principais benefícios do método Montessori estão: 

  • Estímulo às habilidades – Quando a criança aprende por experiências reais, ela experimenta mais e tem condições de desenvolver melhor as próprias habilidades;
  • Automotivação e autodisciplina – Estimular a independência e deixar a criança decidir algumas coisas fazem com que ela sinta mais vontade de colaborar, melhorando a motivação e disciplina para executar tarefas;
  • Satisfação – Realizar as coisas sozinhas ajuda as crianças a terem orgulho de suas pequenas conquistas, gerando uma satisfação pessoal muito maior;
  • Melhora da autoestima – Crianças que entendem as consequências de seus atos e que se sentem estimuladas a serem independentes desenvolvem melhor autoestima;
  • Senso de cooperação – Saber o porquê das tarefas melhora a cooperação da criança, pois ela vê sentido no que está fazendo.

Embora pareça desafiador colocar o método Montessori em prática, os pais que optam por essa educação respeitosa percebem muito rápido o quanto tudo fica mais fácil no dia a dia com os filhos. E as crianças só têm a agradecer.

 

Maria Montessori – A revolucionária da pedagogia

Método Montessori de Pedagogia

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

36 thoughts on “Como educar sem punições ou recompensas, seguindo o método de Maria Montessori

  1. “Primeiro os deveres depois os afazeres” A recompensa material é um bom caminho pra dar chances e forças ao pequenino de que é melhor lutar pelo mérito do que ter atitude de covardia na sociedade. Não recompensando de uma forma ”toma e fica quieto” e sim ”isso é por isso, e por aquilo que você fez o certo, e por você”. E adorei em entender os benefícios citados no texto! Interessante! Luz p’ra nós! 🍎

  2. Muito importante destacar um método que possa melhora a criação de indivíduos mais conscientes, pois vemos que muitos pais estão perdidos em suas perspectivas, por conviverem com erros e injustiças, juntamente com a TV e os meios de comunicação que passam desinformação criando pessoas imediatistas, grato pela matéria irmã, luz p’ra nós!

  3. Perfeito posicionamento. É um castigo pra uma crianças hoje em dia fazer uma atividade escolar, arrumar o próprio quarto, olhar nos olhos dos pais… Mostrando-se os valores desde cedo, temos pessoas muito mais evoluídas no futuro. É necessário ter uma base de amor e honra, eu não tive uma atenção muito grande quando criança, ficava muito sozinho. Enfim, necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Nos saberes construtivos indígenas há soluções para edificações contemporâneas

Compartilhe a Verdade   “O estigma de arquitetura rudimentar somado aos ideais de tecnologia enquanto high tech relegam os saberes construtivos indígenas a um imaginário pré-histórico. Esse padrão, o qual aponta para uma direção inequívoca do progresso, revela a chamada colonialidade do saber, conceito do sociólogo peruano Aníbal Quijano que […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!