Anfíbios são animais que tem em seu ciclo de vida a fase aquática e a terrestre. O significado do seu nome anfi, que aquele que gosta de dois, e bios, que significa vida. Então anfíbios, aqueles que possuem em seu ciclo duas fases de vidas, no caso a aquática, quando girinos, e a terrestre na fase adulta. Há é claro algumas exceções como tudo em biologia.
Esses vertebrados desempenham importantes papeis na cadeia alimentar, sua temperatura varia junto com o ambiente, e podem ser considerados marcadores de saúde ambiental. Pois com a menor mudança em seu ambiente eles podem desaparecer.
Nesta matéria apresentamos algumas das mais curiosas variedades de sapos e rãs já encontrados na natureza. Algumas delas ainda não tem um nome propriamente dito em português, mas aí vai a nossa lista de 13 dessas espécies.
15 – Orange-legged leaf frog
Também é conhecido como sapo-macaco, anfíbio da família Hylidae encontrada apenas no Brasil. Tem como habitats naturais: mato fechado árido tropical ou subtropical,campos de várzea árida tropical ou subtropical.
14 – Rã-dardo-venenosa-azul
Está rã, da espécie Dendrobates azureus, tem uma forte coloração azul para avisar seus predadores que ela é venenosa. Pode ser encontrada nas floresta do Suriname e também no Brasil.
A característica mais marcante é a presença de um forte veneno em suas glândulas. O veneno paralisa e muitas vezes mata seus predadores naturais.
13 – Sapo de Vidro
Este é com certeza um dos representantes mais curiosos dos anfíbios, pois devido a sua transparência podemos ver seus orgãos internos como o estômago, o coração.
É uma espécie extremamente ameaçada de extinção e todo cuidado na sua preservação é necessário.
Sua alimentação consiste de pequenos insetos como grilos e moscas e até mesmo minúsculas mariposas.
12 – Sapo Arlequim
O sapo Arlequim, da espécie Atelopu varius, é encontrado nas florestas do Panamá e é também conhecido como sapo palhaço por causa de sua coloração que aliás indica que é venenoso e server para advertir seus possíveis predadores que come-lo não é um bom negócio. Infelizmente esse sapo corre perigo de se extinguir, na Costa Rica, onde muitos biólogos dizem que ele é natural de lá, já faz algum tempo em que ele não é mais avistado.
11 – Rã de olhos vermelhos
Encontrado apenas nas florestas da Costa Rica, a rã de olhos vermelhos, é conhecida internacionalmente como Red-eyed tree frog (Agalychnis callidryas). Olha que figura entre os anfíbios que estão vias de desaparecer deste planeta.
10 – Sapo-boi-indiano
O Sapo Boi Indiano da espécie Hoplobatrachus tigerinus é encontrado na Ásia, Paquistão, Afeganistão e Nepal. Os machos quando querem dar aquele xaveco animal, ficam com o corpo amarelo e o saco vocal azul e fazem um som bem peculiar na época de acasalamento. Este sapo diferente dos outros não está ameaçado de extinção mas corre certo perigo devido ao crescimento demográfico dos países que o sapo indiano vive.
9 – Gray tree frog
O Sapo cinza de árvore da espécie Hyla versicolor, como o próprio nome diz é cinza e vive em árvores e sua barriga amarela brilhante.
8 – Atelopus zeteki
Atelopus zeteki é uma espécie de sapo da família Bufonidae. Ele era nativo do Panamá. Seu habitat natural são as florestas úmidas das montanhas, em áreas tropicais e subtropicais, e rios. Está ameaçado pela perda do seu habitat.
7 – Leptodactylus quilombo
Foi recentemente descoberto as rãs da espécie Leptodactylus barrioi, encontrada em diferentes localidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O nome homenageia o especialista em anfíbios e répteis, o argentino Avelino Barrio, pelas contribuições científicas ao gênero Leptodactylus.
6 – Sapo-dourado
O sapo-dourado ou sapo-de-monteverde, habitou alguns locais nos bosques de Monteverde, na Costa Rica, América Central. A espécie foi classificada pela IUCN como extinta. Desde 1989 não se avistou mais nenhum indivíduo.
5 – Rã-venenosa-granulada
A rã-venenosa-granulada é uma espécie de rã da família Dendrobatidae, encontrada na Costa Rica e no Panamá. Originalmente descrita como Dendrobates granuliferus, foi mudada para Oophaga em 1994. O seu habitat natural é o bosque húmido tropical/subtropical. Esta espécie está ameaçada pela destruição do seu habitat.
4 – Rã venenosa do Marañón
O sapo venenoso Marañón é uma espécie de sapo da família Dendrobatidae. É endêmica da Cordilheira do Condor, na drenagem do rio Marañón, no departamento de Cajamarca, no Peru.
3 – Dendrobates lehmanni
O sapo venenoso de Lehmann ou o sapo venenoso de banda vermelha é uma espécie de sapo da família Dendrobatidae nativo em uma pequena parte do oeste da Colômbia
2 – Adelphobates quinquevittatus
Adelphobates quinquevittatus é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Ocorre no sul da Amazônia na drenagem do rio Madeira no oeste do Brasil, nos estados de Rondônia e Amazonas, e no leste do Peru, em Iquitos.
1 – Sapo venenoso-flecha Golfodulceano
O sapo venenoso Golfodulceano ou sapo venenoso-flecha Golfodulceano é uma espécie de sapo da família Dendrobatidae endêmica da Costa Rica.
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
São bem bonitos rs, o último é trabalhado no luxo….
Cada espécie mais bonita que a outra.
Luz P’ra Nós!
Quantas espécies incríveis! E as cores…Lindissímos, tomara que prevaleçam na natureza e se multipliquem! Luz p’ra nós…✨
Lindos animais!!
Luz pra nós!
Muito bom!
Luz p’ra nós!🔮🍎💫
Realmente são animais fantásticos.
Pena serem ameaçados por perda de habitat
Luz pra nós
Caramba mt diferentes
Gostei bastante
Luz p’ra nós!
Legal! Alguns amigos aqui me chamam de perereca kkkk
… de espécie rara, cor amarelada, dócil mas contém um veneno letal, encontrada somente nos reinos luciferianos…
Kkkkkkkkkkk
Brincadeira galera!
Luz p’ra nós !!!
Caraca… são incrivelmente lindos. Verdadeira obra e pintura do Deus vivo! Luz p’ra nós!
Que diferentes!!
Luz p’ra nós
Amo o Artista Supremo do Universo! Luz p’ra nós!.
Luz p’ra nós!
Bonitinhos!
Ai que lindos, ando vendo uns sapinhos <3
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!!
Muito bom, luz para nós!!!
A diversidade da natureza é impressionante! Luz p’ra nós!
Que gracioso, tão coloridinhos, uma obra do divino. Luz p’ra nós!🙏
Lindos!!