Brasileira cria biotecido que substitui testes em animais

Compartilhe a Verdade

Um grande salve para a tecnologia do nosso país! Uma brasileira desenvolveu um projeto de biotecido que vai reduzir os testes dermatológicos em animais e, até mesmo, em humanos.

Chamada de Organa Kypséli, a ideia é uma “alternativa aos testes de animais para avaliações de segurança toxicológica de cosméticos”, como explica a criadora, Solange Rodrigues, de 34 anos.

A partir de uma bioimpressora, é possível ter um tecido muito similar ao natural, mas que “mimetiza [imita] diversos tons de pele, dispensa o uso de animais em testes e reduz cobaias humanas”.

A pesquisa

A técnica recapitula o processo natural de formação de tecido por células para montar “arcabouços sintéticos” que imitam o microambiente natural do tecido.

Ela fez um vídeo explicando todo o processo e mostrando como acontece a impressão.

Outras invenções

E não foi a primeira vez que Solange desenvolveu uma tecnologia favorável à saúde. Em 2019, ela criou junto com uma colega de classe um dispositivo de liberação de medicamento controlado.

A ferramenta é útil para tratar câncer de mama diretamente no tumor, “evitando os efeitos colaterais da ingestão do medicamento”, como ressalta.

Ela chegou a ir a Brasília, apresentar a ideia em um Congresso de Oncologia.

Tem também o Baby Watching que “detecta o posicionamento do recém-nascido no berço, verificando temperatura, saturação e batimentos cardíacos”, explica.

Solange pretende ainda patentear o produto que, de acordo com ela, evita morte prematura de bebês.

Planos para o futuro

Solange hoje trabalha como corretora, mas sonha em fazer doutorado em engenharia de tecidos e otimizar os projetos que já tem.

“Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de mudar a vida de alguém com isso”, sonha.

Graças a Deus!

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Brasileira cria biotecido que substitui testes em animais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Geladeira subterrânea usa o solo para manter alimentos frescos

Compartilhe a Verdade O Studio Floris Schoonderbeek projetou um refrigerador que usa o isolamento natural do solo como sistema de resfriamento. Dessa forma é possível armazenar e conservar de forma mais sustentável alimentos e vinhos. Chamado de Groundfridge, o equipamento foi desenvolvido a partir de conceitos primitivos, mas que solucionam […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!