A Deusa Cailleach é uma das mais antigas divindades associadas com o panteão Celta. Uma vez que os celtas chegaram as terras da Irlanda por volta de 2000 anos atrás, levando seu próprio panteão de Deuses e Deusas e reconheceram Cailleach como antiga, já naquela época.
Seu nome, em tradução livre do irlandês e do escocês significa “bruxa” ou “mulher velha” e do Galês significa “aquela que usa um véu” e ela é conhecida por possuir enorme sabedoria, por proteger e vigiar toda vida selvagem (assim como Ártemis) e por punir os caçadores que matavam fêmeas grávidas, estrangulando-os com seu cabelo, portanto também responsável pelo fim da vida.
“Aquela com duas faces”, uma jovem, na cor do azul real, forte e muito bela, criando e nutrindo uma nação; a outra, de um negro profundo, enrugada e gasta por ser mais velha que o tempo, mas que protege e ensina seu povo. Como Mãe Antiga e Anciã, está conosco desde o início e permanecerá até o fim, punindo as injustiças e as violências cometidas contra a Natureza com seu veloz poder, pois a destruição é necessária para renovar a vida.
Seu rosto apresentava uma coloração azul escuro e possuía apenas um olho no centro da testa. Com este único Olho, via além da dualidade e reconhecia a unidade de todas as coisas. Esboçava ainda, um sorriso vermelho de dentes de urso selvagem com presas de javali e seu cabelo era feito de um matagal coberto de geada. Vestia uma roupa de cor cinza e uma capa de lã escocesa lhe envolvia os ombros. m sua mão direita ela possui uma varinha ou martelo que usa para transformar a grama em gelo durante o inverno e também responsável por construir montanhas e desfiladeiros.
Diversos lugares na Irlanda e na Escócia são associados à Cailleach, como Cean Caillí (Cabeça de Bruxa) na Irlanda, Sliabh na Caillí (Montanha da Bruxa) também na Irlanda e Ben Cruachan na Escócia.
Na primavera ela não conseguia se expor ao sol, então jogava a sua varinha à sombra de uma árvore sagrada e transformava-se em uma pedra cinza para esperar o próximo outono, quando retornava à sua forma original.
- Atribuições: Deusa do inverno, da proteção dos animais, da sabedoria
- Símbolo: Pedras, montanhas, desfiladeiros, gatos, coelhos
- Local: Irlanda, Escócia e Inglaterra
Luz p’ra nós
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós.
Luz pra nós!
Luz pra nós
Eu amo mitologia ainda mais a Celta, Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!!!!!
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Não conhecia essa Deusa. Muito bom! Luz p’ra nós!
Gratidão!🙏🌹✨