Lantejoulas de algas embelezam um vestido sem petróleo desenhado por Phillip Lim e Charlotte McCurdy

Cássia 17
Compartilhe a Verdade

Todas as imagens © One x One

 

“Lantejoulas são sinônimo de lixo plástico”, diz o renomado designer Phillip Lim sobre um esforço para combater  a quantidade flagrante de poluição gerada a cada ano pela indústria da moda. Ele faz parte da corte de 2020 para One X One – uma iniciativa da Slow Factory Foundation que combina cientistas e designers com um olho voltado para tecnologias regenerativas, produção igualitária e modelos de economia circular – na qual ele colaborou com Charlotte McCurdy, uma pesquisadora que empreendeu uma variedade de projetos de moda sustentável. Juntos, eles criaram um vestido luxuoso de corte A coberto de lantejoulas de algas que não contém petróleo e outros materiais sintéticos.

Em sua parceria, a dupla baseou-se no processo de McCurdy de extrair carbono do reservatório atmosférico e ligar a substância orgânica ao calor, um método que ela usou anteriormente para criar uma capa de chuva resistente à água feita de microalgas marinhas. O bioplástico é então despejado em moldes personalizados e emerge em lâminas que o par corta em lantejoulas arqueadas. Como a substância derivada de algas não era adequada para a forma do vestido, Lim e McCurdy forneceram uma base de malha da PYRATEX, uma marca de Madri especializada em uma fibra de algas e bambu chamada SeaCell, que é tanto antitranspirante quanto termorreguladora.

 

 

Salpicado perto do decote com madrepérola, o vestido resultante é coberto pela franja verde translúcida, uma cor McCurdy derivada organicamente de minerais. 

 

“A maioria de nossos corantes e pigmentos modernos são de origem petroquímica”, disse ela. “Mas tínhamos um vocabulário enorme e rico de cores antes da Revolução Industrial que não estava tirando o combustível fóssil do solo, então procurei abordagens tradicionais para a produção de tintas a óleo, que envolviam pigmentos minerais.”

 

O design de Lim e McCurdy não está à venda comercialmente, mas serve como um protótipo para a produção de roupas no futuro.

 

 

 

 

 

Fonte: Colossal

 

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “Lantejoulas de algas embelezam um vestido sem petróleo desenhado por Phillip Lim e Charlotte McCurdy

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mais de 25 mil espécies da flora vivem apenas no Brasil

Compartilhe a Verdade Mais de 25 mil espécies de plantas, algas e fungos nativos do Brasil são endêmicas, ou seja, só existem naturalmente no país. Isso representa 55% do total das espécies nativas brasileiras, que chegam a 46,9 mil. Os dados são do estudo Flora do Brasil 2020, coordenado pelo […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!