A pimenta-rosa é fruto da aroeira (Schinus terebinthifolia), sendo uma variedade com sabor suave e levemente adocicado. Assim, é bastante versátil e pode ser utilizada para condimentar os mais diversos preparos. Além disso, essa especiaria é rica em nutrientes e pode trazer muitos benefícios para a sua saúde.
Dicas de Mulher entrevistou a nutricionista Pollyana Guimarães, especialista em Nutrição Clínica Esportiva e Funcional, para saber sobre as propriedades da pimenta-rosa. Ela explica que, “mesmo com a variedade de pimentas e suas particularidades, todas trazem benefícios para a saúde, pois são ricas em capsaicina e/ou peperina, antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam o nosso organismo em diversos aspectos”. A seguir, confira mais benefícios apontados pela profissional:
- É fonte de nutrientes: a nutricionista aponta que a pimenta-rosa é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, C e E, além de conter cálcio, ferro e fibras.
- Tem ação antioxidante: isso se deve à presença de betacaroteno e licopeno, “que ajudam a prevenir a formação de radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento das células e podem causar algumas doenças como câncer e Alzheimer”, explica Pollyana.
- Ajuda na imunidade e na proteção das células: as vitaminas presentes na pimenta-rosa cumprem essa função. Além disso, a especialista acrescenta: “a vitamina C ajuda na absorção de ferro, na produção de colágeno, peles e ossos e na produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor”.
- É um excelente tônico cerebral: a nutricionista explica que isso ocorre pelo estímulo do fluxo sanguíneo e da circulação. Por ser vasodilatadora, a pimenta também auxilia a diminuir a retenção hídrica e a pressão arterial.
- Contém cálcio: segundo Pollyana, esse é “um mineral importante para a saúde dos ossos, para a contração muscular, para a frequência cardíaca e para o processo de coagulação do sangue”.
- Tem ação termogênica: conforme a profissional, a pimenta-rosa atua na produção de calor e no controle de gripes e resfriados. Além disso, “melhora a produção de suco gástrico e digestão, diminui gases e ainda pode ser usada como analgésico, por conter capsaicina”.
Sobre a grande variedade existente de pimentas, com diferentes origens e poderes de picância, a nutricionista complementa: “quanto mais picante o sabor da pimenta, maior o seu conteúdo de capsaicina, que está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta”.
Cuidados e contraindicações
Segundo a nutricionista, a pimenta-rosa deve ser evitada por pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras e gastrite, e até hemorroidas. “A pimenta não causa nenhum desses problemas, mas pode agravar os sintomas”, esclarece.
fonte
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Nunca comprei mas como amo temperos vou passar a utilizar! Gratidão!!!
Luz para nós!!
Luz pra nós
Não sou muito fã de pimenta.
#luzpranos
Uau, quantos benefícios!
Muito bom!🙏🌷✨
Luz p’ra nós!