O que é ballet fitness? Conheça os benefícios dessa atividade para o corpo

Cássia 14
Compartilhe a Verdade

 

Imagina emagrecer, definir o corpo e, de quebra, garantir muita disposição e flexibilidade dançando balé? A versão fitness de uma das danças mais clássicas do mundo é uma modalidade esportiva que vem ganhando muitos adeptos atualmente. Através dos movimentos do balé clássico, a atividade atrai o público, que busca melhorar a qualidade de vida, pelo alto gasto energético e por não exigir grandes conhecimentos da prática.

 

Ballet fitness chega à Ilha do Governador pela Slava Goulenko - Jornal O  Globo

 

“O ballet fitness é ideal para quem sempre sonhou em dançar, em calçar uma sapatilha ou colocar uma polaina e estar numa sala de aula executando movimentos do balé, mesmo sem nunca ter sido bailarina ou ter tido aulas de balé clássico. Apesar da delicadeza dos movimentos clássicos, a aula tem um gasto de calorias maior do que uma aula comum, pois ela trabalha o corpo como um todo”, explica a bailarina, pesquisadora corporal e educadora Tatiana Assumpção.

 

E o gasto calórico realmente impressiona: são cerca de 740 calorias que vão embora em apenas 30 minutos da atividade. Tatiana ressalta que a aula é intensa e tem duração de 50 a 60 minutos. Ela explica que os exercícios proporcionam ao corpo alinhamento do músculo psoas, melhora da postura, definição muscular, perda de peso, tonificação e força, além de exigir coordenação dos movimentos e equilíbrio. Os resultados começam a ser percebidos após um mês de atividade, com aulas de duas a três vezes por semana.

Democrático, o ballet fitness pode ser realizado tanto por crianças como, inclusive, por idosos – desde que não haja restrição médica ou comprometimento de joelho, quadril ou articulações. “Tenho uma aluna de 67 anos, linda, que faz a aula toda e adora”, acrescenta a bailarina.

 

Como surgiu essa modalidade? 

grayscale photo of womens exercising in front of mirror

 

A combinação entre o balé e a ginástica já vem acontecendo há muitas décadas e em vários países. Basicamente, surgiu com criações de séries combinadas com fisioterapia, Yoga, ginástica funcional ou Pilates. O início da modalidade remonta a década de 60 com Lotte Berk, bailarina alemã que, depois de ter uma lesão nas costas, criou um poderoso sistema de condicionamento físico. Nesse sistema, ela combinou aulas de ballet com os exercícios de reabilitação que fazia na época. Nascia, então, uma atividade física “diferente”.

A precursora, Lotte Berk, teve muita aceitação por parte dos seus alunos e professores, então, abriu o estúdio Lotte Berk Method, em New York em 1971. Deste estúdio surgiram diversas linhas de treinamentos, como os famosos The Bar Method e Pure Barre, com mais de 300 estúdios nos EUA.

Com o tempo, principalmente na última década, outros estilos foram surgindo, e hoje possui muitas ramificações como: “Balé Funcional”, “Ballet Pilates”, “Power Ballet” ou “barre”.

O que diferencia as técnicas é como essa mescla acontece, os tipos de exercícios criados, a sequência das aulas e materiais utilizados.

 

5 benefícios do ballet fitness

Ballet Fitness conquista cada vez mais adeptos | Perfil WE

 

Melhora do humor e da autoestima – “Atividade física é o movimento do corpo feito realizado pela musculatura e que produz gasto calórico. Estar ativo prolonga a vida, combate o estresse, ajuda a manter um peso saudável e diminui o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e a auto-estima”, explica Tatiana Assumpção.

Postura – Com diversos movimentos do balé clássico, o ballet fitness faz com que a execução dos movimentos seja sempre com a coluna reta. Como resultado, o praticante tem fortalecimento dos músculos das costas e peitoral, resultando em melhora da postura.

Gasto calórico –
 Com aulas de 30 minutos, o gasto chega a 740 calorias. Perfeito para quem quer emagrecer e diminuir o índice de gordura corporal.

Coordenação motora –
 Por trabalhar a agilidade e aumentar a flexibilidade, o ballet fitness é a atividade ideal para quem quer melhorar a coordenação motora.

Tonificação –
 Por mesclar exercícios na barra, no solo e coreografias da dança clássica, o ballet fitness é ideal para enrijecer os músculos e deixá-los mais alongados.

 

Fonte

 

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “O que é ballet fitness? Conheça os benefícios dessa atividade para o corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Professora brasileira de ensino bilíngue em libras e português está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize

Compartilhe a VerdadeDivulgação: G1 A brasileira Doani Emanuela Bertan está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize 2020, feito pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. O anúncio foi divulgado nesta quarta-feira (4). Ela é professora de educação inclusiva e português e foi selecionada entre 12 mil inscritos, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!