Sal Negro – O que é, para que serve e benefícios

Compartilhe a Verdade

Sal preto do himalaia em concreto escuro | Foto Premium

Que o sal é um condimento milenar, na alimentação humana, não é segredo para ninguém, mas o que possa ser desconhecido da maioria das pessoas, é que não existe só um tipo de sal, como aquele que tradicionalmente utilizamos em nossa cozinha. Na verdade existem vários tipos de sal. Um deles, não é muito conhecido, porém, vale muito a pena conhecê-lo por sua várias propriedades e benefícios. Estamos falando do Sal Negro da Índia.

O que é

O Kala Namak, nome indiano do Sal Negro é um sal de ervas milenar, produzido na Índia e no Paquistão. É feito através da combinação de Sal do Himalaia e de ervas e frutos da região. Devido à essa composição, o Sal do Himalaia incorpora os seus minerais com os efeitos terapêuticos das três frutas que compõem a Triphala (amla, beheda e harada) e das diversas ervas que fazem parte de sua constituição.

Como é produzido o Sal Negro

O sal Kala Namak é obtido a partir da halita (sal de rocha) natural das minas de Bangladesh, Índia, Nepal e Paquistão, em certos locais das salinas do Himalaia ou do sal colhido nos lagos salgados do norte de Sambhar, Salt Lake ou Didwana e o Distrito de Mustang do Nepal.

Após a extração deste sal, ocorre um processo de transformação de sua forma natural originalmente incolor para o Kala Namak-Sal Negro da Índia. A cor escura é devido ao processo químico que transforma parte do sulfato de sódio natural do sal cru, em sulfeto de hidrogênio e sulfeto de sódio.

Kala Namak - o sal negro indiano - Qué Gusto - Tudo sobre cozinha

Para isso, o sal bruto é colocado em um forno durante 24 horas, dentro de um frasco de cerâmica com carvão vegetal, juntamente com pequenas quantidades de sementes harad, amla, bahera (Triphala), casca babul ou natro.

O sal após queimado é resfriado, armazenado e envelhecido, antes da sua comercialização. Existe também a fabricação sintética do sal Kala Namak, através da combinação de cloreto de sódio comum misturado com quantidades menores de sulfato de sódio, bissulfato de sódio e sulfato férrico, quimicamente reduzido com carvão em um forno.

Características do Sal Negro

O Sal Negro tem aroma muito parecido com a gema do ovo, devido ao índice de enxofre presente em sua composição, além de um forte sabor sulfuroso, por ser de origem vulcânica.

Sua cor negra é devido à presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais.

O cloreto de sódio fornece o gosto salgado. O sulfeto de ferro fornece sua cor rosa-cinzenta. O sulfureto de hidrogênio fornece seu cheiro característico. O enxofre dá o sabor à este sal que lembra o gosto de ovo cozido.

O Sal Negro, além de sua utilidade na alimentação, tem tem outros empregos como tratamento medicinal e como elemento de práticas esotéricas e rituais de magia. O sal negro é muito utilizado na Índia, China e Paquistão.

Benefícios da Utilização do Sal Negro

  • Mantém o equilíbrio do nível de PH no sangue
  • Melhora o processo digestivo
  • Contribui para o rejuvenescimento do corpo
  • Fortalece a imunidade do corpo
  • Diminui a acidez em nosso organismo
  • Trata coceira e pele seca
  • Combate espasmos, câimbra e dores musculares
  • O sal negro com suco de tomate fortalece os cabelos, elimina a caspa. O recomendável é tomar essa bebida só uma vez ao dia.
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso

Sal negro é o melhor sal para hipertensos, garante nutricionista: veja 7 benefícios - VIX

Há muito tempo,na Índia, os médicos Ayurvédicos utilizam em seus pacientes o Sal Negro, geralmente, nos seguintes casos:

  • Azia
  • Bócio
  • Inchaço
  • Depressão
  • Prisão de ventre
  • Baixa visão

A medicina já provou que o Sal Negro estimula o apetite, desintoxica o organismo em caso de envenenamento. Esse sal é melhor digerido pelo estômago e tem um efeito laxante suave para o intestino.

Na Medicina Ayurveda o Sal Negro é amplamente empregado. Para pessoas com pressão alta, o Sal Negro é o mais indicado para consumo, por conter menos sódio.

Outra vantagem do Sal Negro é que, por ter menos sódio, não retém água no corpo e isso beneficia os rins.

O escalda pés com o Sal Negro Indiano, por dez minutos, sana calcanhares rachados, remove o inchaço dos pés, distensões musculares, etc.

Cuidados na utilização do Sal Negro

A quantidade ideal de utilização do Sal Negro é de não mais do que uma colher de chá por dia ou 20 g. Caso se exagere no consumo do Sal Negro pode-se desencadear vários efeitos colaterais, pois, embora tenha menos sódio, ainda sim contém essa substância e com seu uso em excesso poderão ocorrer os mesmos efeitos do sal comum, tais como:

  • aumento da pressão arterial
  • problemas nos rins
  • inchaço no corpo, devido à retenção de líquido no organismo
  • problemas cardíacos, pois o sal ativa o fluxo sanguíneo nas artérias sobrecarregando o coração.

Outro efeito colateral que pode ocorrer com o uso em demasia do Sal Negro, é por conta do alto teor de enxofre que, em exagero, reduz a acidez do estômago, dificultando a digestão e enfraquecendo o aparelho digestivo.

Onde encontrar o Sal Negro da Índia

É possível achar o Sal Negro para comprar em lojas físicas e virtuais de produtos da Medicina Ayuvérdica, Empórios, Zona Cerealista e Produtos Naturais.

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

16 thoughts on “Sal Negro – O que é, para que serve e benefícios

  1. Não conhecia, muito legal… mas por ter cheiro de gema de ovo acho que não iria curtir rs Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Empresa imprime móveis personalizados usando resíduos agrícolas

Compartilhe a Verdade   Uma empresa de móveis sob demanda, customizada e ecológica está nascendo nos Estados Unidos. Trata-se da Model No., uma companhia que usa resíduos agrícolas de palha de milho, cana-de-açúcar, beterraba e uma impressora 3D para fabricar móveis. A proposta da empresa é dar a possibilidade dos consumidores adquirirem peças de mobília […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!