Conheça algumas flores comestíveis para incrementar as suas refeições part.2

Compartilhe a Verdade

Talvez muita gente ainda não tenha percebido, mas nós já comemos flores e há tempos: alcachofra, couve-flor e brócolis são flores que comemos normalmente e nem nos lembramos que são flores.

Mas além destas, podemos comer outras flores, que vão dar aquele toque refinado ao prato além de aguçar o paladar pela visão.

Algumas flores que são comestíveis a gente até tem nos jardins e nos vasos como os cravos, e as dálias.

Também há aquelas flores de horta como as flores de abóbora, abobrinha, chuchu e muitas outras, de cujas plantas a gente aproveita sempre os frutos.

Outras são aquelas que, por não serem plantas alimentícias convencionais (PANC), a gente chama de mato que se come. Nesse rol temos uma enormidade de flores que, atualmente a gente não usa na cozinha por termos esquecido de que os antigos as usavam – nesta lista entram a rosas silvestres, algumas acácias, as flores de ipê, o dente-de-leão, o mal-me-quer e muitas outras.

Antes de darmos uma lista de flores comestíveis, é preciso considerar alguns cuidados a tomar.

Toxicidade

Você só deve usar para comer as flores que conhece muito bem, que tem a certeza, absoluta, de que são inócuas. Porque a natureza tem flores parecidas e algumas podem ter algum tipo de toxicidade – veja na foto abaixo uma variedade de flores amarelas que podem ser confundidas com dente-de-leão ou o mal-me-quer, por exemplo:

De floricultura não

Não coma flores que vieram de floricultura, ou que foram cultivadas para vender como flores, ou que estão à beira de estradas ou mesmo de parques urbanos ou canteiros públicos.

Todas essas poderão estar contaminadas com agrotóxicos e metais pesados.

Claro que a poluição do ar também poderá contaminar as flores do campo, ou da sua casa mas, com certeza, o índice de contaminação será menor.

Atenção alérgicos

As flores, todas, são potencialmente alergênicas. Então, se você for suscetível a alergias (pólen, pigmentos, bichinhos) tenha bastante cuidado.

Lave bem

Só coma flores bem lavadas com água, para que tenham o mínimo de resíduos alheios. Lembre-se que as flores podem ter bichinhos no interior delas.

Também, há diferenças entre pétalas e miolo, tanto no gosto como na composição.

Enfim, só coma se tiver certeza.

Flores de ipê

Do ipê podem ser comidas as flores brancas da Tabebuia roseoalba e as amarelas da Handroanthus chrysotichus. Também sei que se comem as flores da Tabebuia impetigosa, o ipê-roxo. Outros tipos de ipê não podemos afirmar se são comestíveis. Porém, essas acima, brancas e amarelas, são consumidas cruas ou cozidas, em saladas, refogados, empanadas ou na farofa.

 

Acácia branca

A Robinia pseudoacacia também é comestível e muito usada empanada. Essa flor já salvou muita família sem recursos, em dias de fome.

 

Lírio-do-brejo

O lírio-do-brejo tem muitos benefícios. A planta Hedychium coronarium, é uma PANC muito usada em saladas, mousses, geléias.

 

Alfazema

Das flores da alfazema (lavanda) se fazem geleias e doces também podendo se comidas em refogados e cozidas, além de simplesmente enfeitarem pratos com sua cor maravilhosa.

 

Gardênia

Gardenia jasminoides e outros jasmins verdadeiros podem ser usadas em geleias, doces, refogados ou cristalizadas.

Mas, não se esqueça também das flores dos trevos, das azedinhas, das flores de manjericão, da rúcula, da cebolinha e tantas outras de que podemos nos beneficiar.

 

Veja também:

Conheça algumas flores comestíveis para incrementar as suas refeições

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Conheça algumas flores comestíveis para incrementar as suas refeições part.2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

TiNis, o projeto que ajuda crianças e a natureza

Compartilhe a Verdade O Instituto Alana e Gisele Bündchen lançam o projeto TiNis – Terra das Crianças, que busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar. Para a construção de […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!