Jamelão: benefícios e propriedades medicinais

Compartilhe a Verdade

O jamelão (Syzygium spp – Syzygium jambolanum ou Syzygium cumini), é uma planta medicinal também conhecida como jambolão, jalão, jambeiro, jambuí, azeitona-da-terra, baga-de-freira, jamboon (Índia), dentre outros nomes populares. Pertence à família Myrtaceae.

BENEFÍCIOS DO JAMELÃO

Todas as partes do jamelão possuem propriedades medicinais, incluindo frutos, folhas, sementes e cascas. As sementes contêm óleos graxos e taninos. A casca possui atividade antibacteriana, hipoglicêmica e sedativa. O jambu também reduz a quantidade de açúcar na urina e alivia a sede insaciável.. A casca (que nada mais é que a parte comestível da fruta) contém derivados de ácido gálico e elágico, flavonoides e taninos. Os taninos são os responsáveis pelo efeito adstringente moderado.

A casca do jambolão é consumida por via oral para diarreia aguda. Também é usada para tratar a bronquite, asma e disenteria através da administração oral e para as úlceras por meio de aplicação tópica. Pode ser aplicado sobre a pele, boca ou faringe para diminuir a inflamação leve. O fruto também é consumido fresco na fabricação de geleias, compotas, doces, licores, vinho, vinagre, tortas,sucos etc.

BENEFÍCIOS DO JAMELÃO PARA O TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS

O jamelão é muito conhecido por sua capacidade de reduzir níveis de açúcar de sangue, sobretudo as sementes (conhecidas como caroço), que possuem jamboline, substância que impede a conversão do amido em açúcar, auxiliando no tratamento do diabetes. O suco da fruta também tem essa propriedade, porém o efeito das preparações de sementes é mais acentuada. O extrato aquoso das sementes do jamelão produzem uma queda acentuada do açúcar no sangue.

Na medicina ayurvédica o jamelão é utilizado como sinérgico com o quiabo quando são consumidos juntos, potencializando a redução de açúcar no sangue. as sementes desta planta impedem a conversão do amido em açúcar. Neste caso, para diabéticos, o uso regular durante as refeições é recomendado. As sementes de jambolão devem ser cozidas.

CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DO JAMELÃO

Para tratamento em diabéticos, o nível de glicose no sangue deve ser monitorado, vez que o consumo excessivo pode causar hipoglicemia. Em casos de diarria, um médico deverá ser consultado. O consumo em excesso durante a gravidez e fase de amamentação não é recomendado.

HISTÓRIA E CURIOSIDADES

O jambeiro é uma árvore originária da Índia, Paquistão e Indonésia. Segundo a tradição hindu, Rama subsistiu com a fruta na floresta por 15 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isso, muitos hindus acreditam que o jamelão é um “fruto dos deuses”, especialmente em Gujarat, na Índia, onde o jambeiro é conhecido localmente como jamboon. A espécie Syzygium jambolanum antigamente era conhecida como Eugenia jabolana.

Syzygium spp (S. jambolanum ou S. cumini) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

RECEITA SUCO DE JAMELÃO

Ingredientes
2 copos de jamelão frescos
4 copos de água gelada
2 colh sopa de açúcar
2 ou mais folhas de hortelã (opcional)
raminhos de hortelã para decorar

Preparo
Amasse levemente os jamelões para retirar os caroços. Bata no liquidificador com a água, as folhas de
hortelã e o açúcar. Passe por uma peneira e sirva decorado com o raminho de hortelã.
(polpa que ficou na peneira pode fazer uma geleia).

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Jamelão: benefícios e propriedades medicinais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ilustrações impressionantes feitas de papel

Compartilhe a Verdade Olá! Meu nome é Nathanna Érica e sou ilustradora e papeleira radicada em São Paulo. Ter nascido em um país tão vibrante e diverso me permitiu ver o mundo através de algumas lentes bem coloridas do arco-íris (eu até vejo cores em números e dias da semana, não […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!