Dreadlocks: simbologia

Compartilhe a Verdade

 

Em função do cabelo naturalmente embaraçar quando não é penteado, os seres humanos pré-históricos tinham seus cabelos num estilo muito semelhante ao dreadlock, até eles inventarem pentes e outros utensílios. Dreadlocks foram descobertas em múmias no Peru, mais ou menos entre 200 e 800 D.C., e sacerdotes astecas dos séculos XIV e XV tradicionalmente usavam seus cabelos em tranças.

Na Etiópia, padres das igrejas Coptas usavam dreadlocks durante centenas de anos. Na Índia, seguidores da seita “sadhu” do hinduísmo, em homenagem à divindade Shiva cujos cabelos também eram compridos e enrolados. Os “rasta-budistas” do Japão, membros da seita negra Muslim Baye Fall do Senegal, os maori na Nova Zelândia, e tribos na Namíbia e Angola, todos usam dreadlocks.

 

 

O movimento Rastafári – que disseminou o uso dos dreads – teve início na década de 1930. Os adeptos do Rastafari acreditam que Haile Selassie I, primeiro governador negro da Etíopia – era a reencarnação de Jesus. Eles acreditam que Selassie vai voltar para conduzir o povo eleito a um mundo perfeito, na África, mais precisamente na Etiópia.

 

 

Os rastas enfrentaram perseguição e muitos foram presos na Jamaica. Mas a sua religião e estilo de cabelo foram cada vez mais amplamente aceitos, e muito graças á Bob Marley.

Cabelo dreadlock, é um visual que o povo aprendeu a associar aos rastafáris e a imagem de Bob Marley. Mas ter dreads não significa que você é um “rasta”. O estilo pessoal pode ser uma expressão da identidade, uma conveniência, pode ainda significar uma cultura, uma crença, uma afirmação.

O uso dos dreadlocks pelo rastafáris tem várias explicações: o cabelo, para eles, é uma expressão do poder espiritual dos homens e de aproximação com Deus, e também uma forma de seguir os preceitos bíblicos, que fazem referência a a importância dos cabelos em várias passagens.

Os dreads seriam, nesse sentido, uma expressão de pureza, de não violência, de luta contra o sistema

Os dreadlocks não são sequer originários da Jamaica. Os cabelos crescidos em mechas densas são usados na África e na Índia desde a antiguidade Bíblica e pré-Bíblica.

Na África, são vistos em várias tribos, como os Masai, do Kênia. Os guerreiros desta tribo usam ainda hoje os cabelos no estilo dread, que tingem de vermelho usando corantes extraídos de raízes, eles usam para dar medo aos inimigos na hora da batalha. Na Jamaica, as cabeleiras dreads começaram a ser cultivadas depois da extinção da escravatura. Os ex-escravos adotaram o estilo como desafio e afirmação cultural diante da sociedade jamaicana de origem européia. O estilo era denominado de “Natty Dreadlock”. Ai sim, mais tarde, os rastafáris, seguidores do pensamento do imperador etíope Haile Selassie, também começaram a usar os dreads.

 

 

Existe inclusive uma grande comunidade descendente dos hippies dos anos 70, viajantes do mundo amantes da cultura psychedelic trance, que muito comumente simpatizam com a cultura hindu e também utilizam os dreadlocks como expressão de sua cultura.

E até os dias atuais são cultuados como forma de resistência, ou em alguns casos estética e aparência, mas também é atingido por faláceas preconceituosas.

Eles se formam naturalmente, embolando com a mão até pega forma, já que o cabelo naturalmente se embaraça. Atualmente já é feito em salões utilizando agulha. Os cuidados com higiene são comuns.

 

 

 

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org

unebrasil.net
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz P’ra Nós.

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

28 thoughts on “Dreadlocks: simbologia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Poeira de Estrelas - Reciclando Garrafa de Vidro

Compartilhe a Verdade Poeira de Estrelas é um canal voltado para arte, customização e culinária. Transformando e reciclando tudo que poderia ser jogado fora em algo valioso, com um toque especial em cada detalhe, trazendo a energia do Universo a nosso favor. 💫 Inscreva-se no canal: Poeira de Estrelas Curta no Face: Poeira […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!