Horas, as Deusas da ordem natural das coisas

Compartilhe a Verdade

Pin su Barocco

As Horas eram originalmente Deusas do ano, das estações climáticas e da ordem natural da natureza na Mitologia Grega. Mais tarde passaram a personificar também a ordem humana e social. Associadas com as Moiras que eram suas meias-irmãs, cuidaram de Hera na sua infância e foram suas servas, ajudaram no aperfeiçoamento de Pandora e assistiram o nascimento de Hermes e Dioniso.

Elas eram as guardiãs das portas do Olimpo, organizando a passagem das estrelas e participavam do cortejo de Afrodite e dos demais Deuses e Deusas relacionados ao trabalho agrícola e à passagem das estações como Perséfone. Serviam e eram encarregadas de guardar a ambrosia que era o alimento dos deuses e oferecê-lo aos humanos que viessem a merecer a imortalidade e a divinização. Muito tempo depois, as Horas passaram a personificar a divisão do dia.

Filhas de Zeus e Têmis, as mais velhas e mais conhecidas eram Eirene, Eunômia e Dikê. Posteriormente surgiram as demais Horas: Auxo, Acme, Anatole, Disis, Dicéia, Euporia, Gimnásia, Talo e Carpo. Na versão arcaica ateniense, as Horas cultuadas pelos camponeses eram representadas como jovens rodeadas de flores coloridas, vegetação e outros símbolos de fertilidade. Originalmente representavam apenas três estações do ano: primavera, verão e outono e na versão mais conhecida das eras helenística e romana, as Horas eram:

Diké ou Dice 

Diké, a Deusa grega da Justiça | Dez mil nomes

Era a Deusa dos julgamentos e da justiça humana, vingadora das violações da lei que na mão direita sustentava uma espada e  na mão esquerda sustentava uma balança de pratos que representava a igualdade de direitos. Representava a organização das coisas para harmonizar a sociedade e as relações dos indivíduos. Na mitologia grega era representada com os olhos abertos simbolizando a busca pela verdade. Chamada de Iustitia pelos romanos, passou a ter os olhos vendados simbolizando a imparcialidade nos julgamentos.

Eunomia

☆Eunomia, Dike, Eirene☆ | Halfblood Amino

Deusa da disciplina ou equidade, das leis e da legislação. Representava o resultado do esforço contínuo do indivíduo para melhorar suas habilidades e aperfeiçoamento. Era deusa auxiliar de artistas e da maioria dos mortais que chegaram a desenvolver habilidades excepcionais devido à disciplina e persistência.

Eirene ou Irene 

ArtStation - Eirene, Goddess of Peace • Unknown Gods, Kaia Berger

Personificava  a paz, descrita na arte como uma bela jovem que portava uma cornucópia, um centro e uma tocha, chamada pelos romanos de Pax. Estaria ligada a compreensão da ordem natural sem se opor à ordem natural dos eventos. Esta seria a verdadeira paz para os gregos da época, uma harmonia e consequente conforto ante os eventos cotidianos.

Diceia

Diceia é uma Deusa menor da justiça.

Gimnásia 

Deuses

Deusa da ginástica, das competições, dos esportes e das atividades. Em função de sua aparência e do que representa, é costumeiramente confundida com Niké, a deusa da vitória. No entanto, seus domínios são inferiores ao dessa deusa, apesar de ser igualmente alada. Não porta nenhum objeto nas mãos, apenas trajando uma toga grega.

Euporia

SOBRE A PROSPERIDADE SEM FIM

Deusa da abundância.

Disis

Liberdade Interior – Wohali Terapias

Era a Deusa da finalização do dia, o por do sol.

Acme

Pin de Killuna Yagami em Coiffures | Cavaleiros do zodiaco anime, Seya cavaleiros do zodiaco, Deusa afrodite

Deusa do apogeu.

Anatole

Deusa do sol | Nanatsu No Taizai°™ Amino

Deusa da alvorada e do nascer do sol.

Talo ou Thallo

Horas, as deusas da ordem natural das coisas | God Of War Amino™ Amino

Que significa broto, era a Deusa dos brotos e dos botões de flores, protetora da juventude.

Auxo ou Auxésia

Flora (Chloris) - Roman goddess of flowers, fertility and spring; celebrated in the six day Floralia fe… | Greek goddess art, Goddess art, Greek and roman mythology

Que significa crescer, era a Deusa do florescimento.

Carpo ou Karpo 

Imagem

Deusa do outono, do amadurecimento das frutas e das colheitas. É responsável por guardar o caminho que segue ao Olimpo, além de afastar as nuvens que rodeiam o local quando da saída e entrada dos deuses. Participa, assim como algumas outras, do cortejo das deusas Afrodite, Hera e Perséfone e, também de deuses, como Apolo, Dionísio e Pã.

 

https://escoladelucifer.com.br/mitologia-grega-podcast-rogeriosouza/

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Horas, as Deusas da ordem natural das coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

O que é ballet fitness? Conheça os benefícios dessa atividade para o corpo

Compartilhe a Verdade   Imagina emagrecer, definir o corpo e, de quebra, garantir muita disposição e flexibilidade dançando balé? A versão fitness de uma das danças mais clássicas do mundo é uma modalidade esportiva que vem ganhando muitos adeptos atualmente. Através dos movimentos do balé clássico, a atividade atrai o público, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!