Tártaro em cães e gatos: confira dicas simples para resolver o problema

Dri 22
Compartilhe a Verdade

Quem não gosta de receber uma lambida do seu amigo de quatro patas? Essa é uma das maneiras que os cães e gatos encontraram para demonstrar carinho por nós, mas fica difícil aproveitar o momento quando sentimos no ar um dos problemas que o tártaro causa: o mau hálito. Além desse incômodo, a ocorrência gera riscos de maiores infecções de bactérias que podem migrar para órgãos vitais do animal.

cachorro com bolinha vermelha na boca correndo

Como surge o tártaro?

Quando não escovamos os dentes do cachorro ou gato, os restos de alimentos vão acumulando placas que se calcificam dando origem ao tártaro. Ali, as bactérias se desenvolvem produzindo toxinas irritantes que causam a gengivite.

“A contínua calcificação atrai mais bactérias que afetam os tecidos que sustentam os dentes. Os sintomas são claros, é possível notar visivelmente as placas nos dentes e, também, sentir o mau hálito causado pelas bactérias”, explica o veterinário Marcello Machado.

Preciso me preocupar com o tártaro no meu animal de estimação?

Sim. Não é apenas a estética que é afetada, o tártaro representa um grande risco para a saúde do pet.

“Além do mau hálito, da dificuldade na trituração dos alimentos e do risco de perder os dentes, o tártaro é a porta de entrada para bactérias mais fortes que conseguem chegar a órgãos como coração, fígado e rins. Essa infestação por bactérias pode até ocasionar a morte do animal”, alerta Machado.

Como tratar?

O tratamento realizado é a limpeza do tártaro em todos os dentes, que só pode ser feita por um veterinário após uma anestesia geral no pet. No entanto, animais idosos ou em condições de saúde mais sensíveis correm riscos ao receber esse tipo de anestesia. Nesses casos, o veterinário deverá avaliar a necessidade de realização do prevenir?

Existem snacks e substâncias adicionadas às rações que ajudam a prevenir a formação do tártaro.

Outra forma é a escovação diária dos dentes. Nunca use creme dental para humanos, pois o animal de estimação pode engolir e se intoxicar.

Por: Marcello Machado, veterinário da Equilíbrio.

Acesse:

Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil

Unebrasil.net
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital

Assista: IMPORTANTE!

Quero Entender    Alquimia da Bicicleta        Como entender a Torus?    O nada de fora é o nada de dentro      Geometria Sagrada           Cubo de Metatron      Aula 1: O que é a vida pela alquimia?     Curso: Proibido no sistema Campo magnético primário

Luz pra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

22 thoughts on “Tártaro em cães e gatos: confira dicas simples para resolver o problema

  1. Preciso escovar os dentes do meu gato, porque está osso rsrs O único problema é que ele me morde kkkk Vou tentar! Gratidão! Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Sementes e casca de melão: não as jogue fora! Veja receitas incríveis

Compartilhe a Verdade Na natureza nada se desperdiça e tudo se transforma. Por que não seguir essa premissa? Partindo desse princípio, esse conteúdo traz receitas aproveitando as sementes e a casca de melão. E o bônus disso é mais nutrientes para nosso corpo. Para quem não sabe, as sementes do melão […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!