O silêncio no método Montessori. Crianças quietas e felizes

Compartilhe a Verdade

O silêncio no método Montessori. Crianças quietas e felizes - GreenMe.com.br

Dá para imaginar uma silenciosa classe de crianças de 3 a 6 anos de idade? Pois em uma escola Montessori isso não somente é possível, como é comum!

O silêncio é estimulante para o desenvolvimento infantil e as crianças conseguem ficar quietas com maestria. Elas inclusive são felizes assim também.

A genial Maria Montessori realmente é uma daquelas mulheres que fizeram história e serão eternas.

Com o seu lema “me ajude a fazer sozinho” Montessori desenvolveu um método pedagógico no qual as crianças ganham autonomia, autoestima, crescendo mais fortes e felizes. Hoje o método Montessori é conhecido, respeitado e admirado no mundo todo.

E o silêncio foi uma das ferramentas usadas pela doutora, para que as crianças tivessem um desenvolvimento saudável, humano e feliz. Doutora porque Maria Montessori foi além de pedagoga, também médica neuropsiquiatra.

Como assim, crianças em silêncio podem ser felizes?

Simplesmente, o silêncio tem um efeito incrível sobre o desenvolvimento infantil. Esse grande mestre ausente em nossa sociedade rumorosa, pode ensinar muita coisa a nós, adultos, mas sobretudo às crianças.

Veja alguns exemplos.

Estímulo silencioso. Os benefícios do silêncio às crianças

O silêncio ajuda a criança a desenvolver a audição.

Assim, a criança percebe melhor os sons e ruídos externos, os do ambiente, e os produzidos por ela mesma (e as crianças adoram descobrir isso).

Com essa percepção, a criança adquire melhor consciência de si e do próprio corpo.

O silêncio ajuda a criança a controlar o equilíbrio e a ter domínio dos movimentos pois, para ser silencioso, é preciso dominar o próprio corpo para não fazer barulho.

O silencio ensina à criança a grande lição da autodisciplina.

O silêncio ajuda a criança a estar bem consigo mesma e com os outros.

Ensina o exercício da escuta, mas ensina inclusive o prazer de escutar, pois somos mais propensos em sentir prazer ao falar.

O silêncio também ensina a ouvir antes de falar.

Desse modo, o silêncio ensina empatia às crianças.

Concentração, reflexão e compreensão, são muito mais fáceis de se conseguir através do silêncio.

O silêncio ensina sobretudo o respeito ao outro, ao espaço do outro, a não disturbar o outro.

Ademais, o silêncio ensina a ouvir a natureza, a sentir a sua presença, mesmo nas grandes cidades. E as crianças também amam descobrir isso.

Como conseguir fazer com que as crianças façam silêncio

Pode parecer mentira, mas não é difícil fazer com que as crianças fiquem quietas. Considere  a descoberta de Maria Montessori que, através de sua experiência e observação sobre o comportamento infantil, descobriu que as crianças adoram o silêncio, ficam encantadas com ele e trabalharam com muita atenção para alcançarem esse estado, de acordo com o livro La scoperta del bambino (A descoberta da criança) de Maria Montessori.

Se nos basearmos em nossas memórias de infância, o que provavelmente voltará à nossa mente será o clássico “jogo do silêncio”.

No entanto, está longe de ser a condição descrita por Maria Montessori.

De fato, o clássico jogo do silêncio geralmente era mais uma tentativa de trazer à força uma turma turbulenta de volta à ordem, punindo qualquer um que ousasse pronunciar uma palavra atribuindo símbolos gráficos.

O que se obteve, portanto, não foi um silêncio “ativo”, desejado, fruto de um forte exercício de autocontrole, mas algo imposto de fora, portanto de pouca duração, eficácia e, sobretudo, de valor.

Em A descoberta da criança, a doutora conta uma lição muito particular e eficaz para ensinar às crianças a perfeição do silêncio.

Um dia, a caminho de um orfanato, ela conheceu uma mãe com sua filha de quatro meses. Após pedir permissão à mulher, Montessori pegou a menina e a levou para dentro do orfanato.

Imediatamente as crianças avançaram, intrigadas com a criaturinha. Vamos ler suas palavras:

“Olharam para a menina com um misto de ternura e alegria: ainda não tínhamos dito uma palavra. Eu disse: ‘Trouxe uma professora para vocês’. Olhares surpresos, maravilhados, risos. ‘Uma professora, sim, porque ninguém sabe ficar parada como ela’.

Todos os pequenos se acomodam firmemente em seus lugares. ‘Mas ninguém mantém as pernas tão paradas como ela’. 

Todos ajustam cuidadosamente suas pernas para que fiquem compostas. Eu olho para eles sorrindo: ‘Sim, mas eles nunca serão tão firmes quanto os dela: você mexe um pouco, mas ela não. Ninguém pode ser como ela. ‘

As crianças são sérias, parece que a convicção da superioridade da professora as penetrou. ‘Ninguém é tão quieto como ela’. Silêncio geral. ‘Não é possível ficar tão silencioso como ela, porque … Sinta a sua respiração como é delicada’. Alguns se levantam e avançam lentamente na ponta dos pés, projetando a cabeça e virando as orelhas para o bebê. Grande silêncio. […] As crianças parecem maravilhadas; nunca pensaram que, mesmo quando parados, ainda existe o barulho e que o silêncio dos mais pequenos é mais profundo do que o silêncio dos adultos “.

A história mostra claramente o fascínio que a situação exerce sobre as crianças, a atenção que prestam ao tentar inibir todos os movimentos e manter o autocontrole máximo.

A Lição de Silêncio tem como objetivo oferecer às crianças um presente precioso que pode durar a vida toda: a capacidade de cultivar e apreciar o silêncio.

Maria Montessori – A revolucionária da pedagogia

Como educar sem punições ou recompensas, seguindo o método de Maria Montessori

Porque ficar junto com os pais é tão bom para as crianças

O nome secreto da birra das crianças

As crianças obedecem quem elas admiram

A ciência das palmadas e porque bater não funciona

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

18 thoughts on “O silêncio no método Montessori. Crianças quietas e felizes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A influência Africana na Culinária Brasileira

Compartilhe a Verdade Uma das heranças mais importantes da inserção dos negros na sociedade brasileira está na gastronomia. Entretanto, muita gente, como boa parte da população brasileira e principalmente os “nossos” negros, desconhece ou “acostumou” a ignorar o fato. O negro é história no Brasil e sua história é cultura, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!